Sendo Católico: O que é a Igreja?

by - julho 10, 2019




Tempo de Leitura: 2 minutos

"Uma certa memorização das palavras de Jesus, de passagens bíblicas importantes, dos dez mandamentos, das fórmulas de profissão de fé, dos textos litúrgicos e das orações essenciais e de noções chaves da doutrina..., longe de ser contrária à dignidade dos jovens cristãos, ou de constituir para eles um obstáculo para o diálogo pessoal com o Senhor, é uma verdadeira necessidade... É preciso ser realista. As flores da fé e da piedade cristã, se assim se pode dizer, não crescem nos espaços ermos de uma catequese sem memória. O essencial é que os textos memorizados sejam ao mesmo tempo interiorizados, compreendidos pouco a pouco na sua profundidade, a fim de se tornarem fonte de vida cristã pessoal e comunitária" (Catechesi Tradendae, ponto 55, de São João Paulo II, 1979)


Catequese Essencial I: aqui


Catequese Essencial II: aqui


Catequese Essencial III: aqui


Catequese Essencial IV: aqui


Catequese Essencial V: aqui



A Igreja é a família que Jesus Cristo quis instituir na terra (Mt 16, 18) como meio para salvar toda a humanidade. Chama-se também Corpo Místico de Cristo e Sacramento Universal de Salvação.

I- A Missão da Igreja


Jesus instituiu como comunidade de vida, de caridade e de verdade, "para levar o Reino de Deus, isto é , a salvação a toda humanidade" (Gaudium et Spes, 45). A Constituição Dogmática "Lumen Gentium" sobre a Igreja afirma: "A Igreja recebe a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de instaurá-lo em todos os povos e constituir na terra o germe e o principio deste Reino" (Lumen Gentium, 5).

2- Una, Santa, Católica e Apostólica


São as notas da verdadeira Igreja de Cristo:

- Una: porque os seus filhos estão unidos entre si, na mesma fé, no mesmo culto, na mesma lei; una, porque não admite outras Igrejas verdadeiras e, ao mesmo tempo, diferentes.

- Santa: porque Jesus Cristo, seu Fundador, é Santo; Santo é o Espírito que vivifica; Santa a sua Doutrina; Santos os seus Sacramentos; Santos são muitos dos seus membros.

- Católica: isto é, universal, porque todos os homens do mundo são chamados a fazer parte dela.

- Apostólica: porque remonta, sem interrupção, aos Apóstolos. As Igrejas que surgiram sem receber, por transmissão como de pai para filho, os poderes que Cristo conferiu aos Apóstolos, não podem ser a Igreja de Cristo, embora possuam uma parte da verdade revelada.

Às quatro notas fundamentais, acrescenta-se uma quinta: "romana". A Igreja chama-se "romana" porque ligada a Pedro, pedra da Igreja, que derramou seu sangue por Cristo, como Bispo de Roma e primeiro chefe visível da Igreja.

3- Deveres para com a Igreja: 


- Amar a Igreja, eis, amados filhos, o dever da hora presente. Amá-la significa estimá-la e ser feliz em pertencer a ela. Significa ser-lhe resolutamente fiel. Significa obedecer-lhe, servi-la, ajudá-la com alegria até o sacrifício, na sua missão difícil" (Paulo VI, 18-09-1968).

4- Quem fundou, e quando, as outras Igrejas Cristãs em comparação com a Igreja Católica:


NOME
FUNDADOR
DATA
LOCAL
Católica
Jesus Cristo
AD 33
Jerusalém
Luterana
Martinho Lutero
1517
Alemanha
Calvinista
João Calvino e outros
sec. XVI 
Genebra 
Anglicana
Henrique VIII
1534
Inglaterra
Presbiteriana
John Knox
1560
Inglaterra
Congregacional
Robert Browne
1580
Inglaterra
Batista
John Smith
1611
Inglaterra
Metodista
John Wesley
1738
Inglaterra
Adventista
William Miller
1831
EUA
Mormons
José Smith
1831
EUA
Espiritismo
Irmãs Fox
1848
EUA
Test. De Jeová
Charle T. Russel
1874
EUA
Assembleia de Deus
 Daniel Berg e Gunnar Vingren
1986
EUA
Pentecostal
Vários Ministros
1914
EUA
Deus é Amor
David Martins Miranda
1962
Brasil
Universal do Reino de Deus
Edir MacedoR. R. Soares
1977
Brasil
Mundial do Poder de Deus
Valdemiro Santiago
1988
Brasil
Internacional da Graça
Missionário R. R. Soares
1980
Brasil
Sara a Nossa Terra
Robson e Mª Lúcia Rodovalho
1992
Brasil
Igreja do Evangelho Quadrangular
Aimeen Mc Phenson
1927
Califórnia
Igreja Apostólica Renascer
Estevam Hernandes
1986
Brasil
Igreja Cristã Maranatá
Vários ministros
1968
Brasil
Legião da Boa Vontade (LBV)
Alziro Zarur
1969
Brasil


A verdadeira Igreja de Cristo foi fundada por Jesus Cristo (Mt 16, 18; Jo 21, 15-17; Lc 22, 32)

Nós nascemos da Igreja; ela nos comunica a riqueza de vida e de graça de que é depositária, nos concebe pelo batismo, nos alimenta com os sacramentos e a palavra de Deus, nos prepara para a missão, nos leva ao desígnio de Deus, razão da nossa existência como cristãos. Somos seus filhos. Nós a chamamos, com legítimo orgulho, de nossa mãe, repetindo um título que vem dos primeiros tempos e atravessou os séculos (João Paulo II em Puebla - 28- 01- 1979). 

You May Also Like

0 comentários

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.