Sendo Católico: Quem é Jesus Cristo?

by - junho 18, 2019


Sendo Católico: Quem é Jesus Cristo?


Tempo de Leitura: 1 minuto

"Uma certa memorização das palavras de Jesus, de passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos, das fórmulas de profissão de fé, dos textos litúrgicos e das orações essenciais e de noções chaves da doutrina..., longe de ser contrária à dignidade dos jovens cristãos, ou de constituir para eles um obstáculo para o diálogo pessoal com o Senhor, é uma verdadeira necessidade... É preciso ser realista. As flores da fé e da piedade cristã, se assim se pode dizer, não crescem nos espaços ermos de uma catequese sem memória. O essencial é que os textos memorizados sejam ao mesmo tempo interiorizados, compreendidos pouco a pouco na sua profundidade, a fim de se tornarem fonte de vida cristã pessoal e comunitária" (Catechesi Tradendae, ponto 55, de São João Paulo II, 1979)


Catequese Essencial I: aqui


Catequese Essencial II: aqui


Catequese Essencial III: aqui



Catequese Essencial IV: Doutrina da Igreja Católica

Quem é Jesus Cristo?


Jesus Cristo é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, o Filho de Deus, que, no seio da Virgem Maria, por obra do Espírito Santo, se fez homem para nos salvar (Mt 1, 21).

1- O Redentor do homem: Deus, na plenitude dos tempos, enviou ao mundo o Seu Único Filho, que assumiu a natureza humana e, com o Seu sacrifício e a Sua ressurreição, restituiu aos homens a Graça perdida com o pecado original.

2- Segundo Mistério da Nossa Fé: O mistério de Jesus de Nazaré, Redentor do homem, exprime-se com as seguintes palavras: ENCARNAÇÃO, PAIXÃO, MORTE  e RESSURREIÇÃO de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O sinal da Cruz, se bem feito, enquanto com as palavras manifesta o Primeiro Mistério (Deus é Uno e Trino), com os gestos manisfesta o Segundo (Jesus Cristo é Filho de Deus).

Por isso, o verdadeiro cristão católico faz sempre com devoção e sem pressa o sinal da Cruz.






You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.