Devocional 60| Atos interiores da Virtude da Religião: a Devoção e a Oração

by - janeiro 04, 2021

Devocional 60| Atos interiores da Virtude da Religião: a Devoção e a Oração
Condessa de Pages por Joseph Desire Court, entre 1820-1850


Textos anteriores Devocional aqui


O primeiro ato da religião é uma ato interior chamado devoção. A devoção é um movimento da vontade, em virtude do qual ela (e quanto dela depende) se acha sempre disposta para empregar-se no serviço de Deus. 


Depois da devoção o primeiro ato que o homem se ocupa é a oração. Algumas frases de Santo Agostinho nos orientam sobre isso:


A oração é necessária não para que Deus conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidade que temos de recorrer a Deus, para receber oportunamente os socorros da salvação.

A oração consiste na elevação da alma a Deus. 

Depois do batismo, a oração contínua é necessária ao homem. Embora sejam perdoados os pecados pelo batismo, sempre ainda ficam os estímulos ao pecado; que nos combate interiormente, o mundo e os demônios que nos combatem exteriormente.


Todas as graças que o Senhor, desde toda a eternidade, determinou conceder-nos, não as quer conceder a não ser por meio da oração.


Condições requeridas na oração : que o homem peça para si, coisas necessárias à salvação, com devoção e com perseverança.

Cada um é obrigado a rezar, porquanto deve procurar os bens espirituais, que só por Deus são concedidos e que só podemos alcançá-los por meio da oração.

Oração


Jesus, minha esperança, minha força e meu consolo, dai-me força para que eu Vos seja fiel. Dai-me luz, fazei-me conhecer as coisas de que me devo desapegar; ajudai-me para que em tudo eu Vos queira obedecer.

Jesus, eu me ofereço e me abandono inteiramente em Vós, satisfazendo o desejo que tendes de unir-Vos comigo, a fim de unir-me Convosco, meu Deus e meu tudo! Vinde Jesus, possuí todo o meu ser, atraí para Vós todos os meus pensamentos e todos os meus afetos.

Renuncio a todos os meus caprichos, a todas as consolações, a todas as criaturas. Só Vós me bastais. Dai-me a graça de não pensar senão em Vós, não desejar senão a Vós, meu Deus e único bem.

Maria, Mãe de Deus, alcançai-me a graça da perseverança.


Ato meditativo: reze sobre os pontos em negrito ou algum outro que tenha lhe chamado a atenção. 

Resolução: peça a Deus a graça de crescer nesta virtude excelsa, mas também faça boas resoluções sobre isso: o que você pode fazer para melhorar o ato de devoção e oração? 




You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.