Carta 11: Quando nada acontece

by - domingo, agosto 18, 2019

Carta 11 Quando nada acontece
Pintura: "The House Maid" por William McGregor Paxton, 1910






Piracicaba, 18 de agosto de 2019


“Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo.” — João Guimarães Rosa

Se sentes cansado, eu também. No entanto, apesar de toda exaustão, basta elevar o olhar e ver as belezas em flor que um olhar petrificado não poderia ver.

Me parece estranho que, no caminho da vida, as flores não cresçam rente ao caminho, mas acima — como que vindas do Céu.

Não é fácil ver que o bom e o ruim provêm das mãos de Deus, mas assim é. Deus tudo dá, e tudo coopera para o nosso bem, mesmo que nos cause desgostos, cansaços, tristeza, decepção. E nós temos que "florir no terreno em que o Senhor nos plantar", como diria Santa Clara.

É um pequeno grande ato heroico, velado, essa prática de se conformar e se alegrar com tudo — veja bem, tudo — que nos acontece, para assim termos a paz que Deus nos oferece. Eu sei, eu sei, é árduo... Mas, deveras, parece que não há outro caminho para a paz e a alegria além de abraçar as flores do Céu como nos vêm, sejam elas coisas boas ou ruins, já que tudo ocorre segundo a permissão divina para nosso maior bem.

Então, eu estou cansada, você está cansado, mas olhemos para cima — e tudo ficará muito bem! A paciência praticada é perseverança (Per = totalmente, Severo = firme). A vida é a única caminhada que pode ser feita, bem feita, com os olhos fitos nas alturas. Assim, podemos caminhar em paz, mesmo cansados.

“Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria… Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinhos… Essa… a alegria que Ele quer.” — Guimarães Rosa



P.S.: Não gosto de Guimarães Rosa — pasme se quiser — mas tais frases vieram a calhar.

Singelamente, Ana



You May Also Like

1 comments

  1. Quando nos colocamos nas mãos maternas de Maria, tudo o que acontece conosco será bom, pois a vontade de Deus é sempre melhor que a nossa.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.