Devocional 46: Dom da Sabedoria correspondente à caridade e o vício oposto ao dom da sabedoria (São Tomás de Aquino)

by - setembro 14, 2020


Devocional 46 Dom da Sabedoria correspondente à caridade e o vício oposto ao dom da sabedoria

Da avó, assinado e datado de Meyer von Bremen 1847


Textos anteriores Devocional aqui


O dom do Espírito Santo correspondente à caridade é o dom de sabedoria, o mais excelente dos dons. 


O dom da sabedoria é um dom do Espírito Santo, por ele o homem é capaz de formar juízo e opinião acerca das coisas, tomando por norma e regra a sua causa suprema, a ciência infinita de Deus na medida em que ele consegue conhecê-la pela revelação. 


Podemos afirmar que a virtude mais importante é a virtude da fé, uma vez que é o centro de todas as outras, e o dom mais importante é o da sabedoria. 


O dom da sabedoria nos traz um benefício em relação ao dom da ciência; este último, nos dá a faculdade de formar juízo acerca das verdadeiras relações das coisas com suas causas e fins imediatos, e o da sabedoria com a causa suprema e fim último, aos quais todos os outros estão subordinados. 


Logo, pelo dom da sabedoria, elevamo-nos ao mais alto grau de ciência que se pode alcançar neste mundo. 


O vício oposto ao dom da Sabedoria é: querer formar juízo cabal de uma coisa sem ter em conta o destino que Deus lhe assinalou, chamamos a este vício de insensatez e de necedade (afirmação que traduz falta de inteligência ou ignorância; nescidade). É um pecado muito comum, o cometem todos aqueles que forjam planos e ajustam projetos sem lembrar-se de Deus, ou prescindindo (desconsiderando) Deus. 


Existe uma oposição irredutível entre a sabedoria do mundo e a de Deus. A sabedoria do mundo considera o bem terreno com fim supremo, organiza a vida de modo que nada falte aqui na terra, ainda em coisas que redundam em detrimento e desprezo de Deus, Bem Supremo, prometido no Céu, ao passo que a sabedoria dos Filhos de Deus consiste em subordinar todos os bens da vida à futura posse da glória. 


Portanto, a prática das virtudes teologais e dos dons correspondentes constituem os únicos meios de que dispõem o homem para orientar-se e encaminhar-se para o seu verdadeiro fim último. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino





Dai, nós vos pedimos, ó Deus todo-poderoso, que fulgure sobre nós o esplendor de vossa claridade e que a luz da vossa luz, pela iluminação do Espírito Santo, confirme os corações dos que renasceram pela vossa graça. Ó Deus, que hoje instruístes os corações dos fieis com a iluminação do Espírito Santo, dai-nos o reto saber, no mesmo Espírito, e o sempre gozar de sua consolação. Ó Deus, a quem é visível todo coração e compreensível toda vontade, e a quem nada permanece em segredo, purificai pela infusão do Espírito Santo os pensamentos de nossos corações, para que mereçamos amar-vos perfeitamente e louvar-vos dignamente. Ó Deus, por cujo Espírito somos governados, por cuja proteção somos guardados, estendei sobre nós a vossa misericórdia, e sede atento aos que vos suplicam, para que a fé dos vossos fieis em vós seja sempre auxiliada pelos vossos benefícios. 

Trechos da "Orações do Dia (Collectae)" retiradas do Missale Romanum, tanto na Forma Ordinária como na Extraordinária.




You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.