instagram
  • Home
  • Projetos Preceptora: Educação Católica
  • Cursos Educa-te
  • Login Educa-te

Salus in Caritate




Textos anteriores clique do Devocional aqui


Além do método virtuoso de vida, existe ainda o da vida do vício e do pecado. 

Entende-se por vício o estado do homem que vive em pecado. Entende-se por pecado o ato ou omissão voluntária em matéria ilícita. 

Podemos dizer que um ato ou omissão voluntária é pecado quando é contrário ao bem de Deus, ao bem próprio ou ao do nosso próximo. 

O homem pode, portanto, querer bens incompatíveis com o bem de Deus, o próprio e o do próximo; tais bens são os que deleitam os sentidos ou lisonjeiam a ambição e o orgulho. 

Isso ocorre porque os sentidos têm a faculdade de inclinar-se para o que proporciona prazeres, antecipando-se ao exercício da inteligência e da vontade, ou arrastando estas duas faculdades para o seu partido quando elas não se opõem, podendo e devendo fazê-lo. 

A raiz dos pecados humanos é, portanto, o seguimento dos bens sensíveis e temporais. O estado que inclina tal procedimento - procurar sem medida os bens sensíveis- chamamos de cobiça ou concupiscência. 

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás. 



 Devocional | Calendário de Leitura Bíblica  | Plano de Vida Espiritual | Cursos 


Clube de Leitura Conjunta | Salus in Caritate Podcasts






Modéstia: O Caminho da Beleza e da Santa Ordem
Autora: Ana Paula Barros
Prefácio: Carlos Nougué
Designer: Tiago Múrcia
Revisão de texto: Marluce Servinhani


Formato 1: livro digital acervo Salus (adquira aqui).
Formato 2: livro digital acervo Amazon (adquira aqui) para os leitores digitais Kindle e app Kindle em celular e tablet
Formato 3: livro físico na Amazon (adquira aqui)

Páginas: 209
Ano de publicação: 2018



O livro digital Modéstia - O Caminho da Beleza e da Santa Ordem propõe-se a tratar da virtude da modéstia de maneira assertiva e ponderada, abordando tanto os pontos cruciais quanto os amplamente debatidos.

Neste volume, você encontrará respostas para questões como:
  • O que é a moralidade cristã?
  • A importância das virtudes, não apenas no âmbito religioso, mas também no social, e as consequências da ausência dessas virtudes na sociedade.
  • A influência do feminismo especificamente nesta área.
  • Documentos da Igreja sobre o tema e uma vasta referência de textos.
  • Artigos científicos que corroboram as orientações milenares da Santa Igreja.
  • Respostas às perguntas mais frequentes sobre esta virtude.

E outras abordagens pertinentes.

Com 209 páginas, este livro digital é fruto de uma jornada pessoal motivada por minhas convicções, após uma enxurrada de críticas à virtude da modéstia e às diversas deturpações que surgiram a partir delas. Revisitei todas essas questões. Em cada linha escrita, depositei uma fibra do meu coração e o amor à Verdade.

-------






O segundo ensaio da tríade A Mulher Católica acaba de ser publicado: 


Ensaio: A Mulher Católica: Graça & Beleza
Autora: Ana Paula Barros
Revisão de texto: Jarbas

Páginas: 100
Ano de publicação: 2025
R$: 25,00


Formato 1: livro digital acervo Salus (aqui)
Formato 2: livro digital acervo Amazon para os leitores digitais Kindle e app Kindle em celular e tablet (aqui)




Página da autora na Amazon (aqui)

Sobre a Autora (aqui)











evangelho de são lucas, visão geral e reinado do Senhor Jesus
Afresco por Josef Kastner (1906-1911)
Segundo são Gregório São Lucas é representado pelo Touro, pois seu evangelho descreve muitas vezes os sacerdotes, e o Touro era um dos animais utilizados nos sacrifícios feitos no antigo testamento.
Segundo São Tomás de Aquino o Touro representa Cristo que foi sacrificado por nossos pecados. 



