Visão Geral e Comentário sobre o livro do Êxodo

by - fevereiro 11, 2021



Visão Geral  e Comentário sobre o livro do Êxodo





Visão Geral sobre o Êxodo



I) Introdução


Este é um material de apoio do Projeto de Leitura Bíblica: Lendo a Bíblia, para baixar o calendário de leitura bíblica e os outros textos de apoio dos Doutores da Igreja , online e pdf, sobre cada livro da Bíblia, clique aqui


Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui), o Clube Aberto de Leitura Conjunta Salus in Caritate, com resenha e materiais de apoio (para ver a lista de livros, materiais e os cupons de desconto 2020 clique aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui).

O livro do Êxodo pode ser divido em duas partes:

1- A Libertação (Capítulo 1 ao 18)
2- A Aliança (Capítulo 19 e seguintes)


Para facilitar os apontamentos sobre o livro farei as observações em pontos:

II) Primeira Parte do livro do Êxodo

1- a história começa 400 anos depois da descida do povo hebreu para o Egito. O povo havia se multiplicado, o número era um sinal da benção de Deus que se propagava por todo território egípcio.

2- o povo crescia ainda mais, debaixo da opressão que o faraó lhes impôs, ou seja, o povo ainda era o sinal da benção de Deus mesmo tendo o faraó se esquecido disso.

3- o faraó decide exterminar os meninos, ele acredita ser certo matar para preservar seu poder, Herodes também fez a mesma coisa ao saber do nascimento de Jesus, esse episódio ganhou o nome de Massacre dos Inocentes, mais de 10000 bebês foram judeus mortos, são reconhecidos como mártires do cristianismo, pois foram mortos em razão da vinda do Senhor. Mas voltando...

4- Dentre os bebês estava um menino levita, que foi colocado no rio num cesto por sua mãe, que fazia isso na tentativa de salvar a vida do menino, ele foi encontrado pela princesa egípcia, dali ele foi criado pelos opressores de seu povo, o menino ganhou o nome de Moisés. Como disse ele era levita, como vimos no livro do Gênesis, Levi e Rubem ganharam um péssima herança de seu pai Jacó, pois haviam exterminado uma cidade inteira vingando sua irmã Dina, que havia sido estuprada pelo príncipe de Siquém, mas Jacó não gostou nada dos métodos usados, então os dois irmãos foram rechaçados e Jacó ainda disse que não os escutaria nos conselhos. No entanto, Deus mudou a sorte da casa de Levi, um levita foi escolhido para resgatar o povo e ainda da tribo de Levi seriam os sacerdotes de Israel. No mínimo, é interessante.

5- Moisés cresce como príncipe, mas pelas Escrituras ele sabia ser hebreu, de modo que ao ver uma injustiça contra um irmão hebreu, mata o soldado egípcio (muito similar a reação de seu antepassado Levi no caso de Dina). Os antigos patriarcas judeus dizem, em sua tradição, que Moisés disse o nome de Deus e o soldado morreu, como sabem os judeu nunca falam o nome de Deus, Moisés teria que ser alguém escolhido para falar ele mesmo o nome de Deus e não morrer, assim contam os patriarcas. 

6- Depois os hebreus brigam entre si, o que é mais difícil de resolver. Parece uma antecipação do Moisés haveria de passar. 

7- Moisés foge e encontra um sacerdote de Madiã, como vimos no Gênesis, estes são descendente do filho de Abraão, Madiã, com Cetura, sua segunda esposa que lhe deu 6 filhos, mas a herança ficou com Issac, o filho da promessa, o filho de Sara. 

8- Moisés vê a sarça ardente no Monte Horeb, que é o monte Sinai. Deus o chama no Sinai e lhe dá sua missão no Sinai e é nesse monte que Deus consuma sua aliança, com os 10 mandamentos. 

No Sinai, hoje, esta a Capela da Ss. Trindade, construída em cima da Igreja da Sarça, foi construída pela imperatriz Helena de Bizâncio. Também existe ali o Mosteiro de Santa Catarina.

