Devocional 69: Das Virtudes Anexas à Fortaleza ( a Magnanimidade) e Vícios Opostos (Presunção, Ambição, Vangloria, Pusilanimidade)

by - março 29, 2021


Devocional Das Virtudes Anexas à Fortaleza ( a Magnanimidade) e Vícios Opostos (Presunção, Ambição, Vangloria, Pusilanimidade)

"A santidade! É preciso conquistá-la à ponta de espada... é preciso combater" 

(Santa Teresinha do Menino Jesus. Correspondance Générale, Éditions du Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1972, t. I (1877-1890), Carta (­­nº 89) a Celina, de 26 de abril de 1889. E Lettres de Sainte Thérèse de l’Enfant Jésus, Carta a Leônia, de 20 de maio de 1894.)


“Lançando-me na arena
Não temerei ferro nem fôgo ….
Sorrindo enfrento a metralha ….
Cantando morrerei, no campo de batalha
As armas à mão", bradava ela 

(Paulina falando de Santa Teresinha em Minhas Armas — Poemas, Edição do Centenário, Cerf-Desclée de Brouwer, Paris, 1992 (Caderno Amarelo, Madre Agnes de Jesus - que Paulina, irmã de Santa Teresinha-, 4 de agosto).



“Oh! não, eu não temeria ir à guerra. Com que alegria, por exemplo, no tempo das cruzadas, teria partido para combater os hereges. Sim! Eu não temeria levar um tiro, não temeria o fogo!”

(Caderno Amarelo, 4.8.6 — nas últimas entrevistas, Edição do Centenário, Desclée de Brouwer-Éditions du Cerf, Paris, 1971)



Existem virtudes que são parecidas com a Fortaleza no que se refere a maneira de obrar, mas que, no entanto, se referem a matérias mais simples; são elas a: magnanimidade (generosidade) e a magnificência (magnífico), além da paciência e da perseverança. 


As duas primeiras são semelhantes a fortaleza, porque os seus atos são árduos e difíceis, e as duas últimas porque têm por objeto conservar alentos e serenidade nas grandes aflições e situações violentas. 


A Magnanimidade é infundir no ânimo, alento e esperança para levar ao fim empresas ilustres e gloriosas. Tudo é grande na magnanimidade, é a virtude própria de grandes corações. 


São vícios opostos a esta virtude:

- por excesso: a presunção, a ambição e a vanglória. 

A presunção nos arrasta a iniciar empresas superiores às nossas forças; a ambição, a procurar honras indevidas ao nosso estado e merecimento; e a vanglória, a procurar fama sem ordená-las para o seu verdadeiro fim, que é glória de Deus e o bem do próximo. 

A vanglória é pecado capital, porque é a grande propensão dos homens, e arrasta-os a cometer uma multidão de pecados, é o prurido de alardear a sua própria valia e excelência. As filhas da vanglória são a jactância (contar seus atributos pessoais reais oi inventados), hipocrisia, pertinácia (obstinação), discórdia, emulação (tentar igualar-se ou superar alguém) e a desobediência.


- por defeito: a pusilanimidade (fraqueza de ânimo, falta de energia nas decisões, falta de firmeza). 

É pecado por ser contrária à lei natural que obriga a todos os seres a desenvolverem a sua atividade, contribuindo para isso com todos os meios e energias de que estejam dotados. Portanto, é censurável a conduta daqueles que, por desconfiança em si mesmos ou por humildade mal entendida, não fazem frutificar todos os talentos que receberam de Deus. 

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino



Concede-me, Senhor, forças e coragem a fim de vencer as minhas dificuldades, e ajuda-me a que jamais seja dominado pelo medo do que possa acontecer. Afasta de mim qualquer pensamento de insegurança, porque confio no Teu Eterno Amor, sabedor de que Deus a tudo preside e tudo deixa acontecer para o nosso bem!




You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.