Resenha: O Sermão da Montanha| Santo Agostinho

by - março 02, 2020







Nome do livro: O Sermão da Montanha
Autor: Santo Agostinho

Data da leitura: janeiro 2020
Editora: Minha Biblioteca Católica
Total de páginas: 196


Qual o contexto histórico do livro?

Santo Agostinho viveu de 354-430 (existe em média de 800 anos entre Santo Agostinho e São Tomás de Aquino)

O livro foi escrito de forma despretensiosa e se tornou, mesmo não sendo a obra mais famosa de Santo Agostinho; um marco obrigatório em todos os estudos escolásticos. 

- Aula de apoio do Professor Carlos Nougué aqui (o professor faz traduções dessa obra há 18 anos)


O que esse livro acrescentou na minha vida pessoal?

Aprofundamento nas bem aventuranças em relação a moral cristã (tudo rumo ao Sumo Bem)

Para quem você indicaria esse livro?

Para os que precisam alimentar a alma com a reta interpretação da Bíblia. 


Citações favoritas:


"É o serviço prestado pelo corpo que ilustra a doutrina, a qual, por meio de instrumentos corporais, como a voz, a língua e outros movimentos corpóreos, ensina as boas obra aos ouvintes."


"Portanto, só possui um coração simples e puro quem passa por cima dos louvores humanos e busca os olhares e o agrado do Único que vê a consciência. Tudo o que procede dessa pureza de consciência é tanto mais louvável, quando menos louvor humano busca."


"O problema não é ser visto pelos homens, e sim viver uma vida justa para ser visto pelos homens".


"É impossível agradar a Deus se o homem não for um bom exemplo para os que serão salvos."

"O objetivo da oração é pacificar e purificar o nosso coração tornando-nos capazes de receber as dádivas divinas, que nos são infundidas de modo espiritual". 


"Portanto, orar é converter o coração Àquele que está sempre disposto a dar, para que recebamos o que nos quer dar. Durante essa conversão, ocorre a purificação do olho interior, que deixa de desejar as coisas temporais, a fim de que, simplificado, possa suportar a luz simples que refulge sem ocaso e sem mudança, e não só possa suportar essa luz, como também permanecer nela sem experimentar sofrimento, ou melhor, experimentando aquele gozo inefável que perfaz a vida verdadeira e simplesmente bem-aventurada". 


"Seu nome é grande onde se reconhece a grandeza de Sua Majestade. Assim, Seu nome é santo onde os homens o veneram e temem ofendê-Lo."


"Nossa boa vontade vem primeiro, segue o chamado e, depois, cumpre-se em nós a vontade de Deus, assim como nos anjos celestiais, de tal modo que nenhuma adversidade resista a nossa beatitude, estabelecendo a verdadeira paz. Seja feita a Sua Vontade, também significa: obedeçam aos teus preceitos, como no céu, assim na terra; como fazem os anjos, assim também façam os homens."

"Aqueles que fazem a vontade de Deus, neles é feita a vontade de Deus, não porque façam com que Deus queira, mas porque fazem o que Deus quer, isto é, agem segundo a vontade d'Ele".


"Contudo, o homem cristão não deve usar ornamentos supérfluos só porque alguns hipócritas, para enganar os incautos, usam vestes austeras e simples, pois as ovelhas não devem tirar sua pele só porque, às vezes, os lobos se passam por elas."

 "Devemos fazer o bem por causa da salvação eterna dos outros, e não por causa de algum conforto temporal nosso".

"(no jejum) ungir a cabeça significa alegria; lavar o rosto, pureza."

"Algo se suja quando se mistura a uma natureza inferior, mesmo que esta natureza não seja vil em si mesma."

"... todas as nossas obras são puras e agradáveis a Deus quando feitas com um coração simples, isto é, tendo em vista as realidades celestes e tendo por fim a caridade, pois o amor é complemento da lei (Rm 13, 10)" [ps: o Sumo Bem que é Deus mesmo]

"Se ela for pura e reta, e tiver em vista aquilo que deve ser o nosso fim, então todas as nossas obras, realizadas segundo essa intenção, serão necessariamente boas." [nosso fim é o Paraíso, a Vida Eterna]

"A firmeza e o vigor para trilhar o caminho da sabedoria vem da retidão moral, que nos faz ter um coração puro e simples".

 "A vontade (voluntas) só pode querer o que é bom, pois querer o que é mau não é propriamente vontade, mas concupiscência (cupiditas)".


"Portanto, não são estes os frutos que nos permitem saber se a árvore é boa ou má. Tais obras, quando feitas com boa intenção e com veracidade, são verdadeiras peles de ovelha; quando feitas com má intenção e com falsidade, prestam-se apenas a disfarçar os lobos. Contudo, as ovelhas não devem odiar a sua pele só porque os lobos às vezes se escondem debaixo dela."


"Tudo o que se ouve ou se aprende só adquire firmeza quando é posto em prática".




O que você aprendeu sobre a Igreja com essa leitura?


A contribuição cristã para a base da convivência entre as pessoas através da moralidade cristã. 










You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.