O chamado Caminho de Moisés, entre a base e o pico do monte, tem 4000 degraus e demora 3 horas para subir.

A Plataforma de Aarão, onde ele e os 70 sábios ficarão, mais para a frente, esperando Moisés que estava no pico recebendo os mandamentos, fica 750 degraus abaixo do pico, também nessa altura esta o Retiro de Elias, o lugar onde Deus falou com Elias (1 Reis 19, 8-9).

9- Deus então dá a missão a Moisés e uma vara. A vara que será chamada Vara de Aarão é uma relíquia judaica, que ficará posteriormente na história dentro da Arca da Aliança, é um símbolo do sacerdócio, do pastoreio. 

10- Moisés vai ao faraó. Ele, o faraó, esta com o coração endurecido mas ainda tem escolha, ele poderia se deixar ser piedoso, mas não escolheu, foi assim nas primeiras pragas, depois vendo Deus que o faraó estava obstinado em não ceder, usou da dureza de coração do faraó e mais, Ele mesmo endureceu o coração do faraó ainda mais, para transformar o mal em bem.

11- O povo foi liberto. Moisés levou consigo os ossos de José e o povo atravessa o Mar Vermelho. Depois canta de alegria.

12- 3 dias depois o povo sente sede e surpreendentemente começa a murmurar contra Moisés! Deus provê água e maná no deserto de Sin.
Mas eles reclamam novamente e Deus provê água e maná, Moisés dá as fontes o nome de Massa e Meriba (Provação e Disputa), pois o povo provava a Deus que já havia feito tanto por eles.

13- Parece que Deus estava treinando o povo na confiança, pois logo depois foram atacados por amalecitas. Os amalecitas são descendentes do filho mais velho de Esaú, irmão gêmeo de Jacó. Esaú e Jacó tiveram uma história conturbado, e agora seus descentes são os primeiros a se levantarem contra os descendentes de Jacó, que acabavam de ser libertos. 
Israel vence com a intercessão incessante de Moisés diante de Deus. 

14- Moisés começa a ensinar o povo, em audiências separadas que o cansava absurdamente.

15- Depois de 3 meses o povo chega ao Sinai, onde o chamado de Moisés começou e onde ele levava a Deus a tarefa cumprida.

16- Moisés sobe o monte (como disse a subida tem uma duração de 3 horas) e Deus manda dizer ao povo que "serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa", ou seja, seriam os representantes de Deus na terra, por eles Deus chegaria a todas as nações, o amor dispensado a eles chegaria a todas as nações. O povo aceitou a proposta de Deus.

Deus iria falar com eles, depois de 3 dias de purificação, Deus lhes aparece envolto no véu de nuvens e o povo não podia se aproximar.

Diferente da manifestação de Deus a Moisés que viu os pés de Deus.


III) Segunda Parte do livro do Êxodo

17- O povo seria moldado pelos mandamentos e outras leis de convivência.

18- Deus manda construir um tabernáculo, com riqueza, querubins, flores, uma lembrança do Édem se anuncia, um lugar em que Deus e os homens possam estar juntos em comunhão novamente.

19- Mas enquanto Moisés esta a escutar as orientações de Deus o povo escolhe que deseja um "deus menor" e incrivelmente não querem esperar os desígnios de Deus, que acabou de mostrar a Sua Glória envolto em nuvens e trovões . Pois, que por seus esforços - eles dão o ouro que carregam - fazem um deus da medida e do jeito que acreditam ser bom, um deus que eles conseguem entender, ver com clareza e que nada pede deles, tanto que eles começam a festejar de modo nada parecido com um povo de sacerdotes. 

