Visão Geral: Livro de Jeremias

by - agosto 30, 2021

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Visão geral do Livro de Jeremias

Jeremias foi um profeta hebreu conhecido por sua integridade e discursos duros contra o pecado.

Filho do sacerdote Hilquias (ou Helcias), da Tribo de Benjamim, nasceu entre 650 a.C. e 640 AC em Anadote da Tribo de Benjamim, um pequeno povoado a nordeste de Jerusalém, e morreu no Egito, em 580 a.C.. Foi sacerdote do povoado de Anadote e previu, entre outras coisas, a invasão babilônica - Nabucodonosor atacou Israel em 597 a.C. e novamente em 586 a.C., quando os caldeus destruíram Jerusalém e queimaram o Templo.

Embora de família sacerdotal, está ligado às tradições proféticas do Norte, principalmente a Oseias, e não às tradições do sacerdócio e da corte de Jerusalém. Como Miqueias, ele pertence ao mundo camponês, de maneira crítica, ele traz consigo a visão dos camponeses sobre a situação do país.


Acredita-se que o livro tenha começado a ser escrito por volta de 605 a.C., quando Jeremias, preso, começa a ditá-lo a seu secretário Baruc (36,1.2.4), no quarto ano do reinado de Joaquim, quando iniciou-se efetivamente o ministério do profeta, e Deus teria lhe ordenado que escrevesse suas experiências num rolo. Contudo, a obra só foi completada após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor II, sendo que os acontecimentos narrados não se acham em ordem cronológica no livro.

Por outro lado, a Edição Pastoral da Bíblia sustenta que a atividade profética de Jeremias se iniciou entre os anos de 626 ou 627 AC (1,2; 25,3), quando ele ainda era jovem (1,6).


Pode-se dizer que a missão de Jeremias fracassou em querer que seu povo retornasse à genuína aliança com Deus. Ele se tornou uma espécie de Moisés fracassado, que viu seu povo perder suas instituições e a própria terra. Se apresenta como um grande solitário (15,17), incompreendido e perseguido até pelos membros de sua família (12,6; 20,10; 16,5-9), nunca chegou a ser pai (16,1-4), foi arrastado contra a sua vontade para o Egito, nenhum vestígio restará de sua tumba.

No entanto, sua confiança no Deus que é sempre fiel lhe deu a capacidade de mostrar, ao povo e a nós, que esse mesmo Deus manterá seu relacionamento conosco, sem precisar de instituições mediadoras (31,31-34). Ao colocar em primeiro plano os valores espirituais, destacando o relacionamento íntimo que a alma deve ter com Deus, ele antecipou elementos da Nova Aliança; e sua vida de sofrimentos a serviço de Deus, pode ter inspirado a construção da Imagem do Servo (Isaías 53) que a prefiguração da imagem de Nosso Senhor Jesus Sofredor. 



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