Devocional 59| Natureza da Virtude da Religiosidade (ou Religião): Segundo São Tomás de Aquino

by - dezembro 14, 2020

 

Devocional 59| Natureza da Virtude da Religiosidade (ou Religião): Segundo São Tomás de Aquino
Johann Georg Meyer von Bremen


Textos anteriores Devocional aqui

A virtude da religião é assim chamada, porque constitui o vínculo que deve ligar o homem com Deus, como princípio de todo bem, é uma perfeição da vontade, mediante a qual se aprecia e estima, em seu verdadeiro valor, a relação de dependência do homem para com Deus, como primeiro princípio, último fim, Ser infinitamente perfeito e causa primeira de toda perfeição. 


Os atos da virtude da religião são todos os que por sua natureza manifestam e confessam esta dependência. Pode, além disso, a virtude da religião ordenar para este mesmo fim os atos de outras virtudes, e neste caso, podemos dizer, que converte a vida do homem em um ato de culto permanente. Neste caso chamamo-la de santidade, porque santo é o homem cujo a vida se torna um ato de religião. 


A virtude da religião é a mais excelsa das virtudes depois das virtudes teologais (fé, esperança e caridade), pois, entre todas as virtudes morais, cuja finalidade é disciplinar a atividade consciente do homem para lança-lo na conquista de Deus, - conhecido pela fé, prometido pela esperança e amado pela caridade - nenhuma tem objeto mais elevado e próximo do último fim. As outras virtudes regulamentam os atos e deveres do homem para consigo mesmo ou para com as outras criaturas; a religião ensina-lhe as suas obrigações para com Deus, a reconhecer e acatar a sua soberana majestade, a servi-lO e honrá-lO como servido e honrado quer ser Aquele cuja grandeza e perfeição excedem com diferença infinita à de todas as criaturas. 


Trechos da Suma Teológica em Forma de Catecismo, página 245-246


Ato meditativo: reze sobre os pontos em negrito ou algum outro que tenha lhe chamado a atenção. 

Resolução: peça a Deus a graça de crescer nesta virtude excelsa, mas também faça boas resoluções sobre isso: o que você pode fazer para aumentar em ti a virtude da religião? 





You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.