20- Deus se irrita, e com razão, quer dizimar o povo, mas Moisés intercede e detém a ira de Deus com sua intercessão. O santo patriarca mais honrado, aquele que fala a Deus com sinceridade, um grande "tsadic", como os judeus chamam as pessoas santas. Ao contrário do muita gente pensa os judeus possuem muitos santos, inclusive acreditam que agora nesse momento (e em cada época do mundo) vivem na terra 36 Tsadikim Nistarim, santos anônimos, e é por causa deles que Deus mantêm o mundo, acreditam também que todo judeu pode chegar a ser um tsadic, um santo, isso te parece familiar?

21- O povo então quebrou seu sim a Deus referente a aceitar ser um povo de sacerdotes e Moisés ao ver isso quebra as Tábuas da Lei, escrita pelo próprio dedo de Deus, foi no mês de Av, que é junho/agosto (muitas outras coisas também ocorrem nesse mês, vide ponto 17 do texto do Gênesis).

Deus que é amor, é também justiça e aqueles que não quiseram obedecer o Senhor, que os havia libertado, foram passados a fio de espada pelos seus parentes, já que todos eram de alguma forma parentes. 

A Aliança com Deus é maior que os laços de sangue, Jesus se refere a algo similar, mas de uma forma mais espiritual, quando diz que "não vim trazer paz, mas espada" (Mt 10, 34, 36). 

22- Deus, então, manda o povo seguir, mas Ele não estará no meio deles, por que o povo era "um povo de cabeça dura", ou seja, não haviam aceitado, de verdade, Deus em seus corações e diz "e se eu caminhasse com eles os exterminaria", Deus não fica junto de alguém que escolheu não estar com Ele, que escolheu um caminho em que Ele não está.

Mas Moisés intercede e Deus caminha com eles, por causa de Moisés (podemos relembrar aqui o papel e a necessidade de almas santas no mundo). 

Depois o texto toma um caráter particular, Moisés quer ver a glória de Deus e para mostrar como Moisés lhe agrada, Deus lhe concede que veja suas costas, mas não lhe mostra sua face, ainda havia uma barreira para contemplar a Deus. Que será quebrada em Jesus, "quem me vê, vê o Pai".

O texto também relata como o rosto de Moisés resplandecia ao fazer a sua visita diária ao Senhor para receber as suas orientações. 

23- O santuário é construído, tudo arrumado, Deus desce sobre a tenda, a glória de Deus enche o santuário e ... Moisés não pode entrar... 

Ainda havia uma barreira entre a santidade de Deus e a iniquidade do povo. Como Deus solucionou essa distância é o que veremos no próximo livro!



Comentário sobre o Livro do Êxodo


Lendo o Antigo Testamento, uma figura ressalta no meio das outras: a de Moisés, precisamente como homem de oração. Moisés, o grande profeta e guia do tempo do Êxodo, desempenhou a sua função de mediador entre Deus e Israel fazendo-se portador, junto do povo, das palavras e dos mandamentos divinos, conduzindo-o rumo à liberdade da Terra Prometida, ensinando os israelitas a viverem na obediência e na confiança em Deus, durante a sua longa permanência no deserto, mas também, e diria principalmente, rezando. Ele reza pelo Faraó quando Deus, com as pragas, procurava converter o coração dos Egípcios (cf. Êx 8–10); pede ao Senhor a cura da irmã Maria, atingida pela lepra (cf. Nm 12, 9-13), intercede pelo povo que se tinha revoltado, amedrontado pela descrição dos exploradores (cf. Nm 14, 1-19), reza quando o fogo estava prestes a devorar o acampamento (cf. Nm 11, 1-2) e quando serpentes venenosas faziam matanças (cf. Nm 21, 4-9); dirige-se ao Senhor e reage, protestando quando o fardo da sua missão se tinha tornado demasiado pesado (cf. Nm 11, 10-15); vê Deus e fala com Ele «face a face, como alguém que fala com o próprio amigo» (cf. Êx 24, 9-17; 33, 7-23; 34, 1-10.28-35).

