Devocional 28: A radicalidade do caminho das virtudes

by - maio 11, 2020


Devocional 28 A radicalidade do caminho das virtudes






Afinal, o que significa adquirir virtudes? 

Trata-se da aquisição e aperfeiçoamento de todos os hábitos que inclinam o homem a proceder bem. 

Os hábitos virtuosos são certas disposições e inclinações das diversas faculdades (inteligência e vontade), que fazem bons os atos correspondentes. As virtudes se originam de três modos: há ocasiões em que são conaturais ao homem; noutras são adquiridas com exercício e às vezes direta e sobrenaturalmente infundidas por Deus. 


 Faculdade da Inteligência 

Sobre a faculdade da inteligência agem as chamadas virtudes intelectuais, seu efeito é conduzir o homem pelos caminhos da verdade; são elas: inteligência, sabedoria, ciência, prudência e arte. Quanto ao objetivo de cada uma: 

  • da inteligência - facilitar o conhecimento dos primeiros princípios; 
  • da sabedoria - facilitar o conhecimento das causas segundas e supremas; 
  • da ciência - facilitar o conhecimento das conclusões;
  • da prudência - a direção da vida moral
  • da arte - a execução das obras externas. 

A considerada, moralmente, a mais importante é a prudência

No entanto, há na inteligência humana uma virtude muito mais elevada do que as já mencionadas, a virtude da fé


 Faculdade da Vontade 


Na faculdade da vontade, por sua vez, existem a virtude da caridade e da esperança que possuem a mesma categoria elevada que a virtude da fé tem na faculdade da inteligência. 

Tais virtudes (fé, esperança e caridade) são chamadas virtudes teologais, possuem este nome pois provêm exclusivamente de Deus. 

Na faculdade da vontade existe ainda a virtude da justiça.

 Potências sensitivas de ordem afetiva 

Além das faculdades da vontade e da inteligência, o homem também possui as potências sensitivas de ordem afetiva. A faculdade da vontade e da inteligência tem como sujeito o espirito, já as potencias sensitivas tem por sujeito o composto alma e corpo. 

Assim as potências sensitivas (que visam o composto alma e corpo) também são influenciadas por virtudes especificas; as virtudes que adornam essa potência são: a fortaleza, a temperança. 

As virtudes da justiça, da fortaleza e da temperança, formam o conjunto das virtudes morais ou também chamadas virtudes cardeais. Ganham este nome pois são o eixo em volta do qual giram as demais virtudes, exceto as teologais. 

O homem precisa possuir todas as virtudes, tanto teologais como morais, para que suas ações sejam boas em conjunto. Se lhe falta uma só não pode ser chamado virtuoso, pois faltando uma as demais são informes ou incompletas. 


Baseado na Suma Teológica de São Tomás em Forma de Catecismo










You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.