Livro dos Números: Visão Geral

by - março 20, 2021


visão geral livro dos números



1) Introdução

Este é um material de apoio do Projeto de Leitura Bíblica: Lendo a Bíblia, para baixar o calendário de leitura bíblica e os outros textos de apoio dos Doutores da Igreja , online e pdf, sobre cada livro da Bíblia, clique aqui

Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui), o Clube Aberto de Leitura Conjunta Salus in Caritate, com resenha e materiais de apoio (para ver a lista de livros, materiais e os cupons de desconto  2020 clique aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui). 





Na tradição Hebraica o nome do livro é במדבר que significa "no deserto". O livro de Números é um épico diário da jornada de Israel pelo deserto a caminho da terra prometida a Abraão.

Essa peregrinação deveria ter durado 2 semanas a pé. Mas em vez disso, durou quarenta anos!

O livro é dividido em cinco partes. Existem três diferentes lugares no deserto, separados por duas viagens que juntam todos eles.

A história começa no Monte Sinai, na segunda parte eles viajam em direção a uma região chamada Parã. Acontecem muitas coisas no deserto de Parã, terceira parte. E na quarta parte, acontece a viagem de Israel para Moabe.

O livro termina no deserto de Moabe, bem do outro lado do Rio Jordão na terra prometida.

Tudo começa bem, mas na viagem tudo dá errado e por fim tudo termina com um momento salvador. O surpreendente ato da graça de Deus.

Primeira Parte: Israel está no deserto, no Monte Sinai. Nós conhecemos bem esse monte. Israel foi para o Monte Sinai depois de sair do Egito, eles fizeram um pacto com Deus receberam os 10 mandamentos, construíram o tabernáculo, e ficaram por lá por um ano. 

Depois eles fazem um censo para numerar as pessoas à medida que se preparam para partir. Também receberam instruções de como se organizarem no acampamento: sobre a presença de Deus no tabernáculo, a tribo de Levi e os sacerdotes ao redor, e o resto das tribos em volta deles. Esse padrão é um símbolo de como a santidade de Deus estava no centro das suas existências como povo.

Eles sabiam que quando a nuvem da presença de Deus se movia, eles deveriam arrumar tudo e viajar com ela. A arca da aliança era carregada pelos Levitas bem na frente, seguidos pela tribo de Judá e as outras tribos. Essa ordem também é um símbolo de como a presença de Deus os lidera e os guia, é sinal da Santa Ordem que impera onde o Senhor está. 

Segunda Parte: com entusiasmo eles deixam o Sinai e viajam para Parã. Deus está com eles, tudo está organizado. Tudo vai dar certo...mas não deu. Depois de apenas três dias de viagem, eles começaram a reclamar de fome e sede, e até o irmão e a irmã de Moisés começaram a difamá-lo na frente de todos! 

Terceira Parte: o deserto de Parã. Aqui é onde eles enviaram 12 espiões para explorarem a terra prometida. Dois dos espiões voltaram bem otimistas... mas os outros dez estavam aterrorizados, eles não confiavam em Deus e diziam "Vamos ser aniquilados". Eles começaram um motim e tentaram escolher um novo líder que iria levá-los de volta ao Egito. Eles estão recusando ir para a terra prometida, e Deus aceita a decisão! Ele diz que essa geração vai perambular por 40 anos e morrer no deserto. Apenas os seus filhos vão entrar na terra prometida.

Essa história é contada várias vezes na Bíblia por vários autores. E sempre serve como lembrete que enquanto Deus permanece fiel ao seu povo, Ele irá honrar suas decisões e deixá-los desperdiçar suas vidas caso eles escolham viver em rebeldia.

Essa viagem do povo de Israel tem sido um desastre até esse ponto... e fica pior, na Quarta Parte, enquanto eles viajam para Moabe, até Moisés tem um momento de rebeldia e é desqualificado de entrar na terra prometida!

Acontece outra rebelião entre o povo, que resulta no ataque de serpentes. O que torna essas rebeliões ainda piores é que a cada passo dado, Deus tem cuidado deles. Ele oferece perdão, comida, água e maná, pão dos anjos! Que desce do Céu! Veja bem, a semente de maná desce do Céu, literalmente, e o povo só na rebelião. Dizem que queriam ter morrido na escravidão do Egito! É incompreensível como Deus não desistiu desse povo. 

E é isso que faz essa história, na sua parte final, tão surpreendente. Israel acabou de chegar em Moabe. O Rei de Moabe está assustado com esse enorme grupo viajando através da sua terra. Então ele contrata um feiticeiro chamado Balaão para os amaldiçoar. E Balaão disse: "Eu vou orar para o Deus Hebreu e vamos ver o que acontece". E por três vezes ele tenta amaldiçoá-los, mas ele percebe que só pode proferir bênçãos! Mas surpreendentemente a última bênção que ele profetiza é de que Israel vai levantar um rei vitorioso, e esse Rei é alguém que de algum modo estará conectado com a promessa de Deus para Abraão, de abençoar todas as nações através de sua família.

Ou seja, Israel estava se rebelando no acampamento totalmente inconsciente de que, nas colinas, Deus está os protegendo e abençoando. O livro acaba com o povo em Moabe. Eles estão prontos para ir à terra prometida. E contam todos de novo, como no começo, enquanto deixam para trás seus antepassados, incluindo Moisés.

Mas antes de deixar Moisés, ele diz suas últimas palavras de aviso e sabedoria e esse discurso é  o próximo livro, Deuteronômio. 










You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.