Mesmo quando o povo, no Sinai, pede a Aarão que construa o bezerro de ouro, Moisés reza, explicando de maneira emblemática a própria função de intercessão. Este episódio é narrado no capítulo 32 do Livro do Êxodo e contém uma narração paralela no capítulo 9 do Deuteronômio. É sobre este episódio que gostaria de meditar na catequese hodierna e, de modo particular, sobre a oração de Moisés, que encontramos na narração do Êxodo. O povo de Israel encontrava-se aos pés do Sinai enquanto Moisés, no monte, esperava a entrega das tábuas da Lei, jejuando durante quarenta dias e quarenta noites (cf. Êx 24, 18; Dt 9, 9). O número quarenta tem um valor simbólico e significa a totalidade da experiência, enquanto com o jejum se indica que a vida deriva de Deus, é Ele que a sustém. Com efeito, o gesto de comer implica a assunção do alimento que nos sustenta; por isso jejuar, renunciando ao alimento, adquire neste caso um significado religioso: é um modo para indicar que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor (cf. Dt 8, 3). Jejuando, Moisés demonstra que espera o dom da Lei divina como fonte de vida: ela revela a vontade de Deus e alimenta o coração do homem, fazendo-o entrar numa aliança com o Altíssimo, que é fonte da vida, é a própria Vida.

Mas enquanto o Senhor, no monte, oferece a Lei a Moisés, aos pés do mesmo monte o povo transgride-a. Incapazes de resistir à expectativa e à ausência do mediador, os israelitas pedem a Aarão: «Faz-nos um deus que caminhe à nossa frente, porque a Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu» (Êx 32, 1). Cansado de um caminho com um Deus invisível, agora que também Moisés, o mediador, desapareceu, o povo pede uma presença tangível, palpável, do Senhor, e encontra no bezerro de metal fundido, construído por Aarão, um deus que se torna acessível, manobrável, ao alcance do homem. Trata-se de uma tentação constante no caminho de fé: eludir o mistério divino, construindo um deus compreensível, correspondente aos próprios esquemas, aos próprios programas. Aquilo que acontece no monte Sinai demonstra toda a insensatez e vaidade ilusória desta pretensão porque, como afirma ironicamente o Salmo 106, «Eles trocaram a sua glória pela estátua de um touro que come feno» (Sl 106 [105], 20). Por este motivo, o Senhor reage e ordena a Moisés que desça do monte, revelando-lhe aquilo que o povo estava a fazer, e terminando com estas palavras: «Deixa, pois, que se acenda a minha cólera contra eles e os devore; mas de ti farei uma grande nação» (Êx 32, 10). Como tinha acontecido com Abraão, a propósito de Sodoma e Gomorra, também agora Deus revela a Moisés o que pretende fazer, como se não quisesse agir sem o seu consenso (cf. Am 3, 7). Ele diz: «Deixa, pois, que se acenda a minha cólera». Na realidade, este «deixa, pois, que se acenda a minha cólera» é pronunciado precisamente para que Moisés intervenha e lhe peça para não o fazer, revelando deste modo que o desejo de Deus é sempre a salvação. Como para as duas cidades dos tempos de Abraão, a punição e a destruição, em que se exprime a ira de Deus como rejeição do mal, indicam a gravidade do pecado cometido; ao mesmo tempo, o pedido do intercessor tenciona manifestar a vontade de perdão do Senhor. Esta é a salvação de Deus, que implica misericórdia, mas ao mesmo tempo também denúncia da verdade do pecado, do mal que existe, de maneira que o pecador, reconhecendo e rejeitando o próprio mal, possa deixar-se perdoar e transformar por Deus. A prece de intercessão torna deste modo concreta, no contexto da realidade corrompida do homem pecador, a misericórdia divina, que encontra voz na súplica do orante e que se torna presente através dele onde há necessidade de salvação.

