3 dicas para montar a sua Biblioteca Pessoal

by - setembro 16, 2020

 




A leitura é um dos meios de formação, humana e espiritual, mais eficazes. Boas leituras nutrem a mente e a alma, apresenta-nos novas realidades e situações, geram em nós um engrandecimento de alma; essa sensação que temos ao término de uma boa leitura, que a alma se alargou, que o intelecto se iluminou e que algo no nosso espaço interior mudou de lugar, é a maior prova da eficácia da leitura. Através dela adquirimos bagagem para ver a vida com olhos mais maduros e ainda ver mais adiante, uma vez que subimos nos ombros de gigantes e vemos com novos olhos algo novo ou cotidiano. 


A cada dia se torna mais simples entrar neste "portal literário" e podemos buscar, com alguma destreza, montar a nossa biblioteca pessoal. Você sabia que antigamente os livros eram deixados como herança? Pois eram em si mesmos obras de arte, pois os monges copistas passavam meses a escrevê-los com caligrafia impecável, depois faziam capas ilustradas à mão. Um livro era visto, de fato, como um trabalho de várias pessoas, talvez tenhamos perdido a percepção real da nobreza do conhecimento impresso num livro. 


A idéia de montar uma biblioteca pessoal tem este mesmo fundo respeitável: deixar para os futuros membros da família e amigos boas obras literárias (que, esperamos, tenha inspirado em nós boas obras existenciais). 


Portanto não se trata de um consumo desenfreado, antes se trata de investir em aquisições intencionais e acima de tudo edificantes. Listei abaixo algumas dicas sobre isso:


1- A escolha das obras


Faça uma lista com as obras ou os autores que deseja adquirir, isso ajuda a fazer uma escolha mais acertada. 


Dentre as coisas que podem lhe guiar na escolha das obras de sua biblioteca está: o gosto pessoal e os clássicos. 


Os clássicos são ferramentas importantes para formar a sua bagagem literária, deles saíram boa parte dos enredos de ficção. 


Também podemos considerar durante a escolha a possibilidade de possuir um biblioteca digital. O consumo de e-books tem aumentado muito nos últimos tempos, por conta da praticidade, talvez deva pensar nesta ferramenta para ajudar a compor a sua bagagem literária e ainda para ajudar a escolher as obras que realmente deseja ter em formato físico. Eu uso muito os e-books vendidos pela Amazon, que podem ser lidos no Kindle (o Kindle é um leitor digital). Acho muito bom pois podemos exportar os trechos grifados para o e-mail e (olha que alegria!) com isso você tem um resumo do livro, ou seja, um documento com as passagens que mais gostou. É muito rico reler os trechos grifados após o término da leitura, isso ajuda muito a assimilar o conteúdo.


E por fim para finalizar este tópico é sempre bom buscar materiais com resenhas e comentários sobre os livros, é uma forma de reter mais o conteúdo. O livro deve estar em sua estante física e/digital mas também deve estar em sua mente e alma, isso é ler de verdade. 


2-  A aquisição


Sabemos, no entanto, que livros não dão em árvore e que de fato temos que decidir investir nessa área, que nada mais é que investir em nossa formação. Acredite um livro pode ser um dos alimentos que você precisa para conseguir passar por esses tempos tão confusos com a sanidade mental em dia. 


Então para facilitar a aquisição de livros podemos usar cupons de desconto. Existem vários sites de cupons, eu acompanho o Cupom Válido, não é preciso cadastro e basta escolher a loja e logo aparecem os cupons disponíveis, vale lembrar que não trabalham somente com cupons para livros mas para outros setores também, mas no que se refere aos livros, você encontra cupons da Amazon, Submarino, Livraria Cultura. Você verá uma série de obras com cupons válidos e é uma ótima oportunidade para adquirir os clássicos (eu achei vários legais: Dante, Tolkien, Lewis e etc) com descontos muito bons, alguns livros clássicos que mesmo no formato de e-book são salgadinhos, com os cupons ficam bem mais interessantes. Se você deixar o seu e-mail no site, você receberá os alertas sobre os cupons e vale a pena ficar de olho. 



3- Organização




Quando as obras chegam é preciso ter alguma idéia dos livros lidos e ainda por ler, também é muito bom trabalhar o desapego e saber quais são os livros que não serão lidos nunca ou novamente (para doar). Essa primeira idéia já nos leva a um sistema simples de organização.


Depois é possível separar por ordem alfabética, por tamanho, por autor, por assunto, por cor, enfim (eu separo, nas categorias citadas acima - lidos e por ler - e depois por tamanho, tenho toc de livros sem algum padrão estético na estante). Mas, sinceramente, ordenar os livros para que saiba exatamente quantos livros ainda estão por ler é um ótimo auxílio tanto na aquisição de outras obras como na reestruturação do tempo dispensado para leitura. 


Espero que tenha lhe ajudado, 

Singelamente, Ana
















You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.