Visão Geral: Livro I Samuel

by - abril 26, 2021

Visão Geral Livro I Samuel








Introdução

Este é um material de apoio do Projeto de Leitura Bíblica: Lendo a Bíblia, para baixar o calendário de leitura bíblica e os outros textos de apoio dos Doutores da Igreja , online e pdf, sobre cada livro da Bíblia, clique aqui


Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui), o Clube Aberto de Leitura Conjunta Salus in Caritate, com resenha e materiais de apoio (para ver a lista de livros, materiais e os cupons de desconto  2020 clique aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui). 



Resumo



O livro de Samuel estão separados em dois livros na nossa Bíblia moderna, mas essa divisão se dá apenas pelo tamanho do original. O livro foi originalmente escrito como uma única história. I Samuel é um dos Livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia, sendo apresentado depois do Livro de Rute e antes de II Samuel. Originalmente, era um único livro na Bíblia Hebraica (a Tanakh), não estando separado no cânone da Bíblia hebraica original de seu consecutivo. Junto com II Samuel abrange um período de aproximadamente 140 anos (cerca de 1180 a 1040 a.C.).


Após Israel ter sido libertada da escravidão no Egito, eles fizeram um pacto com Deus no Monte Sinai
e depois de muita coisa chegaram, finalmente, na terra prometida. Lá, Israel supostamente deveria ser fiel a Deus e obedecer os mandamentos da aliança... mas nós vimos que não foi bem assim.


Antes do livro de Samuel, os juízes mostraram como Israel tinha falhado enormemente nessa tarefa, como vimos. Foi um período de caos moral, que nos mostrou o quanto Israel necessitava de líderes fiéis e sábios. Depois vimos, na história de Rute, que mesmo em meio ao caos haviam pessoas boas em Israel e ainda mais, que Deus estava já preparando uma linhagem que iria liderar Israel. O livro de Samuel provê uma resposta para a necessidade do povo de liderança e expõem o trabalho feito pelo Senhor nas gerações anteriores para gerar um rei de seu agrado, agora e depois com Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Mas vamos falar do livro de Samuel. 

A história do livro de Samuel foca em 3 personagens principais: 

1- o profeta Samuel, de onde o livro recebe seu nome, 
2- depois o Rei Saul, 
3-e depois disso, o Rei Davi

E  os três levam Israel de um grupo de tribos governada por juízes a um reino unificado governado pelo Rei Davi em Jerusalém. 


Samuel era o principal líder e profeta na 1ª parte do livro mas ele também tem um papel-chave na próxima parte na qual a história de Saul é contada em dois momentos: a ascensão de Saul ao poder e também suas falhas. A 2ª parte é sobre sua queda e sua trágica morte. E a triste morte de Saul coincide com a ascensão de Davi ao poder. A história de Davi também é contada em dois momentos: ele teve um ótimo período de sucesso, seguido de sua trágica falha pessoal e a lenta auto-destruição de sua família e seu reino. 


Primeira Parte

A primeira parte começa a partir do caos do livro de Juízes e nós somos introduzidos à tocante história de uma mulher chamada Ana e ela está de luto porque ela nunca pôde ter um filho, pela graça de Deus ela finalmente tem um filho chamado Samuel. 

Alegremente ela canta um poema no capítulo 2. Esse poema é sobre como Deus se opõem aos orgulhosos e exalta os humildes sobre como, apesar das tragédias e da maldade humana, Deus está trabalhando na história e também sobre como, um dia, Deus irá levantar um rei ungido para o Seu povo. O poema de Ana foi colocado aqui no início do livro para introduzir esses temas chaves que nós iremos ver através de toda a história. 

Samuel cresceu e se tornou um grande profeta e líder do povo de Israel e ao mesmo tempo que os Filisteus ascenderam ao poder como arqui-inimigos de Israel. Nessa batalha crucial, os Israelitas ficam arrogantes e ao invés de orar e pedir a Deus por ajuda, eles trazem a Arca da Aliança como esse troféu mágico que iria automaticamente garantir a vitória deles e por causa dessa presunção arrogante Deus permite que Israel perca a batalha e a Arca seja roubada (!). 

Os Filisteus pegam a Arca e a colocam no templo do deus deles, Dagon; mas o Deus de Israel derrota os Filisteus e seu deus Dagon sem nenhum exército, mas enviando pragas nos filisteus. 

Os Filisteus desistem de ficar com a arca, obviamente, e a enviam de volta a Israel. 

O ponto central dessa pequena história parece ser esse: Deus não é o troféu de Israel e Ele se opõe ao orgulho somente entre os filisteus mas também entre Seu próprio povo. Israel necessita se manter humilde e obediente se eles quiserem experimentar as bênçãos da aliança de Deus que é o que abre essa nossa próxima grande seção. 


Segunda Parte

Os Israelitas vêm até Samuel e eles dizem "queremos um Rei do mesmo jeito que todas as outras nações." . Samuel fica um pouco irritado e vai consultar o Senhor. E Deus diz que os motivos de Israel estão todos errados mas se é um rei que eles querem, dê-lhes um. 

Então somos introduzidos a figura de Saul. 

Saul é uma figura trágica porque ele começa cheio de promessas, é alto, bonito. É o candidato perfeito para ser rei, mas ele tem grandes falhas de caráter: é desonesto, possui falta de integridade e aparenta ser incapaz de reconhecer seus próprios erros e essas falhas se tornam sua ruína. Devemos lembrar que ele era bejaminita e se você se lembrar bem Benjamim foi a tribo que causou aquele ato horroroso à mulher do levita no final do livro de Juízes. 