A súplica de Moisés está inteiramente centrada na fidelidade e na graça do Senhor. Ele refere-se em primeiro lugar à história de redenção à qual Deus deu início com a saída de Israel do Egito, para depois fazer memória da antiga promessa feita aos Pais. O Senhor realizou a salvação, libertando o seu povo da escravidão egípcia; para que então — pede Moisés — «os egípcios possam dizer: “Fê-los sair com a malícia, para os deixar morrer nas montanhas, para os fazer desaparecer da face da terra”?» (Êx 32, 12). A obra de salvação começada deve ser completada; se Deus fizesse perecer o seu povo, isto poderia ser interpretado como o sinal de uma incapacidade divina de completar o plano de salvação. Deus não pode permitir que isto aconteça: Ele é o Senhor bom que salva, o garante da vida, é o Deus de misericórdia e de perdão, de libertação do pecado que mata. E assim Moisés apela-se a Deus, à vida interior de Deus, contra a sentença exterior. Mas então, Moisés argumenta com o Senhor, se os seus eleitos perecerem, mesmo que sejam culpados, Ele poderia parecer incapaz de derrotar o pecado. E isto não se pode aceitar. Moisés fez uma experiência concreta do Deus de salvação, foi enviado como mediador da libertação divina e agora, mediante a sua oração, torna-se intérprete de uma dupla inquietação, preocupado com o destino do seu povo, mas ao mesmo tempo também preocupado com a honra que é devida ao Senhor, pela verdade do seu Nome. Com efeito, o intercessor deseja que o povo de Israel seja salvo, porque é o rebanho que lhe foi confiado, mas inclusive a fim de que naquela salvação se manifeste a verdadeira realidade de Deus. Amor aos irmãos e amor a Deus compenetram-se na prece de intercessão, são inseparáveis. Moisés, o intercessor, é o homem contendido entre dois amores, que na oração se sobrepõem num único desejo de bem.

Em seguida, Moisés apela para a fidelidade de Deus, recordando-lhe as suas promessas: «Recorda-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo e disseste: “Tornarei a tua posteridade tão numerosa como as estrelas do céu, e toda esta terra, da qual te falei, dá-la-ei aos teus descendentes, que a possuirão para sempre”» (Êx 32, 13). Moisés faz memória da história fundadora das origens, dos Pais do povo e da sua eleição, totalmente gratuita, em que só Deus tivera a iniciativa. Eles não receberam a promessa por causa dos seus méritos, mas pela livre escolha de Deus e do seu amor (cf. Dt 10, 15). E agora, Moisés pede que o Senhor continue na fidelidade à sua história de eleição e de salvação, perdoando o seu povo. O intercessor não apresenta desculpas para o pecado do seu povo, não enumera méritos presumíveis, nem do povo nem seus, mas apela para a gratuidade de Deus: um Deus livre, totalmente amor, que não cessa de procurar quem se afastou, que permanece sempre fiel a Si mesmo e oferece ao pecador a possibilidade de voltar para Ele e de se tornar, mediante o perdão, justo e capaz de fidelidade. Moisés pede a Deus que se mostre até mais forte do que o pecado e a morte e, com a sua oração, suscita este revelar-se divino. Mediador de vida, o intercessor solidariza com o povo; desejoso unicamente da salvação que o próprio Deus deseja, ele renuncia à perspectiva de se tornar um novo povo agradável ao Senhor. A frase que Deus lhe tinha dirigido, «de ti farei uma grande nação», nem sequer é tomada em consideração pelo «amigo» de Deus, que ao contrário está pronto a assumir sobre si mesmo não só a culpa do seu povo, mas todas as suas consequências. Quando, depois da destruição do bezerro de ouro, ele voltar ao monte para pedir de novo a salvação de Israel, dirá ao Senhor: «Rogo-te que lhes perdoes agora este pecado! Senão, apaga-me do livro que escreveste» (v. 32). Com a oração, desejando a vontade de Deus, o intercessor entra cada vez mais profundamente no conhecimento do Senhor e da sua misericórdia, tornando-se capaz de um amor que chega até ao dom total de si mesmo. Em Moisés, que está no alto do monte face a face com Deus e que se faz intercessor para o seu povo e se oferece a si próprio — «apaga-me» — os Padres da Igreja viram uma prefiguração de Cristo que, no alto da cruz, realmente está diante de Deus, não apenas como amigo, mas como Filho. E não só se oferece — «apaga-me» — mas com o seu coração trespassado faz-se cancelar, torna-se como diz o próprio são Paulo, pecado, carrega sobre si os nossos pecados para nos salvar a todos; a sua intercessão é não só solidariedade, mas identificação conosco: traz todos nós no seu corpo. E assim toda a sua existência de homem e de Filho é um clamor ao Coração de Deus, é perdão, mas perdão que transforma e renova.

