Carta 15: Coerência e Concretude

by - janeiro 27, 2021



Carta 15 Coerencia e concretude



Piracicaba, 3 de novembro de 2019

Sabe o que é mais importante? Concretude e coerência.

Tenho pensado muito nesse "pensamento fluido" atual. Já vi muita gente que dizia a coisa certa e passou a dizer o contrário para ser aceito em grupos ou para aliviar o peso ou para não ter problemas ou para ser bem visto no geral.

Eu acredito profundamente no poder do exemplo, foi a forma de propagação do cristianismo, as pessoas se convertiam por verem o exemplo dos cristãos. Acredito que temos que formar a nossa "assembleia de vozes importantes" para não desfalecermos em meio a tantas vozes nessa era com tanta informação e pouca formação. É, ao meu ver, uma questão de sobrevivência.

No entanto, é preciso formar uma estrutura interior capaz de seguir numa direção. Uma alma sem essa força interior segue nessa jornada mudando com o vento das opiniões, de acordo com o grupo em que está ou com o que se diz no momento. Nenhuma concretude e nenhuma coerência pode surgir disso.

Seja fiel no pouco e Ele te confiará mais, já dizia aquela música, pois bem, a fidelidade demanda certa retidão nas pequenas coisas.

Tente formar a sua assembleia de vozes e seja capaz de discernir, não adianta dizer que só Jesus importa e parecer um oráculo que cada hora fala e expressa uma coisa, muitas vezes contraditórias. Como pode alguém que hoje diz algo e amanhã (ano que vem, ou dois...) outra coisa praticamente contrária, não somente ao que dizia anteriormente, mas acima de tudo ao Evangelho, ajudar na sua coerência?

Temos que desenvolver a esperteza das serpentes e sermos capazes de ver os ventos estranhos que fazem tais coisas. Para qualquer assunto siga essa premissa, coerência e concretude, principalmente no que se refere a virtude.

O caminho não muda, a direção dos corações sim. A porta é estreita e sempre será.

Os santos são os únicos que devem ter voz nessas questões. Portanto, se um dia eu disser algo contrário a fidelidade à virtude que Deus tem por graça me mantido, vão embora e fiquem com os santos.

Tudo que é usado para apaziguar e deixar viver na 'meia mundanidade", essa coisa de muda e não muda, vem de satanás.

O caminho da virtude, entendam, é mais importante do que buscar imitar qualquer coisa em alta no momento, que normalmente a diminuí.

Singelamente, Ana


You May Also Like

2 comments

  1. Que benção ler suas cartas logo ao amanhecer... Obrigada Ana por tanta sabedoria e ternura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Fico feliz em te acompanhar!
      Tenha um dia abençoado!

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.