Carta 17: A Epifania do Senhor e o auto conhecimento

by - fevereiro 05, 2021






Carta: A Epifania do Senhor e o auto conhecimento
Pintura: Costurando o Estandarte de  Edmund Leighton


"O célebre preceito que recomenda conhecer-se a si mesmo só é de aplicação tão difícil porque, para conhecer-se, é preciso primeiro fazer-se. E as duas operações coincidem. Por isso, nossos atos aparecem sempre, aos nossos olhos, diferentes do que acreditávamos ser. O que pensamos de nós mesmos é também um véu que nos esconde de nós mesmos." Louis Lavelle

A festa da Epifania é uma daquelas solenidades que se perderam no curso do tempo. Perdemos a profundidade de seu significado e a eficácia de sua atualização no cotidiano singelo em que habitamos.
Essa festa nos oferece uma meditação sobre a manifestação do Senhor. Essa manifestação é nada mais, nada menos do que Deus nos dizer Quem Ele é. No entanto, também podemos nos lembrar que quando Deus se manifesta, Ele nos mostra a Sua Luz e essa luz manifesta quem nós somos.

Só é possível conhecer a si mesmo estando diante da Epifania do Senhor. Quanto mais vemos Quem Ele é, mas sabemos quem nós somos. Muitas reflexões podem surgir desse ponto.

E quem somos pode não ter nenhuma relação com quem somos agora. O olhar do Senhor que sonda os tempos e as eras foi capaz de nos ver em seu "tudo está consumado", lá Ele já vislumbrou a obra acabada e consumada nas almas que Lhe pertencem.

Deus nos ama como somos, mas não como nós achamos que somos, mas como Ele nos vê na completude de Sua Obra em nós.

O auto conhecimento passa, portanto, pelo fazer-se em Deus e ambos pela Luz do Único Deus que se manifestou aos homens.

Feliz Epifania!

Singelamente, Ana

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.