Introdução

Este é um material de apoio do Projeto de Leitura Bíblica: Lendo a Bíblia, para baixar o calendário de leitura bíblica e os outros textos de apoio dos Doutores da Igreja , online e pdf, sobre cada livro da Bíblia, clique aqui. 

Este projeto é um dos ramos de uma árvore de conteúdos planejados especificamente para o seu enriquecimento. Os projetos que compõem esta árvore são: Projeto de Leitura Bíblica com textos de apoio dos Doutores da Igreja (baixar gratuitamente aqui), Plano de Vida Espiritual (baixar gratuitamente aqui), o Clube Aberto de Leitura Conjunta Salus in Caritate, com resenha e materiais de apoio (para ver a lista de livros, materiais e os cupons de desconto  2020 clique aqui) e o Salus in Caritate Podcast (ouça em sua plataforma preferida aqui). 


Visão Geral



O Evangelho Segundo São Lucas é um dos mais antigos relatos da vida de Jesus e é a primeira parte de um trabalho unificado, de dois volumes, o Evangelho segundo São Lucas  e os Atos dos Apóstolos. 
São Lucas é médico e companheiro de São Paulo (assim como São Marcos o era de São Pedro). Ele inicia o seu relato com um prefácio explicativo do como e por que ele escreveu esse livro, embora já houvesse muitos relatos, seu objetivo era extrair o relato das testemunhas oculares e unificá-lo num "relato ordenado sobre as coisas que entre nós se realizaram". 

São Lucas chegou a Terra Santa, por volta de um ano após a ascensão do Senhor. Ele próprio formou-se por relatos das testemunhas oculares. 

Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade. Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas, seculo IV



Basicamente toda a narrativa se baseia no verbo "cumprir". Para São Lucas, a história de Jesus não é apenas uma história antiga, é o cumprimento da longa história de aliança de Deus com Israel, de Deus com a humanidade.
A estrutura do livro é bem clara: 

Há uma longa introdução que nos apresenta a história de João Batista e Jesus

Em seguida, no capítulo 3-9, São Lucas nos apresenta um retrato robusto de Jesus e sua missão na sua região natal da Galileia. 

Depois disso, a longa viagem de Jesus a Jerusalém o que nos leva ao clímax da história: a última semana de Jesus em Jerusalém que antecederam a sua morte e ressurreição levando-nos em seguida ao livro de Atos. 


 Primeira Parte 


A extensa introdução nos mostra um paralelo da história do nascimento de São João Batista e do Divino Jesus. 

Um casal de idosos, Santa Isabel e São Zacarias; uma Virgem. Ambos receberam uma promessa divina improvável: que eles iam ter um filho.

Ambas as promessas são cumpridas, em seguida, João e Jesus nascem e ambos os pais cantam poemas de celebração. 

Essas canções poéticas, são preenchidas com ecos de salmos e de trechos dos profetas do Antigo Testamento mostrando como essas crianças iriam cumprir as antigas promessas de Deus. 

Mas estes poemas também expressam o papel de cada criança na história que se seguirá. 

João é o mensageiro profético prometido pelos Profetas que preparará Israel para receber seu Deus. Jesus, é o Rei messiânico prometido a Davi que trará o reinado de Deus sobre Israel e as bênçãos de Deus para as nações, assim como Ele prometeu a Abraão. 

Depois disso, a Santa Virgem Maria leva o Menino Jesus ao templo de Jerusalém para fazer a sua apresentação e dois profetas idosos Santa Ana e o Ancião Simeão, ao verem Jesus, O reconhecem. 

Simeão canta a sua própria canção, um poema inspirado no profeta Isaías. Ele diz que esta criança é a salvação de Deus para Israel e que ele se tornará uma luz para as nações. 

A história então avança para a próxima seção principal, onde Lucas apresenta Jesus e sua missão. 

