Devocional 47: Das virtudes Morais; a Prudência: sua natureza, partes da prudência; virtudes anexas: prudência individual, familiar, real e militar (São Tomás de Aquino)

by - setembro 21, 2020

Pintura: Lição de Costura por Johann Georg Meyer von Bremen 


Textos anteriores Devocional aqui


Para que o homem possa gozar um dia do Céu, além de possuir as virtudes teologais (a fé, a esperança e a caridade), deve exercitar-se na prática das morais e de seus correspondentes dons. 


A primeira virtude moral é a prudência. A prudência é uma regra moral do senso prático que põe tato e discrição suficientes para ordenar a sua vida e mandar em cada caso, aos seus subordinados, o mais apropriado à observância das virtudes. 


Tem uma enorme importância pois sem ela é impossível praticar qualquer ato virtuoso. Ela tem a propriedade de congregar todas as virtudes, que de forma que nenhuma podem existir sem ela, nem ela pode existir sem o concurso de todas as outras. 


Para que o ato de prudência seja perfeito é necessário:


1- os elementos constitutivos ou partes integrantes essenciais: são eles; 

- a memória ou a recordação do passado; 

-a inteligência e o conhecimento do presente, quer seja em geral quer em particular; 

-docilidade e respeito ao disposto por antecessores sábios e prudentes; 

-sagacidade para saber o que no momento dado se pode esperar de alguém; 

-firmeza e segurança de juízo para aplicar as regras gerais aos casos particulares

-providência ou determinação do tempo e do lugar de cada ato para obter o fim desejado; 

-circunspecção ou conhecimento das circunstâncias;

-precaução contra tudo o que puder ser obstáculo ou comprometer o êxito da empresa. 


2- virtudes adjuntas e ordenadas para atos secundários: são elas a virtudes do conselho e as duas virtudes do bom senso prático, uma referente à maneira de portar-se nos casos e circunstâncias ordinárias e outra nas extraordinárias e de grande empenho. 


3- o ato principal: o ato próprio da virtude da prudência é o mandato executivo, portanto é uma virtude que serve para dirigir e mandar. O ato próprio da prudência consiste em mandar com energia e decisão quando chega o momento oportuno. 


As espécies de prudência são tantas, quantas as espécies de mandatos necessários, a respeito de atos difíceis na prática das virtudes. No entanto, podemos reduzi-las a quatro:


1- o mando e governo de nós mesmos;

2- mando e governo da família;

3- mando e governo da sociedade civil;

4- mando e governo militar.


A virtude é chamada em cada uma dessas espécies de: prudência individual, prudência familiar, prudência real, prudência militar. 


A prudência individual se refere ao que que cada um necessita para governar sua vida moral e procurar o bem próprio. 


A prudência familiar se refere ao que cada membro da família necessita para manter-se e atuar em sua própria esfera e sob a direção do chefe, para o bem e proveito da sociedade familiar. 


A prudência real se refere a virtude especial que necessita o chefe supremo de toda sociedade para governá-la como convém. 


Não é suficiente para que uma nação seja bem regida que os governantes sejam prudentes é preciso que os governados também tenham prudência. A prudência dos súditos está em submeter-se às ordens e decisões do governante, de forma que os seus atos sociais jamais sejam peia ou obstáculo à consecução do bem comum. 


A prudência militar é de maior importância, porque tem por destino assegurar a defesa eficaz do Estado contra os inimigos exteriores, para isso é preciso prudência delicada no mando e mais completa disciplina dos subordinados. 


Quem quer vencer um obstáculo deve armar-se da força do leão e da prudência da serpente. Píndaro, poeta grego, 438 a.C



Pai Santo, faze-me prudente e dá-me discernimento para a jornada cristã. Que eu leve o óleo precioso da fé – confirmada pelas obras – para me iluminar até que eu esteja junto ao Senhor para sempre. Ó Santo Anjo da Guarda, Ó Santíssima Virgem Maria, fazei-me fazer a Vontade de Deus.  + Amém . 

 








You May Also Like

1 comments

  1. Paz e bem, gosto de tudo que leio em seu Instagram, eu a conheci numa live do centro dom Bosco, procurei pelo seu nome e das outras que estavam na live mas só encontrei você 🙏

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.