Devocional 37| Dons do Espírito Santo - Entendimento e Ciência - correspondentes à Fé (São Tomás de Aquino)

by - julho 13, 2020



Devocional 37| Dons do Espírito Santo - Entendimento e Ciência - correspondentes à Fé


Textos anteriores clique do Devocional aqui


A virtude da fé, com a cooperação de alguns dons do Espírito Santo, é suficiente para conhecer as verdades sobrenaturais na medida que nos é possível neste mundo. 

Os dons do Espírito Santo destinados a cooperar com a virtude da fé, são os dons do entendimento e da ciência. 

O dom do entendimento auxilia a virtude da fé no conhecimento da verdade revelada da seguinte forma: se se trata de verdades  que não excedem a capacidade de nosso entendimento, faz com que debaixo do influxo direto do Espírito Santo, a alma penetre no sentido íntimo e mais recôndito dos enunciados divinos e das proporções que com eles guardam relação, e quando se trate de mistérios, faz-lhe ver que não se lhes opõe nenhuma outra verdade conhecida, apesar dos problemas e dificuldades que os mistérios apresentam. 

O dom do entendimento é o dom de iluminação por excelência, tudo que de claridade e puros gozos intelectuais de ordem sobrenatural que há em nós, o devemos ao dom de entendimento, o qual faz frutificar na alma os germes da verdade infinita, objeto próprio e direto da virtude da fé. Assim este dom influi também na prática das virtudes, uma vez que as verdades sobrenaturais são postas em relevo e aderidas pela faculdade da vontade, divinizada pelo amor a Deus (que é a virtude da caridade). 

A virtude da fé tem por objeto três classes de verdades reveladas: umas que se referem a Deus, outras às criaturas e outras às direções dos atos humanos. O homem adere à essas verdade mediante a virtude da fé, no entanto, não pode compreende-las, nem penetrar o seu sentido mais profundo. No entanto, sem isso, não lhe é possível formar juízos mais profundos, vem então os dons do Espírito Santo em seu auxilio. 

Manisfestar o sentido íntimo e profundo das verdades reveladas é objetivo do dom do entendimento, o dom da sabedoria tem por objeto formar juízo reto e seguro no que se refere às coisas de Deus; no que se refere às criaturas pertence ao dom da ciência, e por fim, no que diz respeito aos atos humanos pertence ao dom de conselho.

Tomando esta doutrina definimos o dom da ciência como uma virtude (do latim virtus=força) por mercê da qual, o cristão, no estado de graça e diretamente movido pelo Espírito Santo, conhece e distingue imediatamente, sem discurso, nem raciocínio, de modo direto, poderemos dizer, intuitivo, o que é objeto da fé, regra de bem proceder e ato virtuoso, e a maneira como havemos de servir-nos das criaturas para nos acercarmos da Verdade Suprema.

Este dom é de especial importância em nossos dias já que é o remédio de uma das pragas que afligem o gênero humano desde a renascença, que é o ato de converter o estudo - que em si deve ser usado para nos aproximar de Deus- em arma para combater a fé, renovando costumes pagãos. Este é um dos principais males que afligem a sociedade moderna. 

Portanto, os remédios para uma sociedade ímpia e afastada de Deus é a virtude da fé e seus aliados, quando a alma está em estado de graça, o dom de entendimento e ciência. Pois o dom da ciência combate a ignorância, o entendimento a cegueira de espírito e o embrutecimento (ou seja, baixeza e vileza) dos sentidos. Tais vícios provêm, principalmente, dos pecados da carne que asfixiam a alma. 

Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino













You May Also Like

7 comments

  1. Ana, os devocionais me ajudam muito! Tenho aprendido muito e sinto que eles são como alimento para a minha alma, uma pequena porção que me ajuda a não vacilar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Ana,sou sacerdote e acompanho jovens na direçao espiritual e alguns estao fazendo o plano de vida espiritual.Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Amém, padre! Fico muito feliz em saber disso! Louvado seja Deus! Reze por mim!

      Excluir
  3. Querida Ana. Vc está sendo responsável pelo meu caminho dentro do meu castelo interior... Vc te algum contato específico para dúvidas dos cursos educa-te?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Aqui você encontra as informações mais comuns: https://www.salusincaritate.com/p/educa-te-e-so-para-o-esforco-que-nada.html.

      Para contato pode ser pelo instagram ou quando você clica em "comprar", na página do link acima, existe um link de "contato do vendedor", você poderá solicitar esclarecimento por ali.

      Paz e Bem!

      Excluir
  4. Paz e Bem! Aqui você encontra as informações mais comuns: https://www.salusincaritate.com/p/educa-te-e-so-para-o-esforco-que-nada.html.

    Para contato pode ser pelo instagram ou quando você clica em "comprar", na página do link acima, existe um link de "contato do vendedor", você poderá solicitar esclarecimento por ali.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.