Como ser modesta sem ser sem graça e a febre da cartela de cores e estilo

by - maio 06, 2021

Como ser modesta sem ser sem graça e a febre da cartela de cores e estilo




Texto original de: 2017
Atualização 1: dezembro de 2019
Atualização 2: maio de 2021


Hoje, quero falar sobre um tema que vem incomodando algumas meninas e até rapazes.

Principalmente as meninas, ao exercitar a virtude da modéstia (sobre a virtude aqui), chegam a um período de "estou me sentindo sem graça, sem sal, nem açúcar". Aí eu pergunto, "o que você mais usa e quais as cores que você usa?", "já viu se combina com seu tom de pele?". A maioria nunca pensou nisso. Mas o fato é que mesmo sem a modéstia isso é importante para não nos sentirmos assim, mas quando mudamos gradativamente o guarda roupa, isso se torna mais visível. O fato é que,  inconscientemente, as moças passam a vestir cores sóbrias (azul, preto, marrom...). Ou por outro lado, passam a vestir uma saia preta e uma camiseta, o que pode ficar muito bom, se a saia estiver adequada ao biotipo e as cores ao tom de pele...mas muitas vezes não está.

Já te falo que não estou querendo "ditar a cor" que se deve usar. Mas o fato é que existem tons que "ornam" conosco e outros não, uia!

Então, o que fazer? "Ana eu nem sei ver essas coisas!". 

O primeiro passo está em entender a divisão dessa área que se chama Colorismo, é uma técnica que os estilistas, maquiadores e publicitários usam para fazer aquela modelo ficar muito bem na foto, sabe? Ou seja, colocar nelas o tom que combina com a pele, cabelo e olhos. 

Muita gente acha isso inútil, que não importa, a modéstia não limita a beleza, ela realça a beleza. Não de uma forma sensual e sexual, mas de uma forma pura e celestial.

Assim, saiba usar essa técnica para escolher dentre as suas cores as que favorecem esse objetivo, mas não corra o risco de tornar a virtude em uma forma de adequação ou uma nova forma de modismo em relação a cores e estilos, usar uma ferramenta é diferente de transformá-la na finalidade. A Modéstia está sempre de mãos dadas com a beleza, mas veja bem, se sua noção de beleza não está deturpada e corrompida pelo sexy, pelo sensual e pelo chamativo. Também observe que existem coisas que em uma pessoa pode não ficar chamativo, pode até ficar singelo, mas que em você pode ficar chamativo, até um pouco "aparecido demais", isso acontece por muitas razões, pelo formado do corpo, do rosto, do tom da pele e do temperamento... existem pessoas que são naturalmente mais sensuais, então quando colocam cores e certas maquiagem aquilo é realçado. Por fim, se lembre: a ferramenta não é a finalidade. 

Então terá que se observar e não somente imitar as pessoas e fotos que vê. Inspiração é diferente de imitação. Você é um ser único e irrepetível. 


(adicional 2021) Esse texto foi publicado, originalmente, em 2017, ninguém falava sobre essa bendita colorimetria, esse texto foi um dos primeiros a inspirar as pessoas, inclusive profissionais da área a doar seus talentos para algo mais. Depois aconteceu um aumento significativo do uso da técnica em vários meios e o assunto se tornou mais comum e o comum acabou se tornando uma finalidade, a virtude foi deturpada e o acessório tomou o lugar do essencial (que é a virtude como mortificação, a beleza dos santos, e não uma espécie de Esquadrão da Moda mais ou menos Católico), fiz uma atualização neste material em dezembro de 2019 e agora escrevo este lembrete em maio de 2021. As ferramentas são só ferramentas, a virtude pode ser vivida sem nenhuma dessas ferramentas. Rezo a Santa Virgem que as moças coloquem seus olhos nEla e não em coisas e pessoas que passam e podem deturpar a vivência da virtude. 

Não caia na armadilha de acabar buscando ter graça diante dos homens e perder a graça de viver os ensinamentos dessa virtude tão rica: ensinamentos de mortificação e comedimento, de retidão e disciplina, de mansidão e fortaleza, de equilíbrio afetivo e sexual, de caridade e amor efetivos.  

Viva a modéstia sem perder a graça que realmente importa e santifica. 



