A Bela Adormecida

by - setembro 13, 2022


A Bela Adormecida é um conto um tanto quanto tenebroso. O fato é que nos contos a mulher representa a alma e o homem o corpo ou o próprio Senhor. 

A Bela encontrou o fuso, ou o fuso a encontrou, e ela caiu num sono profuuuuundo, todo mundo no castelo também caiu num sono profundissimo. 

Veja bem, a mulher representa a alma humana nos contos (poderia falar da bruxa também, mas não vou, mas ela está inclusa nesse panorama aí também). A Bela Adormecida é o símbolo da alma que caiu num sono profundo após encontrar-se com a provação. Ela simboliza o "sono de ausência existencial" da alma em pecado (vou te dar um tempo para respirar, respira caríssimo, respira). Ela é despertada quando o príncipe (que é símbolo do Senhor nesse caso) entra lá no castelo tumba e a resgata com um beijo, que é a união desses dois símbolos, e ela, então, desperta. Lembra que tem um dragão lá em algumas versões né? Não preciso lhe explicar agora o simbolismo do dragão e porque é o príncipe quem sempre mata o dragão e não a princesa. 

Bem, o que talvez você não saiba é que existe um outro conto com um fuso, algo como "O fuso, a lançadeira e a agulha", nele o fuso é responsável por encontrar o amado da moça e sai saltitando para buscá-lo. 

A mulher é a alma e o homem o verdadeiro amado da alma. 

Portanto, os símbolos importam! Nós é que não sabemos mais nada sobre o poder deles. 

Concluímos que a moral da história é que não podemos deixar a alma adormecida e inerte, ela deve ser vivificada na união com o Senhor. Uma alma dormente faz adormecer todos que a cercam, uma alma viva vivifica os demais. 

Ps: antes que alguém invente um curso só sobre isso(acredite vai acontecer escreve o que estou falando rsrs), já aviso que tem aulas sobre esses pontos simples, pois são mesmo, lá no Educa-te, como apoio de cursos.


Indicação de leitura: 

Os 77 melhores contos dos Irmãos Grim: aqui

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.