Penso que devemos meditar sobre estas realidades. Cristo está diante do Rosto de Deus e reza por mim. A sua oração na Cruz é contemporânea a todos os homens, contemporânea a mim: Ele reza por mim, sofreu e sofre por mim, identificou-se comigo, assumindo o nosso corpo e a nossa alma humana. E convida-nos a entrar nesta sua identidade, fazendo-nos um corpo, um só espírito com Ele, porque do alto da Cruz Ele não trouxe novas leis, tábuas de pedra, mas trouxe a si mesmo, o seu corpo e o seu sangue, como nova aliança. É assim que nos faz consanguíneos com Ele, um corpo com Ele, identificados com Ele. Convida-nos a entrar nesta identificação, a estar unidos com Ele no nosso desejo de ser um corpo, um só espírito com Ele. Oremos ao Senhor, para que esta identificação nos transforme, nos renove, porque o perdão é renovação, é transformação.

Gostaria de concluir esta catequese com as palavras do apóstolo Paulo aos cristãos de Roma: «Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à direita de Deus, é quem intercede por nós! Quem nos separará do amor de Cristo? [...] nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados [...] nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor que Deus nos testemunha em nosso Senhor Jesus Cristo» (Rm 8, 33-35.38.39).


Papa Bento XVI, Audiência Geral, Praça de São Pedro, 1 de junho de 2011



Lendo o Antigo Testamento podemos ver que as intervenções de Deus na história do povo que Ele escolhe para Si e com o qual estabelece aliança não são eventos que passam e caem no esquecimento, mas tornam-se «memória», constituem juntos a «história da salvação», conservada viva na consciência do povo de Israel através da celebração dos acontecimentos salvíficos. Assim, no Livro do Êxodo o Senhor indica a Moisés que celebre o grande momento da libertação da escravidão do Egito, a Páscoa judaica, com estas palavras: «Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua» (12, 14). Para todo o povo de Israel, recordar o que Deus realizou torna-se uma espécie de imperativo constante, para que o transcorrer do tempo seja marcado pela memória viva dos acontecimentos passados, que assim formam, dia após dia, de novo a história e permanecem presentes. No Livro do Deuteronômio, Moisés dirige-se ao povo, dizendo: «Cuida de nunca esqueceres o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso nunca saia do teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos dos teus filhos» (4, 9). E assim diz também a nós: «Cuida de nunca esqueceres o que Deus fez por nós». A fé é alimentada pela descoberta e pela memória do Deus sempre fiel, que guia a história e constitui o fundamento seguro e estável sobre o qual apoiar a própria vida. Também o cântico do Magnificat, que a Virgem Maria eleva a Deus, é um exemplo excelso desta história da salvação, desta memória que torna e mantém presente o agir de Deus. Maria exalta o agir misericordioso de Deus no caminho concreto do seu povo, a fidelidade às promessas de aliança feitas a Abraão e à sua descendência; e tudo isto é memória viva da presença divina que nunca esmorece (cf. Lc 1, 46-55).

