A Tartaruga e a Lebre

by - setembro 13, 2022




Você se lembra daquele conto "A Tartaruga e a Lebre?"

A moral da história é que a lebre era convencida e preguiçosa e a tartaruga era esforçada, seguia constantemente e calmamente, e por isso ganhou a corrida. O detalhe é que ela sabia que ia ganhar, o convite para a corrida foi feito pela tartaruga que sabia que em algum momento a lebre, confiando demais na vitória, não por ser boa mas por achar a tartaruga muito ruim, iria fazer algo que a faria perder. 

O que talvez você não saiba é que esse conto tem versões, como todos os contos, uma delas, que é a que eu me lembro mais, é que a tartaruga fez um acordo com outras tartarugas e cada uma fez uma parte da corrida, a lebre, convencida que era, ficou estarrecida ao se ver sempre atrás da tartaruga mesmo ultrapassando-a. Segundo esse conto a lebre recebeu uma lição não pelo esforço da tartaruga mas por sua "esperteza". Essa versão me lembra muito a fala do Nosso Senhor sobre a esperteza dos que vivem no mundo e a lerdeza dos filhos da luz. 

Resolvi falar sobre esse conto, porque gosto de falar sobre contos, sou tão focada nisso que fiz aulas no Educa-te para o assombro dos meus alunos rsrs, mas eles gostaram, então estou aqui falando um picadinho pra vocês, só por gosto mesmo. Então podemos nos relembrar da necessidade de sermos mais espertos que os do mundo e a não achar que o deboche pode nos favorecer na corrida, seja ela espiritual ou temporal. 

- "Lá vem dona tartaruga, vem andando sossegada, vou sair da frente dela pra não ser atropelada!” Cantava debochando a lebre da pobre tartaruga.

Um dia, a tartaruga resolveu fazer uma aposta com a lebre:

- Estou certa que posso ganhar de você numa corrida! Desafiou a tartaruga.

- A mim?! Debochou a assustada lebre com o desafio.

- Sim, a você, disse a tartaruga. Façamos nossas apostas e vejamos quem ganha a corrida!" 

Pintura: The Fortuise de Annie Steg Gerard


Indicação de Leitura

As fábulas de Esopo: aqui
Fábulas de La Fontaine: aqui

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.