Carta 8: Medos

by - janeiro 15, 2021

Carta 8 Medos

Foto de Edouard Boubat em 1930


Piracicaba, 14 de maio de 2019

Paz e Bem!

Eu sei... você tem medo... eu também tenho. Temos medos diferentes. Mas não lhe parece estranho que tudo atualmente esteja voltado para o medo?

Há muito tempo não vejo nem mesmo o noticiário, on line ou na tv - nem assisto tv na verdade - longe de ser uma forma de reclusão, já que estou mais informada dessa forma, esses meios são canais do medo, tudo dito ali é voltado para ter medo e medo de tudo. É uma forma eficaz de fazer com que as pessoas fiquem doentes.

Também não gosto de redes sociais, tenho constantemente a impressão que parece um rio do medo, sorte que é possível levantar um pouco a luz do batismo para ver se ilumina ao menos aqueles que estão por perto.

Na Igreja existe medo também, é espantoso, eu bem sei, mas muitos estão com medo de levantar a vela do seu batismo na Igreja. Eu me impressiono com o número de pessoas que tem medo do padre, tem medo do que vão pensar dela, tem medo do que vão falar, tem medo, medo, medo. E os padres também tem medo, tem medo dos outros padres, tem medo do povo, tem medo da rebeldia do povo - esse que não é um medo infundado, de fato, a maior parte do povo está pronto a jogar pedra e dizer que quer bons padres, mas quando encontram um com martelo e cinzel na mão pronto para lapidar aquela alma, não gostam... mas nem por isso deveria ser o maior motivo de abatimento dos padres e dos leigos.

Deus não nos deu um espírito de medo. Você leigo não deve ter medo do padre, seja ele quem for, nem mesmo do bispo. Principalmente você que é mais tradicional e tem a tendência de se transformar numa topeira que foge do padre a todo custo, fica indo cada domingo numa Igreja da cidade...isso não é o que a Tradição diz, nós temos que frequentar uma - uma entendeu? - comunidade e lá levantar a sua vela, ser capaz de viver bem a Santa Missa, usar o véu como a maioria das que estão aqui desejam e não fazem, comungar de joelhos como os que estão aqui desejam e não fazem. Não fazem por medo. Parem com isso, sim!? Ficar pensando no que vão dizer, no vão falar, no vão sei lá o quê, é vaidade. Isso sim é vaidade, se importar com outros olhos que não são os de Deus. Quem sabe um bom padre não está esperando esse ânimo?

Singelamente, Ana


You May Also Like

1 comments

  1. Muitíssimo obrigada por essa carta, Ana. Ela me deu uma paz no espírito quer estava precisando.

    Deus te abençoe imensamente.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.