Deuteronômio: Visão Geral

by - março 23, 2021

Deuteronômio: Visão Geral


1) Introdução

Este é um material de apoio do Projeto de Leitura Bíblica: Lendo a Bíblia, para baixar o calendário de leitura bíblica e os outros textos de apoio dos Doutores da Igreja , online e pdf, sobre cada livro da Bíblia, clique aqui

Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui), o Clube Aberto de Leitura Conjunta Salus in Caritate, com resenha e materiais de apoio (para ver a lista de livros, materiais e os cupons de desconto  2020 clique aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui). 







O Livro de Deuteronômio, é o 5o livro da Bíblia e o último livro da Torah.
 
Após o êxodo do Egito, Israel esteve na base do Monte Sinai por um ano fazendo uma aliança com Deus e então, eles tiveram a desastrosa viagem pelo deserto e a geração do êxodo se desqualificou de entrar na terra prometida à Abraão. O Deuteronômio começa com Moisés em frente a essa nova geração.

Deuteronômio é uma série de discursos de Moisés, em que ele convida a próxima geração de israelitas a ser fiel à aliança com Deus. No meio do livro está uma coleção de leis, que são os termos da aliança entre Deus e Israel. Algumas das leis são novas, mas muitas são repetições das leis dadas antes no Monte Sinai e é daí que vem o nome do livro da palavra grega "deuteronomion", que significa "a segunda lei" ao redor dessas leis estão duas seções externas de discursos de Moisés cada uma delas divididas em duas partes.

Primeiramente, Moisés faz um resumo da história até agora e ele ressalta o quão rebelde a geração anterior havia sido em contraste com a constante graça e provisão divinas no deserto. Deus trouxe, sim, justiça sobre eles, mas Ele não abandonou as promessas da Sua aliança. 

Depois disso, vem uma série de sermões impetuosos onde Moisés convoca essa nova geração a serem mais fiéis do que seus pais haviam sido à essa aliança, ele os recorda dos 10 Mandamentos e então, a peça central dessa seção é uma passagem famosa chamada "Shema". Moisés diz: "Escute, Israel, O Senhor é nosso Deus, apenas o Senhor, e vocês devem amar o Senhor seu Deus com todo seu coração, toda a sua alma e todo seu querer."

Isso se tornou uma oração diária muito importante no Judaísmo, recitada duas vezes ao dia, e une todos os temas do livro. A palavra "escute", ou "shema" em hebraico, significa muito mais do que apenas "ouvir" seu significado inclui responder àquilo que você ouve, obedecer, a palavra "amor" em hebraico também significa muito mais do que apenas uma emoção ou um sentimento é sobre uma decisão, uma devoção de todo o coração à Deus que envolve o seu querer suas emoções, sua mente e seu coração.

Para Israel, obediência e devoção à Deus serviam para um propósito muito maior. A obediência às leis fariam de Israel um povo único entre as nações do mesmo jeito que Deus falou no Monte Sinai, eles se tornariam um reino de sacerdotes e Moisés diz que Israel tem a chance, se seguir a Lei, de mostrar ao mundo inteiro a sabedoria e a justiça de Deus.

A outra idéia chave na Shema é de que Israel foi chamada para obedecer e ser devota "apenas a Deus"
ou literalmente, em hebraico, "o Senhor é Um". Nesse contexto, o Senhor é o único Deus que Israel deve adorar e obedecer. Israel está prestes a entrar na terra de Canaã, onde as pessoas adoram ídolos que representam todos os diferentes aspectos da criação; o Sol, o tempo, o sexo, a guerra e na visão de Moisés, adorar esses deuses degrada os humanos e destrói as comunidades mas adorar ao Deus de Israel, que é o criador e o redentor, isso irá levar à vida e a benção e então, nós chegamos à vasta coleção de leis no centro do livro e elas são organizadas por tópicos. 

A seção inicial é sobre a adoração a Deus eles deveriam ter um templo central onde apenas o Deus único seria adorado e também, Deus deveria ser adorado no cuidado de Israel para com seus pobres então, por exemplo: todo Israel deveria separar um décimo do que eles ganhavam anualmente para ser dado para o templo. E outro décimo era para ser separado a cada 3 anos e ser dado aos pobres, esses eram os tipos de lei que colocavam o povo de Israel como pioneiro da justiça em comparação com seus antigos vizinhos, e tudo isso estava relacionado com a adoração a Deus. 