Ele inicia essa parte da história com o batismo oferecido por São João Batista no rio Jordão, com o chamado ao arrependimento como preparação para a chegada do Reino de Deus. 

Jesus então é batizado e o Espírito está sobre Ele. 
São Lucas então pausa a narrativa para relatar a genealogia do Senhor. Traça, então, a origem de Jesus; retrocede até Davi, depois até  Abraão e, em seguida, até Adão . 

Dessa forma Lucas demonstra a identidade de Jesus (preocupação que também fora a de São Marcos): Jesus é o Rei messiânico de Israel, que traz as bênçãos de Deus; mas não somente para Israel, a família de Abraão, mas também para todos os filhos de Adão, para toda a humanidade.

Após este relato Lucas inicia estrategicamente a volta de Jesus para a sua terra natal, lá Ele inicia a sua missão pública. 

Começando numa sinagoga o Senhor lê sobre si mesmo: 


"O Espírito do Senhor está sobre mim, para anunciar a Boa Nova aos pobres e liberdade para os presos
Nova vista aos cegos, a liberdade aos oprimidos."

Aqui, juntamente com os outros evangelhos, Jesus é apresentado como o  Rei messiânico trazendo as boas novas do Reino de Deus. 

No entanto, São Lucas nos revela um vislumbre da personalidade de Jesus e de sua atuação na sociedade, Jesus nos é apresentado como o Deus que consola, o Deus presente.

Ele traz a liberdade, a palavra grega é 'aphesis' significa literalmente "fase" e refere-se à antiga prática judaica do ano do Jubileu descrito em Levítico 25. É quando todos os escravos Israel foram libertados, quando as dívidas das pessoas foram cancelados, quando as terras que foram vendidas voltaram para famílias. A liberdade que Jesus nos traz é a restituição do que perdemos com a queda pelo pecado original, a liberdade que é fruto da ação de justiça e misericórdia de Deus. 

Jesus nos diz também que a boa notícia da libertação é especificamente para os pobres, no Antigo Testamento, os pobres, ou em hebraico 'ani'. É uma categoria muito mais ampla do que apenas as pessoas que não têm muito dinheiro, refere-se também às pessoas de baixo status social na cultura em que vivem, como as pessoas com deficiência, mulheres, crianças, idosos ou qualquer pessoa que não receba um olhar atento na sociedade em que vive. E Jesus diz que o Reino de Deus é um especialmente uma boa notícia para essas pessoas. 

São Lucas então começa a nos relatar as ações de Jesus que envolvem: a cura de uma mulher doente acamado ou um homem que tem uma doença de pele ou alguém que está paralisado, Ele acolhe um cobrador de impostos, um levita, que não é financeiramente pobre, mas é um forasteiro social e depois Jesus perdoa uma prostituta. 
São Lucas nos mostra como o Reino de Jesus nos trouxe restauração e uma retificação de todas circunstâncias de vida. Ele amplia o círculo de pessoas que são convidadas para descobrir o poder de cura do Reino de Deus.




dons do espírito

Textos anteriores clique do Devocional aqui

Não é suficiente, no entanto, que o homem possua as virtudes de que temos falado, para que possa alcançar a eterna bem aventurança, necessita além delas dos dons do Espírito Santo. 

Os dons do Espírito Santo são disposições habituais e infusas que fazem o homem dócil e submisso às inspirações e movimentos interiores com que o Espírito de Deus o guia e encaminha para a felicidade eterna. 

O homem necessita, além das virtudes, dos dons do Espírito Santo por estar elevado à vida da graça. Assim para que suas ações assumam a perfeição precisa, é necessário um auxílio direto e especial de Deus, para que assim se leve a bom termo o que é iniciado pelo exercício das virtudes. 

São sete os dons do Espírito: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus. 

O homem que é adornado com as virtudes e os dons do Espírito Santo possuí tudo o que necessita para uma vida perfeita na ordem sobrenatural. Podemos ainda dizer que sua vida é, já aqui na terra, o começo da vida que há de levar no Céu, por isso falamos neste munto de bem aventuranças e dos frutos do Espírito. 