Para Israel, o Êxodo é o evento histórico central em que Deus revela o seu agir poderoso. Deus liberta os israelitas da escravidão do Egito, para que possam regressar à Terra prometida e adorá-lo como Senhor único e verdadeiro. Israel não se põe a caminho para ser um povo como os outros — para ter também ele uma independência nacional — mas para servir Deus no culto e na vida, a fim de criar para Deus um lugar onde o homem lhe é obediente, onde Deus está presente e é adorado no mundo; e, naturalmente, não só para eles, mas para o testemunhar no meio dos outros povos. Celebrar este evento é torná-lo presente e atual, porque a obra de Deus não desfalece. Ele é fiel ao seu desígnio de libertação e continua a persegui-lo, a fim de que o homem possa reconhecer e servir o seu Senhor e responder com fé e amor ao seu agir.

Portanto, Deus revela-se não só no gesto primordial da criação, mas entrando na nossa história, na história de um pequeno povo que não era o mais numeroso, nem o mais forte. E esta Revelação de Deus, que continua na história, culmina em Jesus Cristo: Deus, o Logos, a Palavra criadora que está na origem do mundo, encarnou em Jesus e mostrou o verdadeiro rosto de Deus. Em Jesus realizam-se todas as promessas, nele culmina a história de Deus com a humanidade. Quando lemos a narração dos dois discípulos a caminho de Emaús, escrita por são Lucas, vemos como sobressai de modo claro que a pessoa de Cristo ilumina o Antigo Testamento, toda a história da salvação, e mostra o grande desígnio unitário dos dois Testamentos, indica o caminho da sua unicidade. Com efeito, Jesus explica aos dois viandantes confusos e decepcionados, que Ele é o cumprimento de todas as promessas: «E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se fora dito em todas as Escrituras» (24, 27). O evangelista cita a exclamação dos dois discípulos depois de ter reconhecido que aquele companheiro de viagem era o Senhor: «Não ardia o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» (v. 32).

O Catecismo da Igreja Católica resume as etapas da Revelação divina, indicando sinteticamente o seu desenvolvimento (cf. nn. 54-64): Deus convidou o homem desde os primórdios a uma comunhão íntima consigo, e até quando o homem, pela sua própria desobediência, perdeu a sua amizade, Deus não o quis abandonar ao poder da morte, mas ofereceu muitas vezes aos homens a sua aliança (cf. Missal Romano, Oração eucarística IV). O Catecismo repercorre o caminho de Deus com o homem, desde a aliança com Noé depois do dilúvio, até à chamada de Abraão, a sair da sua terra para fazer dele pai de uma multidão de povos. Deus forma Israel como seu povo, através do evento do Êxodo, a aliança do Sinai e o dom, por meio de Moisés, da Lei para ser reconhecido e servido como o único Deus vivo e verdadeiro. Com os profetas, Deus guia o seu povo na esperança da salvação. Conhecemos — através de Isaías — o «segundo Êxodo», o regresso do exílio da Babilónia para a própria terra, a refundação do povo; mas ao mesmo tempo, muitos permanecem na dispersão e assim tem início a universalidade desta fé. No final, já não se espera apenas um rei, David, um filho de David, mas um «Filho do homem», a salvação de todos os povos. Realizam-se encontros entre as culturas, primeiro com a Babilónia e a Síria, depois também com a multidão grega. Assim vemos como o caminho de Deus se amplia, se abre cada vez mais para o Mistério de Cristo, Rei do universo. Em Cristo realiza-se finalmente a Revelação na sua plenitude, o desígnio de benevolência de Deus: Ele mesmo faz-se um de nós.

Detive-me a fazer memória do agir de Deus na história do homem, para mostrar as etapas deste grande desígnio de amor testemunhado no Antigo e no Novo Testamento: um único desígnio de salvação dirigido à humanidade inteira, progressivamente revelado e realizado pelo poder de Deus, onde Deus reage sempre às respostas do homem e encontra novos inícios de aliança quando o homem se perde. Isto é fundamental no caminho de fé.


Papa Bento XVI, Audiência Geral, 12 de dezembro de 2012



You May Also Like

2 comments

  1. Excelente! Estou no capitulo 30 do Genesis. 05/09/17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Iago! O Gênesis é muito rico! Viu o post sobre o livro do Genesis?

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.