O que é o Liberalismo

by - janeiro 23, 2023





Tradução livre do site Catholic Essentials. As citações bíblicas foram atualizadas para a norma brasileira, mas o texto é a tradução livre do inglês. Nas citações de textos do magistério foram acrescentados, por nós, os links para os documentos, na íntegra, no site oficial da Santa Sé.


Definição de Liberalismo e a  Igreja

"Em várias formas, afirma que as leis são derivadas da autoridade do Estado (Liberalismo Absoluto), ou ao conceder uma autoridade jurídica à Igreja, nega que a Igreja seja de algum modo suprema ou superior ao Estado e, se mantem a autoridade dela, é apenas sobre as consciências. Estabelece que ela não possui autoridade externa ou social (liberalismo moderado)" (The Catholic Dictionary, 1951)


Referências à Igreja e ao Estado (anti-liberalismo) na Escritura:

E se ele não vai ouvi-los: conte à igreja. E se ele não ouvir a igreja, deixe-o ser para você como pagão e publicano (Mateus 18,17).

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Rende então a César as coisas que são de César e a Deus as coisas que são de Deus. E se maravilharam com ele (Marcos 12,17).


Ensino da Igreja Católica sobre o Liberalismo na Igreja:

"A Igreja, portanto, como dissemos, é o guia do homem para o que pertence ao Céu. Este é o ofício designado por Deus: para que possa vigiar e ordenar tudo o que diz respeito à religião, e pode, sem prejuízo, exercer, de acordo com o seu julgamento, a sua acusação sobre as práticas cristãs. Por isso, os que fingem que a Igreja tem algum desejo de interferir em questões civis, ou violar os direitos do Estado, não o conhecem ou caluniam com perversidade ". (Encíclica "Satis Cognitum, sobre a Unidade da Igreja" pelo Papa Leão XIII, 1896)


"Nisto, você deve trabalhar e cuidar diligentemente que a fé seja preservada em meio a esta grande conspiração de homens impíos que tentam derrubá-la e destruí-la. Todos podem se lembrar do julgamento em relação à sã doutrina com a qual as pessoas devem ser instruídas. Lembre-se também de que o governo e a administração de toda a Igreja recaem sobre o Romano Pontífice, a quem, segundo as palavras dos Padres do Concílio de Florença, "o pleno poder de alimentar, governar e reger a Igreja universal foi dado por Cristo o Senhor" (Encíclica "Mirare vos, sobre liberalismo e indiferentismo religioso, Papa Gregório XVI, 1832)


"Além disso, a disciplina sancionada pela Igreja nunca deve ser rejeitada ou ser marcada como contrária a certos princípios da lei natural. Ela nunca deve ser chamada aleijada ou imperfeita ou sujeita à autoridade civil. Nesta disciplina, a administração de ritos sagrados, padrões de moralidade, e o entendimento dos direitos da Igreja e seus ministros são abraçados " (Encíclica "Mirare vos, sobre liberalismo e indiferentismo religioso, Papa Gregório XVI, 1832).


O liberalismo também é claramente condenado pelo nome no "SYLLABUS DOS ERROS CONDENADOS POR PIUS IX na Encíclica Quanta Cura" em 1864.


Resumo

É claro, a partir da Escritura e do ensino da Igreja, que a Igreja e o Estado trabalham em harmonia e que todos os fiéis consultam à Igreja, em primeiro lugar, quanto a moral e a prática cristã litúrgica e social.




Referências


CATHOLIC ESSENTIALS. Liberalism. [S. l.], 1 jan. 2008. Disponível em: http://www.catholicessentials.net/liberalism.htm. Acesso em: 21 dez. 2017.

You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.