Como montar o seu Altar Doméstico

by - novembro 09, 2022

"Para a oração pessoal, pode servir um "recanto de oração", com a Sagrada Escritura e ícones (imagens) para aí se estar "no segredo" diante do Pai. Numa família cristã, este gênero de pequeno oratório favorece a oração em comum". (Catecismo, 2691)



Em seu escrito La supresión del pudor o escritor Jacinto Choza nos abre os olhos à realidade do lar como uma extensão da pessoa. A casa é, segundo o autor, o reflexo dos seus moradores ou, melhor dizendo, o reflexo dos interesses de seus moradores. É um território privado, secreto, de vivência íntima consigo e com os seus amados. 


No entanto, a super exposição dos acontecimentos privados se tornou comum, assim como a necessidade incessante de ver a vida alheia. Nada é preservado. Estamos na cultura do despudor. 


Com o pudor suprimido e a concupiscência dos olhos super estimulada, os interesses das pessoas se alteraram ou foram condicionados. As casas possuem uma tela gigante (quanto maior melhor), poucos possuem livros e estantes, quase nenhuma possui um altar. 


O altar deveria ser a instalação central da casa, ou seja, deveria existir um local visível no cômodo mais importante da casa e outros "lembretes de fé", ou seja, pequenos altares, em outros cômodos. Mas, nas casas em que existem, os altares estão sufocados, esmagados ou jogados num rack ou num canto, misturado aos interesses dos moradores. Enfim, não são altares. 


A necessidade de existir um oratório em casa é reforçada pela necessidade de estabelecer certa ordem nas coisas que fazem parte da nossa vida. A intenção de ter um oratório em casa nos faz rever os nossos interesses que são espelhados em nossa casa e estabelecer uma hierarquia de valor nas coisas que nos cercam e representam o que somos e acreditamos. 

Um altar é mais importante que a tv ou a biblioteca, portanto, deve ter um espaço específico, gradativamente, melhorado. É possível que você não possa, agora, fazer um altar maravilhoso mas certamente poderá ordenar algo com o que já tem. Estabelecer um local e fazer o seu melhor no momento, já é um grande passo. Mas não deverá se acomodar, a medida que sua situação melhorar, e irá (ordenar a importância das coisas faz milagres), você poderá melhorar o seu altar, torná-lo mais belo, como é bela a tradição da Igreja. 

Almejando este processo, coloco aqui algumas orientações para se ter um altar doméstico:

Cuidados

- busque um local (um móvel) que possa ser somente altar, evite uni-lo à outras coisas.
- evite imagens ou obejtos de devoção que sejam muito modernos ou caricatos. As imagens e ícones devem ter rosto, traços humanos definidos e claros, pintura e tons que remetam à oração e recolhimento. Evite luzes e cores que aguçam o interesse passageiro e estimular demais os sentidos. 
- busque referências 


O Altar Doméstico 

Um altar ideal possui: 
- crucifixo
- velas
- incensário
- ícones ou imagens
- bíblia 
-flores

Deixo aqui algumas imagens de referência: 






Caso não tenha um móvel ou espaço adequado poderá fazer um altar aéreo ou de canto, como estes: 




Dicas que podem lhe ajudar

Você deve estar a pensar "mas eu não tenho dinheiro, Ana". Bem, vou deixar abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a ter beleza sem gastar horrores. 

Primeiro: escolha algumas imagens de referência como as anteriores.

Segundo: ícones e quadros são mais baratos que estátuas. Então você pode buscar boas imagens na internet, mandar imprimir em alta resolução e no tamanho do quadro que você deseja. Molduras no Mercado Livre são bem em conta. São retas, não possuem arabesco, mas já fazem a diferença. Molduras redondas ficam muito boas. Deixar uma margem branca entre a imagem e a moldura deixa a estética mais elegante. 

Terceiro: objetos maiores costumam parecer mais harmoniosos que vários pequenos, portanto, busque, com o tempo, um altar limpo esteticamente e harmônico.


Tenho certeza que com essas dicas poderá começar essa ordenação no seu lar. Não deixe de ter, também, pequenos cantos devocionais nos outros cômodos e, quando possível, na entrada da casa. 


Me mande fotos, adoraria ver! 

Paz e Bem! 

You May Also Like

2 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.