A Princesa e o Sapo

by - setembro 13, 2022


Uma vez uma princesa teve que beijar um sapo. Bem, em poucos contos o príncipe, que é símbolo do corporeo, do terrestre, e muitas vezes do Senhor, aparece de forma tão degradante. 

Um homem ligado demais às coisas terrestres se torna animalesco e além disso asqueroso. 

Lembra que a mulher simboliza a alma nos contos? O etéreo transforma em homem o que estava rebaixado ao asqueroso, longe de sua humanidade e muito mais de sua herança celeste. 

Mas veja bem, o conto não mostra a feliz arte de apaixonar-se por um traste. Sinal disso é que a princesa não estava realmente apaixonada quando o beijou, em algumas versões, trata-se de um ato de piedade depois que ela sabe toda a história. Ela queria ajuda-lo.

O conto demonstra o poder da influência feminina na edificação e formação do masculino. Existem transformações no homem que só a presença feminina pode gerar, essa presença não precisa ser romântica, basta que exista e o sapo poderá se tornar um príncipe. 

É um conto sobre a arte feminina de transmutar os sapos que nos cercam, muitas vezes somente existindo, desde que seja uma existência edificante. 

ps: alunos do Educa-te esse pedacinho pode ser ligado aos livros que trabalhamos no ciclo dois do Clube do Livro Virtudes e Literatura + o Ciclo 1 do curso Mulher Católica da quinta até a décima aula.

You May Also Like

1 comments

  1. Oie Ana, paz e bem, muito obrigada por essas reflexões através dos contos, gostei muitoooo.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.