Devocional 51: Da Justiça - Do Juízo como Ato de Justiça Particular (São Tomás de Aquino)

by - outubro 20, 2020

 

Devocional 51: Da Justiça - Do Juízo como Ato de Justiça Particular (São Tomás de Aquino)
A Borboleta por Johann Georg Meyer von Bremen


Textos anteriores Devocional aqui



O ato de especial importância da virtude da justiça é o juízo, que consiste em determinar com exatidão aquilo que a cada um se deve dar, principalmente aqueles que executam funções de juízes ou em ocasiões particulares da vida em que é necessário discernir em consciência e por amor à justiça, até onde se estendem os deveres e os direitos de cada um. 


Em caso de dúvida inclina-se o juízo, quando se refere ao próximo, para a benevolência, pois a virtude da justiça exige que jamais se pronuncie sentença condenatória, quer seja interior, ou simplesmente interior e de pensamento, enquanto permaneça de pé alguma dúvida. 


No entanto, podemos em determinadas ocasiões presumir e suspeitar da existência do mal sem provas suficientes, principalmente quando devemos preveni-lo ou remedia-lo, pois a justiça legal, a prudência e a caridade nos mandam ser cautelosos e supor, ao menos como possível, a maldade de certos homens, ainda que dela não tenhamos certeza, mas apenas conjecturas. Mesmo assim, mesmo nesta ocasião, devemos não emitir um juízo completamente desfavorável, dando ainda ao ente o direito à dúvida. 


Muito longe está a vida cristã de ser uma vivência de bobos ou ainda de pessoas feitas tontas, a virtude da justiça modera a benevolência, e esta modera aquela, mantendo o espírito num olhar atento as luzes e as trevas da realidade da vida humana. 


Um exemplo prático: se eu visse um homem de disposição suspeita, não teria o direito de julgá-lo ladrão ou meliante, nem mesmo consigná-lo como tal; porém se o visse rondar a minha casa ou as dos meus amigos, teria direito de tomar cuidado para que tanto dentro de minha casa como das suas tudo estivesse a salvo de uma surpresa ou tentativa de roubo. 


Esta postura de alerta diante da possibilidade do mal está dentro da virtude da justiça e não excluí a benevolência. 


Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino




You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.