Devocional 73: Diferença entre o Dom da Fortaleza e a Virtude da Fortaleza

by - abril 26, 2021

Devocional: Diferença entre o Dom da Fortaleza e a Virtude da Fortaleza

Textos anteriores Devocional aqui


O dom da fortaleza corresponde à virtude de mesmo nome. 

Ambos tem como centro o temor e, de certo modo, a audácia. 

Porém, o temor e a audácia que a virtude da fortaleza modera dizem respeito aos perigos que o homem pode com suas forças afastar, já o temor e a confiança, que o dom da fortaleza excita, consideram os males e os perigos que de maneira alguma podem evitar-se; tal é por exemplo a dolorosa separação que a morte impõem entre o homem e os bens da vida presente, que só pode ser afastada pela espera confiante na vida eterna. O dom da fortaleza nos leva a trocar as misérias do temporal pela vida eterna, excitando um temor confiante diante da morte. 

ação própria e exclusiva do Espírito Santo é dar a vida eterna em troca das misérias da temporal, apesar de todos os inconvenientes e dificuldades que se interpunham, inclusive a morte. A Ele, por conseguinte, incumbe infundir no homem desejos desta troca e permuta, inspirando-lhe tal confiança que o faça desprezar os maiores perigos e, de certo modo, desafiar a morte, não para sucumbir na luta, senão para obter o triunfo definitivo sobre ela. Este é o efeito do dom de fortaleza e, se quisermos declarar qual o seu objeto próprio, poderemos dizer que é a vitória sobre a morte. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás


Eu te amo, ó Senhor, minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza
e o meu libertador;
o meu Deus é o meu rochedo,
em quem me refugio.
Ele é o meu escudo e o poder que me salva,
a minha torre alta.
Salmos 18, 1-2



Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que eu fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria de espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.



You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.