A Vida Espiritual Reduzida a Três Princípios (Padre Maurício Meschler)

by - março 31, 2021

 

Resenha: A vida Espiritual Reduzida a Três Princípios (Padre Maurício Meschler)





Introdução



Esta resenha é um material de apoio do Clube de Leitura Salus in Caritate feito em parceria com a Editora Cultor de Livros. Temos o intuito de lhe ajudar a conhecer boas obras católicas e a realizar uma leitura efetiva, que lhe ajude em seu crescimento e amadurecimento como cristão (veja a lista de livros e cupons de desconto aqui).

Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui). 



Resenha



Nome do livro: A Vida Espiritual Reduzida a Três Princípios
Autor: Padre Mauricio Meschler
Data da leitura: março de 2021
Editora: Cultor de Livros
Total de páginas: 216
Nível de dificuldade da leitura: fácil leitura (mas os temas são mais avançados)




 Sobre a autor 

O Pe. Mauricio Meschler, S. J. Tendo entrou na Companhia de Jesus no ano de 1850, em Münster (Westfalia) e ordenou-se sacerdote em 1860. Além de outros cargos importantes ocupou o de Provincial da Província Alemã, de 1881-1884, e de Assistente do Revmo. P. Geral da Companhia, de 1892-1906. Faleceu santamente em Exaeteu (Holanda) a 2 de Dezembro de 1912. O Pe. Meschler é considerado, sem contestação, como um dos mestres mais abalizados da espiritualidade dos tempos modernos. Suas obras e publicações nos diversos terrenos da vida espiritual são tão numerosas quanto apreciadas. Suas obras foram traduzidas em diversos idiomas.


a-vida-espiritual-reduzida-a-tres-principios-padre-mauricio-meschler




 Qual o contexto histórico do livro? 


O que segue abaixo é um material de apoio, não se trata de spoiler, pois são informações adicionais aos episódios do livro (levantadas por pesquisa independente), para melhor contextualiza-los: 

O livro foi escrito em 1909. 


Santos vivos nesta época:

Santo Irmão Victoriano Pio, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, santo e mártir de Turón.
Santo Irmão Julián Alfredo, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, santo e mártir de Turón.
Irmã Lúcia, a vidente de Fátima
Santo Irmão Benjamin Julián, monge do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, santo e mártir de Turón.
São Pio X, 258° Papa.


Outros indivíduos vivos: 
Grigori Rasputin, o curandeiro que se aproximou da família do czar russo e era politicamente influente da realeza russa.
Liev Tolstói, escritor russo
Euclides da Cunha, escritor brasileiro
Machado de Assis, escritor brasileiro
Jean-Paul Sartre: filosofo
Érico Veríssimo: escritor






a-vida-espiritual-reduzida-a-tres-principios-padre-mauricio-meschler




 Para quem você indicaria este livro 


Confesso que até o momento meu livro preferido é o Dom de Pentecostes, no entanto, o livro em questão apresenta os três pilares da vida cristã. Acho importante a leitura, para iniciantes, mas para aqueles que já tomaram o lugar de "irmão mais velho da parábola do filho pródigo", pois muitas vezes o básico gera reflexões e ações profundas.

É um guia para a analise dos três princípios da vida espiritual, com isso podemos verificar como está a vivência prática de cada um. Os princípios são: orar, vencer a si mesmo e amar o Divino Salvador. O autor faz o papel de diretor espiritual e sabiamente conduz a reflexão dos pontos que compõem cada um desses princípios. 


 Algumas citações favoritas (somente das primeiras páginas) 


"Esta é a tendência hordierna; condensar, simplificar, levar à prática, tudo o que se relaciona com a vida. Em nós mesmos, no decorrer da existência, opera-se uma simplificação. Com o tempo tornamo-nos de uma admirável singeleza. Toda a filosofia da vida acaba por resumir-se em uma breve máxima que nos domina o espírito, inspira e governa toda a nossa vida. Quanto mais nos aproximamos de Deus, nosso fim último, tanto mais nos apropriamos algo de sua simplicidade divina."


"Assim como a sombra nos acompanha por toda a parte, assim também não nos podemos furtar à influência que o corpo exerce sobre a alma. O desapego de si mesmo é o a-b-c da vida espiritual".


"O verdadeiro cristão está sempre pronto a dar a vida, a sacrificar os seus mais caros interesses para defender a verdade capital do Cristianismo (Jesus é Deus, é o Senhor). Estribado na fé e no amor, o Reino de Jesus não perecerá. A vitória moral do Cristo, transformando a sociedade, mediante a fé e o amor é prova irrefragável da sua Divindade."


"Mediante a educação o homem é criado novamente, remodelado".


You May Also Like

2 comments

  1. Olá, Ana.
    Conheci o seu blog nesse semana e estou amando o conteúdo que você posta aqui.

    Vou adquirir os livros para participar do clube do leitura e depois volto nesse post para comentar e interagir a respeito dessa obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! è uma leitura muito leve e educativa! Fico feliz que esteja por aqui! Aguardo a seu comentário sobre o livro!

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.