Carta 4: Colhendo tesouros de manhã e de noite

by - quinta-feira, março 14, 2019

Carta 4 Colhendo tesouros de manhã e de noite
Pintura: Jules Cyrille Cavé, Girl with a bouquet of daisies, 1897






Piracicaba, 14 de março de 2019




Como é maravilhoso esse costume cristão do devocional da manhã e da noite!

Não consigo imaginar forma melhor de começar e terminar o dia... Mas me diz que não tem tempo... Bom, se soubesse quanto me arrependo dos dias em que não fiz as orações da manhã e da noite, em que não afastei o sono e me esforcei mais... talvez isso lhe encoraje a ser dedicado e não se esquecer desse tempo de oração. Não tive quem me incentivasse diariamente, que me lembrasse; Deus me conduziu, e conheci bons padres que fizeram isso... Que falta faz essa frase dos pais e padres para os filhos: "Rezou hoje?", não é? Mas hoje quero lhe incentivar para que não se esqueça de colher tesouros toda manhã e toda noite.

A oração da manhã é o momento mais importante do dia; nela podemos ter forças para combater tantos desafios externos como os internos. A oração da noite é o descanso — vale mais que muitas horas de sono.

Além disso, ganhará muito em autodomínio. De fato, é desafiador, mas nascemos para conhecer, amar e servir a Deus. Do que vale tudo mais sem isso? E ainda... talvez não tenha dado cabo de nada até agora por deixar Deus para um momento que nunca chega. Pense sobre isso e busque mudar. Nós somos católicos, sim? Não podemos levar a vida como os pagãos que se esquecem de Deus ou como os ateus que não O consideram, pois agem por si ou simplesmente na desordem, passando a priorizar o que não tem importância.

Para isso, faça uma rotina: acorde cedo (talvez mais cedo do que já acorda — vale a pena), silencie o coração para falar com o Senhor, agradeça a Deus, faça suas orações (se não souber quais, compre um devocionário), apresente seus projetos, leia um bom livro e as Sagradas Escrituras, busque contemplar a natureza ou simplesmente o dia e a vida, praticando algum exercício.


Isso vale para a manhã e para a noite. Você pode adaptar para a sua rotina, mas não se esqueça de que Deus lhe deu todo o dia, e é muita ingratidão não lhe dar nem meia ou uma hora.


Ordenar a manhã — isso é um ensinamento básico da educação católica. Não se esqueça dele, ok? Ordenar a manhã para Deus nos leva a ordenar todo o dia e, no fim, a vida.


Singelamente,
Ana



You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.