Modéstia em São Tomás de Aquino:


Ora, essa afeição desordenada pode manifestar seu exagero de três formas. Primeiro, quando se busca o prestígio social mediante um modo refinado de vestir-se e de enfeitar-se. Por isso, diz Gregório: ‘Julgam alguns que não é pecado usar um vestuário fino e precioso. Mas se não o fosse, jamais a palavra de Deus teria dito que o rico, atormentado no inferno, estivera vestido de linho fino e de púrpura, pois ninguém traja roupa preciosa, isto é, superior à sua condição, senão por vanglória’. – Outra manifestação dessa exagerada preocupação com a roupa acontece quando nisso se buscam os prazeres do corpo, vendo na roupa um atrativo para tais prazeres. – E a terceira manifestação seria a preocupação exagerada com a roupa, ainda que não interfira nenhuma finalidade má.
Olhando, agora, a questão pelo lado da deficiência, podem-se distinguir duas desordens segundo o afeto. A primeira, por negligência, quando não se tem cuidado nem diligência em se vestir corretamente. Por essa razão, o Filósofo diz que é relaxamento ‘deixar o manto arrastar-se pelo chão, sem nenhum empenho por levantá-lo’. – A segunda é a dos que se vangloriam dessa mesma falta de cuidado com a aparência. Por isso, Agostinho diz que ‘pode haver vaidade não só no brilho e no luxo dos ornatos do corpo, mas até numa apresentação negligente e degradante e tanto mais perigosa quanto procura nos enganar, a pretexto de serviço de Deus’. E o Filósofo diz que ‘tanto o excesso quanto a deficiência dizem respeito à jactância. 
Em relação aos adornos das mulheres, devem-se fazer as mesmas observações antes feitas, em geral, sobre a apresentação exterior, destacando, porém, algo especial, ou seja, que os adornos femininos despertam a lascívia nos homens, segundo o livro dos Provérbios: ‘Eis que essa mulher lhe vem ao encontro, trajada qual prostituta, toda insinuação’. No entanto, pode a mulher, licitamente, empenhar-se por agradar ao marido, para evitar que ele, desdenhando-a, venha a cair em adultério. Por essa razão, se diz na primeira Carta aos Coríntios: ‘A mulher casada preocupa-se com as coisas do mundo: ela procura como agradar o marido’. Portanto, se a mulher casada se enfeita para agradar ao marido, pode fazê-lo sem pecado. Mas as que não têm marido nem os querem ter e vivem em celibato (as consagradas), não podem, sem pecado, querer agradar aos olhos dos homens, para lhes excitar a concupiscência, porque isso seria incentivá-los a pecar. Se, pois, se enfeitarem com essa intenção de provocar os outros à concupiscência, pecam mortalmente. Se o fizerem, porém, por leviandade, ou mesmo por um desejo vaidoso de aparecer, nem sempre será pecado mortal, mas às vezes venial. Diga-se o mesmo, aliás, a respeito dos homens. Por isso, escreve Agostinho: ‘Sugiro-te que não te precipites em proibir enfeites de outro ou vestes preciosas, a não ser aos que, não sendo casados nem querendo sê-lo, deveriam pensar em como agradar a Deus.

(adicional 2021) Bom senso é bom, até nas cores, pois a modéstia é moderação. As cores trazem em si uma mensagem e somadas à características físicas e comportamentais podem gerar uma mensagem nada modesta, mesmo num vestido longo e de mangas. Nós devemos ser capazes de verificar essas sutilezas e nos  vestirmos seguindo, não somente uma paleta que orna com o tom de pele, mas também que orne com a mensagem que uma Filha de Deus deve passar: de pureza, recato, beleza, singeleza, discrição. Alguns tons são tudo menos discretos, são feitos para chamar a atenção, no sentido ruim, já que a modéstia também chama a atenção, mas para as coisas eternas, discretas, puras. 

Lembro que o que verá abaixo é uma ferramenta, um conhecimento e não deve ser a finalidade, nem tão pouco algo visto como muito importante, uma vez que quando você descobre quem você é em Deus, com a ajuda da Santíssima Virgem Maria, a Beleza Suprema do Senhor guia e molda tudo como quer, segundo os olhos de Deus. Melhor especialista não há!


Voltando ao que escrevi em 2017, uma época em que ninguém falava disso até soterrar a virtude (saudades... vamos ver o que acontecerá depois disso): 



Usando Colorismo para viver a virtude da Modéstia como Expressão da Beleza. 


Baseado nisso, vamos ver que nessa técnica você terá tabelas de cores que se dividem exatamente de acordo com as estações do ano: Primavera e Outono, Verão e Inverno. 


