Carta 15: Coerência e Concretude
Sabe o que é mais importante? Concretude e coerência.
Tenho pensado muito nesse "pensamento fluido" atual. Já vi muita gente que dizia a coisa certa e passou a dizer o contrário para ser aceita em grupos, ou para aliviar o peso, ou para não ter problemas, ou para ser bem vista no geral.
Eu acredito profundamente no poder do exemplo — foi a forma de propagação do cristianismo. As pessoas se convertiam por verem o exemplo dos cristãos. Acredito que temos que formar a nossa "assembleia de vozes importantes" para não desfalecermos em meio a tantas vozes, nessa era com tanta informação e pouca formação. É, ao meu ver, uma questão de sobrevivência.
No entanto, é preciso formar uma estrutura interior capaz de seguir numa direção. Uma alma sem essa força interior segue nessa jornada mudando com o vento das opiniões, de acordo com o grupo em que está ou com o que se diz no momento. Nenhuma concretude e nenhuma coerência pode surgir disso.
"Seja fiel no pouco e Ele te confiará mais", já dizia aquela música. Pois bem, a fidelidade demanda certa retidão nas pequenas coisas.
Tente formar a sua assembleia de vozes e seja capaz de discernir. Não adianta dizer que só Jesus importa e parecer um oráculo que, a cada hora, fala e expressa uma coisa — muitas vezes contraditórias. Como pode alguém que hoje diz algo e amanhã (ano que vem, ou dois...) outra coisa praticamente contrária — não somente ao que dizia anteriormente, mas, acima de tudo, ao Evangelho — ajudar na sua coerência?
Temos que desenvolver a esperteza das serpentes e sermos capazes de ver os ventos estranhos que fazem tais coisas. Para qualquer assunto, siga essa premissa: coerência e concretude — principalmente no que se refere à virtude.
O caminho não muda, a direção dos corações sim. A porta é estreita e sempre será.
Os santos são os únicos que devem ter voz nessas questões. Portanto, se um dia eu disser algo contrário à fidelidade à virtude que Deus, por graça, tem me mantido, vão embora e fiquem com os santos.
Tudo que é usado para apaziguar e deixar viver na "meia mundanidade" — essa coisa de muda e não muda — vem de Satanás.
O caminho da virtude, entendam, é mais importante do que buscar imitar qualquer coisa em alta no momento, que normalmente a diminui.
2 comments
Que benção ler suas cartas logo ao amanhecer... Obrigada Ana por tanta sabedoria e ternura.
ResponderExcluirPaz e Bem! Fico feliz em te acompanhar!
ExcluirTenha um dia abençoado!
Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.