Devocional 40| Do Dom do Temor Correspondente à Virtude da Esperança: Temor Servil; Temor Filial (São Tomás de Aquino)

by - agosto 03, 2020





Textos anteriores clique do Devocional aqui


O efeito que produz a virtude da esperança nos fiéis enquanto vivem neste mundo é o de fortalecer a vontade contra o excessivo temor de não alcançar a glória. 

Existe um temor que é essencialmente bom e enlaçado à virtude da esperança, este é o temor de Deus, chamado temor filial. 

O temor filial nos obriga a venerar a Deus em atenção à sua excelência e infinita majestade, e a considerar como a maior das desgraças a de ofendê-lO, ou expor-se a perdê-Lo por toda a eternidade. 

No entanto, existe um temor de Deus que é distinto do filial, conhecido como temor servil. O temor servil se designa como certo sentimento ínfimo, próprio dos escravos que temem o amo porque ameaça com castigos. 

O temor das penas com que Deus ameaça os pecadores é sempre temor servil; porém nem sempre é defeituoso ou envolve pecado. 

Será pecaminoso quando considera o castigo ou perda de qualquer bem criado como mal supremo. 

Se alguém temesse o castigo, não como objeto principal do temor, mas enquanto leva consigo a perda de Deus, a quem ama sobre todas as coisas, não experimentaria temor servil pecaminoso, este temor seria bom, ainda que de ordem inferior ao temor filial. 

Dizemos que é inferior, porque o que tem amor filial jamais se preocupa com a perda dos bens criados, contanto que consiga a posse de Deus, Bem incriado. 

O temor filial, portanto, é motivado unicamente pelo pesar e pelo sentimento de perder o bem infinito, ou de expor-se a perdê-lo. 

O temor filial tem uma ligação estreita com o dom do Espírito Santo chamado dom do temor, já que em virtude (a palavra virtude vem do latim virtus que significa força) deste dom, o homem se mantém sujeito a Deus, e em vez de resistir aos movimentos da graça, segue com docilidade seus impulsos. 

A diferença do dom do temor e a virtude da esperança é: a esperança olha diretamente ao bem infinito alcançável com o favor divino, e o dom de temor considera a irreparável desdita de perder a Deus, fazendo-se, pelo pecado, indigno dos auxílios sobrenaturais. 

No entanto, a virtude da esperança é mais nobre que o dom do temor; porque as virtudes teologais são superiores aos dons, e também porque a esperança nos move e impele para Deus em qualidade de bem supremo, e o temor se estaciona na consideração do mal que resultaria em perdê-lo. 

O dom do temor (filial), por sua vez, é inseparável da caridade. No entanto, é possível coexistir a caridade com o temor servil não pecaminoso; quando isso acontece o inicio dos atos é motivado pelo temor servil mas a medida que a caridade os incremente este temor passa a evoluir até se tornar temor filial, que é caracterizado pelo temor em perder a Deus que é a nossa única e verdadeira felicidade. 

O dom do temor permanece quando a alma alcança a bem aventurança no Céu; porém em estado mais perfeito e com atos distintos dos praticados neste mundo. Esses atos praticados no Céu consistem de uma espécie de aniquilamento, produzido, não pelo temor de perder a Deus, mas pela admiração de sua soberana grandeza e estremecedora majestade, comparada com a própria pequenez, pois o bem aventurado tem sempre a mais íntima convicção de que sua felicidade só de Deus depende. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino

You May Also Like

2 comments

  1. Olá Ana. Vc é muito especial. Que textos maravilhosos! Quanta doçura! Quanta sabedoria! Já assisti quase todos os seus vídeos e todos os podcasts. Comprei tbm o curso da Ansiedade. A minha está mudando a cada dia... Tenho apenas um desejo: ir para o céu! Só isso me interessa agora. O céu!!!!!
    Vc tem algo específico sobre depressão? Quero que meu filho também deseje apenas o céu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Louvado seja Deus! Fico feliz em contribuir! No Educa-te tem uma sobre a doença espiritual da tristeza, juntamente com outras doenças espirituais que pode ajudar nesta questão tão complexa, já que este não é o único fator, no entanto, é muito bom ver os remédios que os Padres do Deserto orientam e buscar aplicá-los, somando com os outros tratamentos indicados pelos profissionais.

      Paz e Bem!

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.