A Primavera e o Outono possuem cores quentes e muitas vezes mais vivas.

O Verão e o Inverno possuem cores frias. 


Consideramos, não a temperatura, mas as cores que prevalecem em cada estação.




Mas como usar essa informação se não sabemos o tom da nossa pele?


A nossa pele possuí tons quentes.

Para saber qual o seu tom, você deve olhar seu punho e ver a cor da suas veias.

Colorismo e Modéstia Como descobrir o tom da pele


Caso você seja neutra, você se dá bem com todos os tons, mas te lembro que sempre existe uma paleta que fica melhor, mesmo nesses casos.

Visto se você tem o subtom quente ou frio, devemos saber a estação.

Se você tem o subtom frio e é morena você esta na paleta do Inverno.

Colorismo e Modéstia Paleta Inverno


Se você tem o subtom frio e é loira ou tem cabelo caramelo esta na paleta do Verão.

Colorismo e Modestia Paleta Verão

Se você tem o subtom quente e é morena você esta na paleta do Outono.

Colorismo e Modestia Paleta Outono


Se você tem o subtom quente e é loira ou cabelo caramelo esta na paleta do Primavera.

Colorismo e Modestia paleta primavera


Lembre-se: não troque o essencial pelo acessório. 



(adendo 2021)

"Ó Santíssima Virgem Maria, Ó Santo Anjo da Guarda, fazei-nos fazer a Vontade de Deus".



Livros de formação sobre Modéstia:

Obs: se a leitura ficar muito difícil e você se sentir incomodada, inquieta ou revoltada, peça ajuda a Nossa Senhora; leia, reze e silencie. Ela lhe ajudará a fazer o melhor, pois a virtude é das o máximo de si: "a virtude é uma disposição habitual e firme para praticar o bem. Permite à pessoa não somente praticar atos bons, mas dar o melhor de si mesma. A pessoa virtuosa tende para o bem com todas as suas forças sensíveis e espirituaisprocura o bem e opta por ele em atos concretos." (Catecismo da Igreja Católica, ponto 1803)


- Bíblia Sagrada (aqui)
- Catecismo de São Pio X (aqui)
- Compêndio de Ascética e Mística (ponto 700 e seguintes, aqui)
- Modéstia o Caminho da Beleza e da Santa Ordem (aqui)
- Modéstia da Teoria à  Prática (aqui)
- Guia sobre Modéstia (sem relativismo) (aqui)
- Virtudes de Nossa Senhora (aqui)
- Privilégio de ser mulher (aqui)
- A calça e a emancipação feminina (aqui)


- Seleta sobre Modéstia On-line (textos dos Padres, Santos e membros ilustres da Igreja, basta clicar no título para ler):

Pronunciamentos Papais e da Sagrada Congregação do Concílio: 









Pronunciamento de Santos













Pronunciamento de Cardeais, Bispos, Monsenhores, Cônegos e Padres




4. Soldados da pureza, por Dom Tihamér Tóth




8. Maria - Modelo acabado do mundo feminino, pelo Padre Hardy Schilgen

9. Modéstia no vestir - Cuidado com a moda!, pelo Padre Hardy Schilgen


11. A modéstia: I - No porte e nos olhares / II - Nas conversas e recreios, pelo Padre F. Maucourant


13. Castidade / Modéstia / Castidade do coração, pelo Padre Gabriel de Santa Maria Madalena


15. Vestidas com o sol, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

16. Eu e minha toilette... Algemas da moda!, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



19. Relatividade do pudor?, pelo Padre Geraldo Pires de Souza

20. Com teus vestidos, pelo Padre Geraldo Pires de Souza



23. Grandes tesouros para a donzela cristã: modéstia e humildade, pelo Padre J. Baetman



26. O coquetismo, pelo Padre J. Baetman


28. Vaidade feminina, pelo Padre Manuel Bernardes

29. Ambição e moda, pelo Padre Luis Chiavarino

30. Conversas, pelo Frade Frutuoso Hockenmaier





Paz e Bem!
Singelamente,
Ana






You May Also Like

2 comments

  1. Ola, gostei muito do artigo, apesar de eu ser muculmana, sei que compartilhamos muitas coisas como a pratica da virtude. Achei lindo as suas palavras no video.

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto, reli antea e agora em 2021 ficou mais claro. Obrigada, Ana Paula. ❣

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.