Carta 11: Quando nada acontece

by - janeiro 19, 2021

Carta 11 Quando nada acontece
Pintura: "The House Maid" por William McGregor Paxton, 1910






Piracicaba, 18 de agosto de 2019

 

“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo.” João Guimarães Rosa
Se sentes cansado, eu também. No entanto, apesar de toda exaustão basta elevar o olhar e ver as belezas em flor que um olhar petrificado não poderia ver.

Me parece estranho que no caminho da vida as flores não cresçam rente ao caminho, mas acima, como que vindas do Céu.

Não é fácil ver que o bom e o ruim provêm das mãos de Deus, mas assim é. Deus tudo dá e tudo coopera para o nosso bem, mesmo que nos cause desgostos, cansaços, tristeza, decepção. E nós temos que "florir no terreno em que o Senhor nos plantar", como diria Santa Clara.

É um pequeno grande ato heroico, velado, essa prática de se conformar e se alegrar com tudo, veja bem, tudo que nos acontece, para assim termos a paz que Deus nos oferece. Eu sei, eu sei, é árduo... Mas, deveras, parece que não há outro caminho para a paz e alegria além de abraçar as flores do Céu como nos vêm, sejam elas coisas boas ou ruins, já que tudo ocorre segundo a permissão divina para nosso maior bem.

Então, eu estou cansada, você está cansado, mas olhemos para cima e tudo ficará muito bem! A paciência praticada é perseverança (Per = totalmente, Severo = firme). A vida é a única caminhada que pode ser feita, bem feita, com os olhos fitos nas alturas, assim podemos caminhar em paz mesmo cansados. 

“Deus nos dá pessoas e coisas,
para aprendermos a alegria…
Depois, retoma coisas e pessoas
para ver se já somos capazes da alegria sozinhos…
Essa… a alegria que ele quer”
Guimarães Rosa

Ps: não gosto de Guimarães Rosa, pasme se quiser, mas tais frases vieram a calhar.

Singelamente, Ana



You May Also Like

1 comments

  1. Quando nos colocamos nas mãos maternas de Maria, tudo o que acontece conosco será bom, pois a vontade de Deus é sempre melhor que a nossa.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.