Devocional 35| Dos Atos Bons e Maus em Particular: Virtudes Teologais (São Tomás de Aquino)

by - junho 29, 2020

Dos Atos Bons e Maus em Particular: Virtudes Teologais





Iniciamos a sessão sobre os estudos concretos dos meios que o homem deve empregar para voltar para Deus. 

As virtudes mais nobres dentre as virtudes e aquelas cujos os atos têm maior transcendência são as virtudes teologais. Pois por meio delas se encaminha o homem para o fim sobrenatural, na medida que pode e deve procurar realizá-lo neste mundo. 

Assim, sem as virtudes teologais não pode o homem executar atos meritórios de prêmio sobrenatural. 

As virtudes teologais são três: fé, esperança, caridade. 






Ato de Fé
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Creio, que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.

Ato de Caridade
Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender.
Por amor de vós, amo meu próximo como a mim mesmo.


Ato de Esperança
Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.





Clube de Leitura Conjunta | Salus in Caritate Podcasts

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.