As bem aventuranças são os atos das virtudes e dos dons, enumerados por Jesus no sermão da Montanha, gerados pela presença de Jesus na alma, são como que uma antecipação e um penhor da vida eterna. 

Já os frutos são boas ações geradas pela ação do Espírito Santo que tem a força de produzir prazer e alegria na alma de quem as pratica. 

As bem aventuranças se distinguem dos frutos do Espírito pois as primeiras tratam-se de obras excelentes e perfeitas, enquanto que os frutos são obras boas, em que basta o auxilio da razão para as fazer, sem ser necessariamente perfeita. No entanto, ambos são bem supremos do homem e muitas vezes se confundem entre si como aparentemente iguais. 

As bem aventuranças e suas recompensas são: 

Pobreza de Espírito - Reino dos Céus;
Mansidão - possuirão a terra;
Os que chorão - consolação; 
Os que tem fome e sede de justiça - saciedade; 
Misericórdia - misericórdia; 
Pureza de Coração - verão a Deus; 
Pacíficos - serão chamados filhos de Deus. 

Os frutos do Espírito Santo são: caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, longanimidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade. 

Não há neste mundo coisa mais proveitosa ao homem do que o exercício assíduo dos dons e virtudes que conduzem às bem aventuranças. 


Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino




Vem, Espírito Criador!
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

 Devocional | Calendário de Leitura Bíblica  | Plano de Vida Espiritual | Cursos 

Clube de Leitura Conjunta | Salus in Caritate Podcasts

Devocional 28 A radicalidade do caminho das virtudes



Textos anteriores clique do Devocional aqui


Afinal, o que significa adquirir virtudes? 

Trata-se da aquisição e aperfeiçoamento de todos os hábitos que inclinam o homem a proceder bem. 

Os hábitos virtuosos são certas disposições e inclinações das diversas faculdades (inteligência e vontade), que fazem bons os atos correspondentes. As virtudes se originam de três modos: há ocasiões em que são conaturais ao homem; noutras são adquiridas com exercício e às vezes direta e sobrenaturalmente infundidas por Deus. 


 Faculdade da Inteligência 

Sobre a faculdade da inteligência agem as chamadas virtudes intelectuais, seu efeito é conduzir o homem pelos caminhos da verdade; são elas: inteligência, sabedoria, ciência, prudência e arte. Quanto ao objetivo de cada uma: 

  • da inteligência - facilitar o conhecimento dos primeiros princípios; 
  • da sabedoria - facilitar o conhecimento das causas segundas e supremas; 
  • da ciência - facilitar o conhecimento das conclusões;
  • da prudência - a direção da vida moral; 
  • da arte - a execução das obras externas. 

A considerada, moralmente, a mais importante é a prudência. 

No entanto, há na inteligência humana uma virtude muito mais elevada do que as já mencionadas, a virtude da fé. 


 Faculdade da Vontade 


Na faculdade da vontade, por sua vez, existem a virtude da caridade e da esperança que possuem a mesma categoria elevada que a virtude da fé tem na faculdade da inteligência. 

Tais virtudes (fé, esperança e caridade) são chamadas virtudes teologais, possuem este nome pois provêm exclusivamente de Deus. 

Na faculdade da vontade existe ainda a virtude da justiça.

 Potências sensitivas de ordem afetiva 

Além das faculdades da vontade e da inteligência, o homem também possui as potências sensitivas de ordem afetiva. A faculdade da vontade e da inteligência tem como sujeito o espirito, já as potencias sensitivas tem por sujeito o composto alma e corpo. 

Assim as potências sensitivas (que visam o composto alma e corpo) também são influenciadas por virtudes especificas; as virtudes que adornam essa potência são: a fortaleza, a temperança. 

As virtudes da justiça, da fortaleza e da temperança, formam o conjunto das virtudes morais ou também chamadas virtudes cardeais. Ganham este nome pois são o eixo em volta do qual giram as demais virtudes, exceto as teologais. 

