Devocional 22| Cooperação do homem na Ação Divina (São Tomás de Aquino)

by - março 30, 2020



papel do homem na ação divina com o exemplo e a abertura a vida




"O homem pode, apesar da sua fraqueza, cooperar com a ação divina, no governo do mundo. Ele faz isso quando procura o bem dos seus semelhantes, se torna assim instrumento de Deus em benefício das almas e dos corpos. 

O homem pode ser instrumento de Deus no que se refere ao bem das almas, de dois modos, pelos seus atos: 

Primeiro se torna causa ocasional da Criação de novas almas;
Segundo porque essas almas infantis se nutrem e crescem em perfeição, com os exemplos e ensinos.

Pode ser instrumento de Deus em benefício dos corpos quando, na lei natural, estabelecida por Deus, podem gerar nova vida humana."

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino.








Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente. Santo Agostinho

Faça uma oração pessoal pedindo a Deus que te faça andar no caminho de um cooperador em ato concreto: pelo exemplo gerando almas e também pelo corpo se abrindo ao dom da vida, de gerar os filhos de Deus e os educar pelo exemplo.







You May Also Like

1 comments

  1. Essa cooperação me faz lembrar a co-criação, ou, subcriação, que Tolkien trabalha no O Senhor dos Anéis. Se analisar desde o princípio do mundo criado por Tolkien, toda a história gira em torno de um lado queqque criar submisso a primeira criação e ao Criador e outros que desejam criar tudo do zero, gerando o caos.
    Cabe a nós ajudarmos a Deus em Sua Criação, sendo submisso a natureza das coisas criadas e cooperar para o bem de todos.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.