Devocional 18| Ação dos Anjos no Governo do Mundo: Ordens Hierárquicas Angélicas (São Tomás de Aquino)

by - março 02, 2020


Devocional 18 Ação dos Anjos no Governo do Mundo Ordens Hierárquicas Angélicas



No mundo angélico, a que chamamos também de "mundo dos espíritos", dado que os anjos são espíritos e Deus é espírito; também existe - assim como no mundo corpóreo - uma atuação das criaturas uma sobre as outras. A esse influxo São Tomás chama de iluminação, o uso de tal termo se refere ao ato de um puro espírito influir sobre outro para lhe transmitir a iluminação que recebeu de Deus, relacionada com o governo do mundo. 

Essa comunicação, portanto, das iluminações de Deus, em relação ao governo do mundo, ocorrem de forma gradual e ordenada, isso quer dizer que, Deus comunica diretamente suas ordens aos que estão mais próximos Dele, e estes aos demais anjos, porém com uma ordem tão severa que a iluminação dos primeiros só pode chegar aos últimos por ação dos intermediários. 

Assim existe uma ordem angélica, há anjos superiores, intermediários e últimos. 

O mundo angélico se divide em hierarquia e ordens angélicas. 

O termo hierarquia deriva do grego é significa principado sagrado. O significado completo da expressão principado sagrado é: o conjunto de criaturas, homens e anjos, chamados a participar das coisas santas, debaixo do governo de Deus, Rei dos reis e Príncipe Soberano. 

Os homens, no entanto, enquanto vivem neste mundo não são da mesma hierarquia que os anjos, mas no Céu serão admitidos nas hierarquias angélicas. 

Existem três hierarquias angélicas - e em cada uma três ordens - e se distinguem pelo conhecimento que possuem da razão (motivo) das coisas no que refere ao governo do mundo. 

Os da primeira hierarquia recebem as ordens diretas de Deus e seus nomes estão ligados a sua proximidade com Deus. 

Os da segunda hierarquia recebem a iluminação da primeira hierarquia e seus nomes tem relação com o conjunto das coisas criadas. 

Os da terceira hierarquia recebem as ordens divinas da segunda hierarquia, de forma tão concreta e particularizada como é necessários para comunicá-la às nossas inteligências. As ordens que pertencem a essa hierarquia recebem nomes de atos limitados: anjo da guarda, principados (que vem de província). 

Comparados, no entanto, a um ser humano tem atuação imensa.

Existem três ordens (coros) principais dentro de cada hierarquia, dizemos principais, pois que dentro de cada ordem existem subordens e ainda categorias entre os anjos de uma mesma ordem, já que cada anjo tem uma categoria e um ofício particular, mesmo que não nos seja dado conhecê-las. 

Cada anjo é único e irrepetível. Nenhum anjo é igual ao outro, pois assim como os homens, Deus manifesta sua multiplicidade de dons em suas criaturas. 

Essa multidão de anjos executa as ordens divinas em harmonia retratando assim a glória de Deus, por isso chamamos muitas vezes as ordens angelicas de coros angélicos. 

As ordens angelicas são, em ordem descendentes: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. 

Tais ordens se referem a natureza de cada anjo. 

Essas ordens também existem entre os demônios pois a natureza permaneceu neles. Logo há subordinação entre os demônios, no entanto, essa superioridade nunca é usada para praticar o bem; pois entre eles não existe iluminação, já que esta vem de Deus e eles se separaram Dele, por isso que o reino dos demônios chama-se "império das trevas". 

Baseado: Suma Teológica de São Tomás de Aquino em forma de Catecismo



Oração

Santos Anjos inundai minha alma com boas disposições e inspirai as minhas ações. 

Santos Serafins, rogai por mim e inspirai-me uma ardente caridade.
Santos Querubins, rogai por mim e inspirai-me obras de purificação.
Santos Tronos, rogai por mim e inspirai-me o santo temor de Deus. 

Santas Dominações. rogai por mim e inspirai-me a viver na Santa Ordem Divina. 
Santas Potestades. rogai por mim e inspirai-me a amar e adorar a Santa Vontade Divina.
Santas Virtudes, rogai por mim e inspirai-me a trilhar o caminho de saúde espiritual e corporal; afastai de mim os inimigos visíveis e invisíveis, fortalecei-me nas lutas.

Santas Principais, rogai por mim e protegei esta diocese, o país e a Igreja. Inspirai o Papa, todo o clero e os governantes de todo mundo. 
Santos Arcanjos, rogai por mim e inspirai-me a seguir o Santo Evangelho e ser dócil as Ordens de Deus. 
Santos Anjos, rogai por mim e inspirai-me a viver uma vida santa para que no fim da vida eu tenha uma morte santa. 

Nossa Senhora, Rainha dos Anjos e meu Santo Anjo da Guarda; fazei-me fazer a Vontade de Deus. 

Todos anjos do Céu, vinde depressa socorrei-me e guia-me.


ps: esta oração é só uma sugestão pessoal e breve baseada na função de cada coro angélico.





















You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.