O homem precisa possuir todas as virtudes, tanto teologais como morais, para que suas ações sejam boas em conjunto. Se lhe falta uma só não pode ser chamado virtuoso, pois faltando uma as demais são informes ou incompletas. 


Baseado na Suma Teológica de São Tomás em Forma de Catecismo





 Devocional | Calendário de Leitura Bíblica  | Plano de Vida Espiritual | Cursos 

Clube de Leitura Conjunta | Salus in Caritate Podcasts






Devocional 27 Educação do Coração e as 11 Paixões




Também podem influenciar nos atos da vontade rumo ao último fim os movimentos afetivos chamados paixões. 

Tais movimentos não são exclusivos do homem, os animais também os têm. No entanto, as paixões humanas podem ser sujeito da moralidade, pois somente o homem está sujeito ao império da vontade livre. 

Chamamos propriamente de paixões aos movimentos do coração que nos impelem a procurar o bem e a fugir do mal, conforme nos apresentam os sentidos.

As paixões são 11: amor, desejo, prazer ou alegria, ódio, tédio, tristeza, esperança, audácia, temor, ira e desesperação. 

As paixões estão ligadas a nossa natureza sensitiva. O homem é composto de duas naturezas, uma racional e outra sensitiva, esta última é a primeira que atua, já que está em contato com o exterior e dele retira os dados de conhecimento e ação. 

Logo, as paixões nem sempre são más, em si mesmas. Se tornam más quando não estão de acordo com a reta razão, afastando do bem e impelindo para o mal sensível, antecipando ou contrariando o juízo da razão. 

Tais paixões não se condicionam somente na parte sensível mas também abarcam a faculdade da vontade. Ao falarmos do coração humano, referimo-nos as duas espécies paixões: as sensitivas e as da vontade. 

Assim o conselho bíblico de vigiar atentamente os movimentos do coração, significa que devemos por um grande cuidado em não seguirmos inconsequentemente os primeiros movimentos afetivos, visto que só nos impelem a procurar o prazer e a fugir do sofrimento. 

Também se recomenda a educar o coração, que significa que devemos nos ocupar em desarraigar os movimentos afetivos que nos inclinam ao mal. 

Estes conselhos são de suma importância pois são como o resumo de todos os esforços do homem para adquirir a virtude e afastar-se do vício. 

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás



Devocional 27: Educação do Coração e as 11 Paixões




Nem muitas águas conseguem
apagar o amor;
os rios não conseguem levá-lo
na correnteza.
Se alguém oferecesse todas as riquezas
da sua casa para adquirir o amor,
seria totalmente desprezado.
Cânticos 8,7





Devocional | Calendário de Leitura Bíblica  | Plano de Vida Espiritual | Cursos 
Clube de Leitura Conjunta | Salus in Caritate Podcasts 


Newer Posts
Older Posts

Visitas do mês

"Pois o preceito é lâmpada, e a instrução é luz, e é caminho de vida a exortação que disciplina" - Provérbios 6, 23

Ana Paula Barros

Especialista em Educação Clássica e Neuro Educação. Graduada em Curadoria de Arte e Produção Cultural. Professora independente no Portal Educa-te (desde 2018). Editora-chefe da Revista Salutaris e da Linha Editorial Practica. Autora dos livros: Modéstia (2018), Graça & Beleza (2025).

Possui enfática atuação na produção de conteúdos digitais (desde 2012) em prol da educação religiosa, humana e intelectual católica, com enfoque na abordagem clássica e tomista.

