Devocional 72: Da Virtude da Perseverança e seus vícios opostos (a moleza, o desânimo e a pertinácia)

by - abril 19, 2021


Devocional Da Virtude da Perseverança e seus vícios opostos (a moleza, o desânimo e a pertinácia)
Pintor: Johann Georg Meyer von Bremen


O fim da perseverança não é entrar em reação contra a tristeza (que é tratada pela virtude da longanimidade), mas sim contra a fadiga (portanto se une a virtude da constância) que nos assalta, em determinadas ocasiões, na prolongada prática da virtude. 


Ou seja, depois de algum tempo vivenciando o caminho virtuoso pode ocorrer um fadiga, este momento é o grande teste virtuoso, nele sabemos se temos constância e perseverança, essa é a hora da coragem. 


Buscar ser virtuoso é um empreendimento que encontra seu alimento para a jornada na virtude da perseverança. Quando a fé é provada produz perseverança (Tiago 1,3)


Assim o vícios opostos a virtude da temperança são:

- a moleza ou desânimo que faz perder o ânimo e desistir das empresas diante das dificuldades e fadigas que se preveem;

- a pertinácia que o vício de não ceder caso isso seja útil e razoável


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás


"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." (Gálatas 6, 9)

Senhor Deus de Bondade, venho diante de ti para agradecer todo o bem que realizas na minha vida. Muito obrigado pelo ar que respiro, pelo alimento à minha mesa, pelas pessoas que amo. Muito obrigado pela força e coragem que me concedes todos os dias. Eu te peço, Senhor, a graça da perseverança em todas as situações, especialmente naquelas mais difíceis, que exigem de mim paciência, confiança e firmeza. Sei que nunca estarei só e que sempre posso contar com teu dedicado auxílio. Dá-me superar o medo e a insegurança e que eu possa, com a tua graça, oferecer apoio a todos aqueles que de mim se aproximarem pedindo auxílio. Tudo isso eu te peço por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém



Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. (Romanos 5, 3-5)



Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras. (2 Tessalonicenses 2, 16-17)



Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo. (Marcos 13,13)


Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. (2 Timóteo 3, 14)




You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.