Catequese com Contos 9: Quem bem servir a Virgem

by - setembro 29, 2021

 

Catequese com Contos 9 Quem bem servir a Virgem


CONTO

 Quem bem servir a Virgem



“Quem bem servir à Virgem, irá ao Paraíso.” 

Sobre isso quero vos contar agora um grande milagre que fez Santa Maria a um monge que sempre lhe pedia para ver o bem que há no Paraíso, e que ele o visse antes de morrer. 

Veja o foi capaz de fazer a Gloriosa; fê-lo entrar num jardim já muitas vezes percorrido. Mas naquele dia fez que descobrisse uma fonte muito pura e formosa, e ele se sentou junto a ela. E depois de lavar muito bem as suas mãos, disse: “Ah! Virgem, quando acontecerá de eu poder ver um pouco do gáudio do Paraíso que tanto Vos tenho pedido, antes de sair desta terra e assim eu saiba o galardão que teria aquele que pratica o bem?”. Assim que o monge acabou a oração, ouviu logo um passarinho que cantava tão belamente, que se esqueceu de tudo, e ficou ali a ouvir aquele maravilhoso som. Ele encontrara tão grande prazer naquele canto e naquela canção que se passaram 300 anos ou mais, acreditando ter ficado por muito pouco tempo, como acontece com os monges quando visitam periodicamente o vergel. Voou depois o passarinho, fato que lhe causou muita pena, e pensou: “Tenho de sair daqui, pois os meus irmãos de hábito vão querer saber onde eu estou”. E assim tomou a trilha que o conduzia ao mosteiro. 

Ei que se depara com um grande pórtico que jamais tinha visto, e exclamou: “Valha-me Santa Maria!” É este o meu mosteiro? O que será de mim? Em seguida entrou na igreja e grande foi o pavor que tiveram os monges quando o viram. O prior se dirige a ele e lhe pergunta: “Amigo, quem és tu e o que procuras aqui?” Disse ele: “Procuro meu abade, que há pouco deixei e ao prior e aos frades dos quais me separei quando fui ao jardim; quem me poderá dizer onde estão?” Quando o abade ouviu isso pensou tratar-se de um louco, mas ao saber bem o que tinha acontecido, disse: Quem ouviu tão grande maravilha como a que Deus fez a ele pelos rogos de sua Mãe, a Virgem de incomensurável valor? E A louvemos por isto, pois quem A louvar, não louvará mais coisa alguma criada. 

“Por Deus que é muito justo fazê-lo, pois a garantia de tudo o que pedimos, Ele nos concede, e aqui ficou demonstrado o que nos há de ser dado”. 

Cantiga 103 do rei de Leão e Castela Alfonso X, o Sábio. Cantigas de Santa María




CATEQUESE

Quem é a Virgem Maria?


A Virgem Maria é a mulher escolhida por Deus para tornar-se a Mãe do Verbo Encarnado, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Jesus Cristo (Lc 1, 31).

I- "Mãe de Deus"! 


A definição dogmática, ou seja, para ser católico é preciso crer que Maria é Mãe de Deus.

A palavra "dogma" significa "o que se pensa é verdade", de modo que um dogma é uma verdade revelada por Deus e como tal proposta pela Igreja. 

"Se alguém não professa que Emanuel (Cristo) é verdadeiramente Deus e que a Virgem Santa é Mãe de Deus (Teotókos), que gerou segundo a carne o Logos de Deus feito carne, seja excomungado", com estas palavras o Concílio de Éfeso (Terceiro Concílio da Igreja, ano de 431), com grande alegria dos cristãos, confirmou solenemente a verdade sobre a Maternidade Divina, Maria é Mãe de Deus, uma vez que, por obra do Espírito Santo, concebeu no seu seio virginal e deu ao mundo Jesus Cristo, o Filho de Deus consubstancial ao Pai.

O Dogma da Maternidade Divina de Maria foi para o Concílio de Éfeso e para a Igreja de todos os tempos como uma chancela no Dogma da Encarnação, em que o Verbo assume realmente, sem a anular, a natureza humana, na unidade de sua Pessoa. Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, ao mesmo tempo. 

II- Tríplice Privilégio


A Virgem Maria, por motivo de eleição singular a Mãe de Deus, e consideração dos méritos futuros do seu Filho, recebeu três privilégios: 

Imaculada Conceição: a Santíssima Senhora foi salva em antecipação de forma excepcional e nasceu livre do pecado original. 

Virgindade Perpétua: a Bela Virgem Maria permaneceu virgem antes, durante e depois do parto por ação da Onipotência Divina, que tudo pode e tudo abarca.

Assunção ao Céu em corpo e alma: a Virgem Imaculada foi assunta ao Céu, ou seja, levada ao Céu pelos anjos. Vale lembrar que assunção e diferente de ascensão, Jesus ascendeu ao Céu, ou seja, subiu ao Céu pelo seu próprio poder. 

Também são dogmas, matéria de fé obrigatória para ser católico.




You May Also Like

1 comments

  1. Maravilhosa a história do monge no jardim!! Obrigada por tamanho empenho. Sou uma mulher que te acompanha a cinco anos no YouTube e no seu blog(agora site). Também estou lendo o seu livro "Modéstia", está fabuloso! Algumas coisas eu já havia ouvido em suas lives. Obrigada por se empenhar tanto, por se dedicar com tamanho amor a tatas almas, incluindo a minha e a de minha família( querendo ou não, meu marido também foi influenciado por você.) Que Nossa Senhora continue a guiar o seu caminho.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.