Exercícios Espirituais de Santa Gertrudes de Helfta para fazer em casa

by - janeiro 16, 2023








Segundo um historiador os santos são “focos de luz, de calor religioso, de vida litúrgica, que não só mantiveram acesa a fé e o fervor religioso nos povos cristãos, mas também evangelizaram e civilizaram nações inteiras, conquistadas para a Igreja de Roma”.


No livro Gertrudes de Helfta - Vida e Exercícios Espirituais encontramos a seguinte orientação:

"A mensagem de Gertrudes se dirige a todos, sem exceção. "Deus quer ser vencido pela confiança de cada pessoa. Deus não lhe resiste. Seu coração transpassado se rompe, e cataratas de ternura inundam o abismo da humanidade, seja qual for a profundidade de sua miséria".

É impossível ler os escritos de Santa Gertrudes sem ser invadido por um profundo sentimento de alegria e esperança, pois mesmo os aspectos mais triviais da vida humana tornar-se-ão suave fragrância para Cristo, um belo cântico de alegria para seu coração.

Quem é esta mística alemã do século XIII que comoveu o mundo cristão dois séculos e meio após sua morte e cuja influência perdura até hoje? Que encanto possuía esta monja da Idade Média para que seus escritos despertem uma avidez e interesses assombrosos?

Gertrudes Magna arrasta consigo todos aqueles que, sem se deixar confundir pela imensa variedade de métodos de espiritualidade que assolam os nossos dias, desejam viver em plenitude a vocação cristã. Fascinada por Cristo, alimentada pela Escritura e a Liturgia, a Santa de Helfta recorda-nos que somente o Amor redentor e trino de Deus é a fonte inesgotável de uma autêntica vida espiritual.

Os exercícios espirituais de Santa Gertrudes apresentam mais um caminho do que um guia, mais vida do que doutrina.

Impossível se aproximar deles sem ser arrebatado pelo entusiasmo amoroso de Gertrudes que ensina a rezar, rezando. Sem que o perceba, o leitor é conduzido ao louvor, à ação de graças, ao júbilo, sendo transportado às alturas da oração contemplativa.

Mais ainda: seguirá pelo caminho de uma vida mística "ordinária", vivenciando o que Gertrudes experimentou de modo "extraordinário". Pois a vida mística não é privilégio de um grupo. Desde agora todos são chamados às mais íntimas alegrias da união com Deus."



Os Exercícios Espirituais de Santa Gertrudes são marcados pelo anseio da alma esponsal, pelo uso da imaginação na recordação da graça recebida em cada sacramento e pelo tom maternal de suas orientações. São exercícios ideias para aqueles que desejam iniciar a oração mental e realizar exercícios espirituais em casa. 



"Beber desta fonte salvadora significa restituir a si a própria verdade, ofuscada pelo pecado, para recuperar a luminosidade da inteligência e do amor originais. Quem faz tal experiência reencontra o próprio coração, recriado no amor de Deus"


Para que você saiba do que se trata deixo abaixo alguns exemplos, pois, no total são 8 exercícios, sendo que os últimos devem ser feitos cada um num dia dedicado à meditação. Os exercícios podem ser encontrados no livro supracitado. Basta clicar no título para acessar os áudios. Boa meditação!

Renovação da Inocência Batismal| Primeiras Meditações de Santa Gertrudes de Hefta

Conversão Espiritual| Primeiras Meditações de Santa Gertrudes de Hefta





You May Also Like

2 comments

  1. Estou gostando muito dos vídeos, meditações de fato proporcionam o contato com Deus. Parabéns!

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.