A próxima seção destaca as qualidades do caráter dos líderes de Israel, os anciãos, os sacerdotes, os reis, todos estavam debaixo da autoridade das leis da aliança, o que Deus disse que iria reforçar ao enviar profetas para manter os líderes responsáveis, assim, em contraste aos vizinhos de Israel, onde os reis se consideravam divindades e acima de qualquer lei os líderes de Israel eram subordinados as leis e aos profetas após isso, vem uma larga seção de leis sobre a vida civil de Israel, com leis sobre casamento, família e negócios e também sobre justiça social, sobre seu sistema legal, e como deveriam proteger órfãos, viúvas e imigrantes.

Lembre-se, primeiramente, que esses são os termos da Aliança do Sinai dados especificamente à Israel antiga, vivendo em uma cultura que é bem diferente da sua.

Segundo, não vai ajudar ficar comparando essas leis com as leis modernas de culturas bem diferentes.

 Ao invés disso, essas leis foram dadas para separar Israel então, precisamos comparar essas leis com as dos vizinhos de Israel, como Assíria e Babilônia e quando fazemos isso, as leis que pareciam duras ou bizarras se tornam muito mais claras, vemos que Deus está conduzindo Israel para um alto nível de justiça que não se conhecia e finalmente, procure discernir quais os principais princípios de sabedoria ou justiça que estão por trás de uma lei em particular e você irá descobrir algumas coisas bem profundas. 

Depois dele revisar todas as leis, ele emite um último desafio à Israel, para escutar e amar a Deus primeiro ele emite um aviso e depois um ultimato.

Se Israel ouvir e obedecer a Deus, tudo vai correr bem, de forma abençoada mas se eles não ouvirem e se rebelarem, virá a fome, pragas, devastação e por último, o exílio da terra prometida, por fim Moisés força uma decisão. Ele diz: "Hoje, coloco diante de vocês, vida ou morte, benção ou maldição, bondade ou maldade. Então, escolham a vida amando a Deus e ouvindo a Ele."

E Moisés prossegue: "Eu sei que depois que eu morrer, vocês irão se rebelar e se afastar de Deus
e acabar no exílio."

Isso é desmotivante, porém, ele conviveu com esse povo por décadas e fica claro que as esperanças dele não são muito altas.

Mas nem tudo está perdido, diz Moisés, que um dia, quando Israel estiver exilada, a qualquer momento eles poderão se voltar para Deus que irá, nas palavras de Moisés, circuncidar os seus corações, para que vocês O amem de todo o coração e alma, e vivam.

E isso é uma metáfora vivida que mostra que algo está fundamentalmente errado no coração de Israel
que é teimoso e endurecido. E é a mesma coisa que está errada com o coração de toda a humanidade
isso remete à rebelião no Jardim do Éden, onde os humanos tomam autonomia e redefinem o bem e o mal de acordo com a natureza humana, e começam a destruir o bom mundo de Deus. Chamamos a isso pecado original e sequelas do pecado original (morte, concupiscência, ignorância)

Mas um dia, diz Moisés, Deus irá fazer algo para transformar o coração do Seu povo para que eles possam realmente ouvir e amar a Deus de coração, e serem levados a verdadeira vida e essa é a promessa que continua a ser pregada pelos profetas bíblicos como Jeremias, Ezequiel: a esperança por um novo coração. 

Então Moisés termina seu discurso com um poema de advertência e depois uma benção, ele sobe uma montanha e morre.

E assim a Torah termina, todos os principais temas da história bíblica estão em seus lugares mas totalmente sem resolução: 

Então, quando o descendente da mulher virá e derrotará o mal?
Ou como Deus irá resgatar o mundo inteiro e abençoar as nações através dessa família?
E como a santidade de Deus pode ser reconciliada com esse povo que é continuamente rebelde?
E como Deus irá transformar o coração dessas pessoas?

Você precisa continuar lendo para descobrir. Mas por enquanto, é sobre isso que trata o livro de Deuteronômio.


You May Also Like

2 comments

  1. Salve Maria. Vosso trabalho é um bálsamo do céu para nossos dias. Obrigado de todo coração, professora Ana Paula Barros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus! Fico muito feliz, obrigada pelo apoio! Salve Maria Imaculada!

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.