Totus Tuus, Maria (2015)




"Quem ama a disciplina, ama o conhecimento" - Provérbios 12, 1

Abas Úteis

  • Sobre Ana Paula Barros, Portifólio Criativo Salus e Contato Salus
  • Projetos Preceptora: Educação Católica
  • Educa-te: Paideia Cristã
  • Revista Salutaris
  • Salus in Caritate na Amazon
  • Comunidade Salutares: WhatsApp e Telegram Salus in Caritate
"A língua dos sábios cura" - Provérbios 12, 18

Arquivo da década

  • ►  2025 (22)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (6)
  • ►  2024 (48)
    • ►  dezembro (16)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (6)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (4)
  • ►  2023 (57)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (5)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (6)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (3)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2022 (40)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (6)
    • ►  setembro (12)
    • ►  junho (2)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (5)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2021 (120)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (5)
    • ►  outubro (16)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (11)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (10)
    • ►  abril (11)
    • ►  março (7)
    • ►  fevereiro (13)
    • ►  janeiro (25)
  • ▼  2020 (69)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (6)
    • ►  outubro (7)
    • ►  setembro (7)
    • ►  agosto (7)
    • ►  julho (8)
    • ►  junho (9)
    • ▼  maio (6)
      • Devocional 30: A Fonte dos Atos Pecaminosos (São T...
      • Acervo Salus| Livro Digital Modéstia: O Caminho da...
      • Visão Geral do Evangelho de São Lucas e o Reinado ...
      • Devocional 29: Os dons do Espírito Santo, compleme...
      • Devocional 28: A radicalidade do caminho das virtu...
      • Devocional 27: Educação do Coração e as 11 Paixões...
    • ►  abril (6)
    • ►  março (6)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2019 (79)
    • ►  dezembro (43)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (10)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2018 (22)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (7)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2017 (25)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (6)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2016 (11)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2015 (3)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  junho (1)
  • ►  2014 (2)
    • ►  novembro (1)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2013 (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2012 (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)

Temas Tratados

  • A Mulher Católica (79)
  • Arte & Literatura (59)
  • Biblioteca Digital Salus in Caritate (21)
  • Cartas & Crônicas & Reflexões & Poemas (60)
  • Celibato Leigo (7)
  • Cronogramas & Calendários & Planos (10)
  • Cultura & Cinema & Teatro (9)
  • Devoção e Piedade (119)
  • Devoção: Uma Virtude para cada Mês (11)
  • Educação e Filosofia (86)
  • Estudiosidade (26)
  • Livraria Digital Salus (3)
  • Plano de Estudo A Tradição Católica (1)
  • Plano de Leitura Bíblica com os Doutores da Igreja (56)
  • Podcasts (1)
  • Total Consagração a Jesus por Maria (21)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *


Popular

  • Como montar o seu Altar Doméstico
    Como montar o seu Altar Doméstico
  • Acervo Digital Salus: Plano de Leitura Bíblica 2025 (Calendário Inteligente Antigo e Novo Testamento) + Comentários dos Doutores da Igreja
    Acervo Digital Salus: Plano de Leitura Bíblica 2025 (Calendário Inteligente Antigo e Novo Testamento) + Comentários dos Doutores da Igreja
  • Recém convertido ao Catolicismo: por onde começar
    Recém convertido ao Catolicismo: por onde começar
  • Sedes Sapientiae: Cronogramas para a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria 2025
    Sedes Sapientiae: Cronogramas para a Total Consagração à Santíssima Virgem Maria 2025
  • O que toda mulher católica deve saber sobre o Piedoso uso do Véu na Santa Missa
    O que toda mulher católica deve saber sobre o Piedoso uso do Véu na Santa Missa
  • Resumão: Macabeus (I e II)
    Resumão: Macabeus (I e II)
  • Resumão: Livro de Esdras
    Resumão: Livro de Esdras
  • Resumão: Livro de Ageu
    Resumão: Livro de Ageu
Ana Paula Barros| Salus in Caritate. Tecnologia do Blogger.

É uma alegria ter você por aqui!

Gostaria de convidá-lo(a) para a Comunidade Salutares: Literatura | Arte | Filosofia no WhatsApp e Telegram

Entrar

Ana Paula Barros SalusinCaritate | Distribuido por Projetos Culturais Católicos Salus in Caritate