Saul ganha algumas batalhas no começo, mas suas falhas se tornam tão profundas que eventualmente ele mesmo se desqualifica por desobedecer várias vezes os mandamentos de Deus. Então um Samuel já idoso confronta Saul e Israel, ele havia avisado ao povo que eles só se beneficiariam se o rei fosse humilde e fiel a Deus do contrário, os reis de Israel iriam levá-los a sua ruína. Samuel então informa Saul que Deus irá levantar um novo rei que irá reinar em seu lugar. A queda de Saul começa ao mesmo tempo que Deus está trabalhando para levantar um novo rei. 


O novo ungido é um insignificante pastor de ovelhas chamado Davi, ele era o candidato menos provável para ser rei mas a famosa história de Davi e Golias mostra que a escolha de Deus por Davi não é baseado no status da sua família mas simplesmente na sua confiança radical e humilde no Deus de Israel, como vemos em suas respostas a Golias. 


Essa história une todos os temas do poema de Ana: os orgulhosos Saul e Golias são humilhados enquanto o humilde Davi é exaltado. E o poema mostra, por sua vez, a Providência do Senhor na história humana e apesar da fraqueza humana. 



Terceira Parte

A partir daqui nós vemos o rei Saul vagarosamente caindo em loucura enquanto Davi ascende ao poder. Davi começa a trabalhar para Saul como um general, ganha todas as batalhas e toda a fama. Saul fica com inveja e começa a perseguir Davi, caçando-o e tentando matá-lo. 

Davi não havia feito nada de errado e simplesmente foge e aguarda no deserto. Aqui nós vemos o verdadeiro caráter de Davi, ele teve inúmeras oportunidades de matar Saul mas ele não o faz, ele simplesmente acredita que, apesar do mal de Saul, Deus irá levantar um rei para o Seu povo. 

O que é interessante é que grande parte dos poemas de Davi que encontramos no livro dos Salmos estão conectados a esse período de sua vida (como lemos durante a leitura deste livro) e eles todos expressam a mesma atitude de confiança. 

Essa parte do livro termina com Saul sofrendo uma morte macabra após perder uma batalha para os Filisteus. 


1º Samuel nos conta uma das histórias mais complexas e bem contadas que encontraremos na Bíblia
e os personagens de Saul e Davi são retratados de uma maneira bem realística. O autor os destaca de pontos importantes nos próprios personagens. É crucial que façamos uma reflexão nas nossas próprias falhas de caráter e como elas nos machucam e machucam outras pessoas e com a ajuda de Deus, nós precisamos nos humilhar e tratar esse nosso lado sombrio para que a história de Saul não se torne a nossa história. Muitas promessas, mas nada concreto por se esquecer de Deus. 


Davi, por outro lado, é apresentado como um exemplo de paciência e confiança no tempo de Deus em nossas vidas. Enquanto ele corria pelo deserto, sendo perseguido por Saul, Davi tinha todas as razões para pensar que Deus o havia abandonado mas não é isso que ele pensa, como vemos nos salmos. 


A história de Davi nos encoraja a confiar que apesar da maldade humana, Deus está trabalhando em Seus Planos Perfeitos para se opor ao orgulhoso e exaltar os humildes e é sobre isso que é o livro de 1º Samuel.


Observações adicionais: 


Êxtases de Saul e Davi


Sobre os profetas no capítulo 10 de I Samuel: "esses profetas, que viviam em grupos, buscavam na música e na gesticulação um êxtase que se tornava contagiante (19, 20-24; IRs 22, 10s). Comparam-se a eles as confrarias de dervixes modernos. Os vizinhos de Israel (que faziam culto a baal) conheciam essa forma inferior de vida religiosa, que o culto de Iahweh tolerou por muito tempo (I Rs 18, 4). Reencontramo-los, calmos, no grupo que seguia Eliseu (2 Rs 2, 3s). Os grandes profetas de Israel serão de outro tipo.". Bíblia Jerusalém. 



A Desobediência em I Samuel



No capítulo 14, durante a batalha Jonatas desobedeceu a ordem do pai, Saul, que ninguém deveria comer até o fim da batalha. Veja bem, Jonatas, não sabia, mas mesmo assim Deus disse que havia tirado a vitória de Israel por conta da desobediência de Jonatas à ordem do pai. Observe que o povo, logo depois, comeu carne com sangue, carne meio crua, depois da batalha. O texto parece destacar que a desobediência do príncipe a ordem do rei, gerou um incentivo ao povo desobedecer a Deus (seu Pai) e menosprezar o mandamento. 


O fato é que Jonatas, ao saber da ordem do pai, menosprezou a sua ordem em frente a um soldado. 


No capítulo 15 é a vez de Saul desobedecer solenemente a Deus, ele resolve que pode melhorar as ordens do Senhor, por medo do povo na verdade e faz três atos que demonstram a corrupção de seu coração:

1- separa o pior para Deus como anátema, que é a oferta feita a Deus de todo o despojo adquirido com a vitória. E o melhor colocaram como sacrifício. Mas isso não é o que Deus mandou fazer. Mas a falta de Saul está em querer agradar o povo e não a Deus.

2- Saul faz um auto endeusamento, fez um monumento para si em Carmel. 

3- Ele mudou o que Deus ordenou e ainda enfeitou a desobediência. 


E Deus o rejeita, ele não é mais rei. 









 








You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.