Devocional 25| Meios para alcançar a Bem Aventurança e a obrigação suprema do homem nesta vida (São Tomás de Aquino)

by - abril 20, 2020







O homem pode chegar a possuir Deus mediante um ato de entendimento movido pela vontade. Este conhecimento deve ser perfeito, visando Deus em Si mesmo. Assim a felicidade do homem consiste na visão de Deus. 

Esta visão é suficiente para fazer feliz a alma e o corpo, em todos os seus sentidos e potências. 

No entanto, o homem não pode, nesta vida, gozar a visão divina, pois a plenitude da bem aventurança é incompatível com as atribulações e misérias deste mundo. 

Assim a alma deve recorrer a Deus que é o único que pode conceder a bem aventurança, a felicidade suprema de vê-lO.

Porém, tal visão não será concedida sem méritos ou preparação. Assim a obrigação suprema do homem nesta visa mortal é entesourar merecimentos, para fazer-se digno de alcançar, algum dia, a graça suprema da visão beatifica. 

Baseado no Catecismo da Suma Teológica de São Tomás de Aquino




Em sua vida, paixão, morte e ressurreição, Nosso Senhor Jesus nos reconquistou da escravidão do pecado e nos abriu as portas para a vida da Graça, no entanto, esta Graça, que é nos concedida no batismo, nos permite imitar os atributos divinos que Ele nos comunica. Passamos, pela graça, a sermos capazes de imitar o caráter do Bom Jesus, a imitar suas virtudes e a receber dEle a transformação naquilo que Ele deseja para nós. E a vontade de Deus é a nossa santificação (1 Tessalonicenses 4, 3). 

A este esforço, São Tomás chama de entesourar méritos. Como um servo que recebe um cargo nomeado pelo Rei e debaixo da sua proteção faz atos virtuosos, entesoura assim, méritos para si diante do Rei, mas também aumenta a glória do próprio Rei. No entanto, as duas coisas só são possíveis pela eleição e vocação vindas do Rei. 

O mesmo se dá conosco no batismo, recebemos a eleição e vocação para a santidade (união com Deus = felicidade), o que fazemos com tais coisas definirá se estamos entesourando méritos e dando glória a Deus ou não. Nisso consiste toda a nossa vida.

Se trabalhamos e lutamos é porque temos depositado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem. (1 Timóteo 4,10)


You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.