Aos que evangelizam

by - setembro 14, 2022


Já escutou aquele conto do cachorro que viu a lebre? Bem... uma vez um cachorro viu uma lebre e saiu correndo, outros cães empolgados com o seu arranque na corrida, saíram atrás dele e todos correram, muito, muito. Acontece que isso durou muito tempo e aqueles cães que não viram a lebre resolveram parar de correr, mas o cão que a viu continuou, simplesmente porque ele a viu. 

O evangelizador é aquele que viu. O quê ele viu, depende do que o Senhor permitiu que visse. Eu, por exemplo, vi que o Senhor me via. Existem outros evangelizadores que viram outras coisas na imensidão de Deus. Depois disso é muito difícil parar de correr. 


Uma vez Santo Antônio disse em um sermão que Jesus passa correndo e nós vamos correndo atrás dele e enquanto corremos não conseguimos deixar de gritar aos que estão parados: "não querem seguir Jesus?". Um evangelizador é alguém que viu e quer mostrar o que viu, quer compartilhar a alegria de ter visto e de correr.


Acontece que correr pode fadigar, principalmente se não existe um preparo e uma alimentação adequada. Correr também exige um estado de espírito adequado. Já conheceu algum atleta ou um atleta amador? Eles buscam constantemente um estado de espírito que permita superar os percalços de ser atleta. 


O mesmo vale para o evagelizador. Seja lá qual o seu Fiat no Corpo Místico de Cristo é preciso se atentar a alguns cuidados.


Equilíbrio entre trabalho e descanso


Começo por um ponto solenemente esquecido, principalmente por esta que lhe  escreve. Eu sei, existe tanto trabalho e ao mesmo tempo tão pouca gente... mas não podemos pular o descanso ou ao menos trocar de uma função ativa para uma silenciosa com mais frequência. Repita comigo: não podemos pular o descanso (rsrs).


Eu sei, você deve estar a pensar que nós descansaremos no Céu. Assim também espero. Mas também preciso lhe informar que o descanso é algo previsto por Deus, por isso dormimos e cumprimos o preceito do domingo e festas. Descanse. O descanso gera força para continuar, desanuvia a mente, nos faz ver novas formas de abordagem e, principalmente, nos faz aparar os excessos. Ficar fixado demais pode nos fazer não enxergar as coisas direito. 


Me parece que o Senhor quer que paremos um pouco. "Devagar, viva devagar". Descanse a mente e o coração senão a oração não gerará nutrição. 


Vida Sacramental

Com o descanso em dia, a vida sacramental encontra um estado de espírito mais propício para florescer. De nada vale semear e semear, se em nós nada brota. Esse é um ponto importante: manter o estado interior propício para receber as sementes que cada sacramento nos oferece. 


Para isso também é preciso tirar as ervas daninhas. Quando se estuda, se é um formador, é frequente cairmos em algumas cascas de banana pelo caminho. As mais comuns, atualmente, são a revolta e a bajulação. A primeira por ver os erros com mais clareza e portanto se revoltar, a segunda por querer ter um lugar, ser bem visto e quisto. Os dois geram um estado de alma bem ruim, já que podem levar a soberba. Ambos devem ser remediados na confissão.


Veja bem, nenhum evangelizador deve basear-se em bajulação, em querer ostentar seus contatos ou sua influência e infelizmente isso é muito comum. Isso é ruim pois favorece que o povo caia na armadilha antiga de se alistar a pregadores ou a um grupo de pregadores. Já a revolta faz a alma um turbilhão incapaz de passar a doutrina de forma serena, interessantemente se tornou um estado de espírito muito bem quisto pelo povo, acredito que vem do desejo de ver polêmicas a todo tempo. 


A conduta do evangelizador deve favorecer o povo, não alimentando, assim, as suas inclinações imperfeitas. Basicamente se o povo quer agitação desmedida, o evagelizador deve buscar ensinar o silêncio e a oração. Se o povo está apático deve buscar falar das coisas elevadas e da vida dos santos, não buscar agita-los corporalmente pois só iria levar de um estado ruim para outro, de inquietação. Se o povo não tem atenção aplicada busque lhes mostrar os motivos modernos da mente vagante. 


A visão do que é bom e ruim, essa acuidade, vem de uma vida de oração real. Momentos de silêncio. São nesses momentos que descobrimos o que temos dentro de nós. Quando isso acontece podemos olhar com compaixão para o restante do Corpo Místico e buscar ajudar efetivamente. 

A oração pausada, diligente e amorosa é o núcleo da evangelização. Qualidade não quantidade.



Trabalho


O trabalho é passar a Doutrina pura. Não é fácil devido a uma questão bem simples: humanidades. Nós somos humanos e evagelizamos humanos, aí está toda a questão. 


Mas com o tempo podemos vencer o respeito humano e falar a doutrina como ela é. Com o tempo a fé no poder da Doutrina aumenta. 


A Doutrina vem do Evangelho. A Palavra que o Senhor nos deixou é espírito e vida, portanto não carece, mesmo, de invenções. É estranho falar isso, mas nos momentos mais cruciais de evangelização não adianta em nada usar dinâmicas, invencionices, só adianta uma resposta curta e pura como o Evangelho. 


As pessoas possuem intuição, sabem quando alguém está enrolando ou deixando a doutrina mais suave, elas sabem quando receberam o Evangelho porque é sólido, é preciso mastigar. As pessoas sabem por intuição que o Evangelho é assim, mesmo quando não gostam, elas sabem que é Verdade. 


Por fim... vamos confiar que as pessoas podem aprender? Não tenha receio de indicar livros, filmes, falar termos teológicos e explicá-los, citar os santos e dizer onde encontrar mais coisas. As pessoas são inteligentes, talvez mais do que nós. Do que adianta evangelizar se nós não damos a elas o benefício de acreditar que elas conseguem? Não se esqueça, cada um deles é um santo em potencial, nossa tarefa é acreditar que o Evangelho ativa esse potencial. E para isso devemos usar toda a riqueza que a Igreja tem. 


Que o Senhor faça nosso trabalho frutífero. 

Singelamente, Ana








You May Also Like

2 comments

  1. Amei o texto e sua análise , gratidão , poderia gentilmente amenizar minha dúvida qto ao parágrafo : « A ORAÇÃO PAUSADA «  o que segnificamente está tentando passar com essa frase seria : uma oração meditativa ou apenas silenciosa para uma análise apenas ?

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.