Sendo Católico: Para que foi criado o homem?

by - maio 23, 2019


Sendo Católico: Para que foi criado o homem?



"Uma certa memorização das palavras de Jesus, de passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos, das fórmulas de profissão de fé, dos textos litúrgicos e das orações essenciais e de noções chaves da doutrina..., longe de ser contrária à dignidade dos jovens cristãos, ou de constituir para eles um obstáculo para o diálogo pessoal com o Senhor, é uma verdadeira necessidade... É preciso ser realista. As flores da fé e da piedade cristã, se assim se pode dizer, não crescem nos espaços ermos de uma catequese sem memória. O essencial é que os textos memorizados sejam ao mesmo tempo interiorizados, compreendidos pouco a pouco na sua profundidade, a fim de se tornarem fonte de vida cristã pessoal e comunitária" (Catechesi Tradendae, ponto 55, de São João Paulo II, 1979)

Catequese I: aqui


Catequese Essencial II: Doutrina da Igreja Católica



II- Para que foi criado o homem?

O homem foi criado para conhecer, amar e servir a Deus neste mundo e, assim, correspondendo à sua vocação pessoal, merecer a amizade com o próprio Deus agora na terra e para sempre no Céu (cf. Tm 2, 4).

1- Imagem de Deus

"A afirmação primordial da antropologia, comunicada pela Igreja, é a do homem como Imagem de Deus" (João Paulo II - Puebla / 08-01- 79). 

O homem é uma criatura racional, composta de alma e corpo. É Imagem de Deus, a mais bela das criaturas, pelas qualidades com que Deus enriqueceu a sua alma

- a inteligência, para conhecer o seu Criador, louvá-lo e bendizê-lo; 
- a vontade, para cumprir as ordens do Criador e escolher, com liberdade, o que é bom para a felicidade;
- o sentimento, para amar a Deus e aquilo que revela a sua glória.

O corpo foi dado por Deus ao homem para servir de instrumento à inteligencia, à vontade e ao sentimento.


2- Dons preternaturais:

Além da Graça Santificante, Deus concedeu aos nossos primeiros pais outros dons, chamados "preternaturais", quais sejam:

 - a integridade, isto é, a perfeita sujeição dos sentidos à razão; 
- a imunidade a todas as dores e doenças, 
- a imortalidade do corpo
- a ciência infusa proporcional ao seu estado.

Quando o pecado entrou no mundo perderam-se os dons preternaturais e em seu lugar surgem as feridas do pecado original: a ignorância, a morte, a concupiscência (os sentidos não são submissos à razão). 

Dessa escravidão - do pecado - veio nos resgatar Nosso Senhor Jesus Cristo que é a Verdade remédio da ignorância, Vida que nos resgatou das garras da morte eterna, Caminho de virtudes que nos afasta da trilha animalesca da escravidão dos sentidos. 

3- Conhecer - Amar - Servir: 

Para conhecer a Deus: deve-se ler a Bíblia, estudar o Catecismo, ler um livro piedoso e meditar "sobre as coisas do alto"; sobre o que é "belo, bom e justo".
Para amar a Deus: deve-se obedecer aos seus mandamentos; rezar cada dia o ato de caridade; 
Para servir a Deus: fazer o bem ao próximo.

O São Dom Luiz Orione dizia: "Fazer o bem a todos, fazer o bem sempre; fazer o mal nunca e a ninguém".

Ato de Caridade

Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que vos ofender.

Por amor de vós, amo meu próximo como a mim mesmo.


"A glória do homem é Deus; porém o receptáculo de toda a ação de Deus, de sua sabedoria e de seu poder, é o homem" ( Santo Irineu)

Viva a Cristo Rei!

Referência: Catecismo Essencial, 1987

Downloads Gratuitos

Outros


You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.