A Piedade no cotidiano da Vida de Estudos

by - abril 13, 2024

 



Se, portanto, lês, ou estudas, e tens por isto a inteligência e conheceste o que se deve fazer, isto já é princípio do bem, mas ainda não te será suficiente, não és perfeito ainda.


Sobe, pois, na arca do conselho, e medita como poderás realizar aquilo que aprendeste através da leitura e do estudo que deve ser feito. De fato, houve muitos que possuíram a ciência, mas poucos foram aqueles que souberam de que modo era importante saber.

O conselho do homem, porém, sem o auxílio divino, é enfermo e ineficiente. É necessário, pois, levantar-se à oração, e pedir o seu auxílio, sem o qual nenhum bem pode ser feito; isto é, a sua graça, a qual, antes que tivesses chegado até aqui para pedí-la era ela que já te iluminava, e daqui para a frente será quem haverá de dirigir os teus passos para o caminho da paz, e de cuja única boa vontade depende que sejas conduzido ao efeito da boa obra.

Resta agora para ti que te prepares para a boa ação, de tal maneira que aquilo que pedes na oração mereças receber pela obra, se Deus consigo quiser operar. Não serás obrigado, serás ajudado. Se apenas tu operares, nada realizarás; se apenas Deus operar, nada merecerás. Opere Deus para que tu possas; opera tu para que algo mereças. O caminho pelo qual se vai à vida é a boa obra, e aquele que corre por este caminho busca a vida.

Conforta-te e age virilmente. Esta via tem o seu prêmio. E quantas vezes, fatigados pelos seus trabalhos, não somos ilustrados do alto pela graça, saboreando e vendo
"quão suave é o Senhor" (Salmo 33).

Hugo de São Vitor, Dicascalicon, L.V, C.9.



As indulgências sempre foram matéria de muitos debates, má reputação, amor genuíno ou puro desconhecimento. Assim como muitos outros assuntos, é comum que o ensino sobre as Indulgências seja fraco ou inexistente. Com isso se perde a riqueza profunda das pequenas práticas de piedade e a união que as mesmas possuem com a vida cotidiana, isso se agrava quando se fala de vida de estudo ou vida intelectual (pelos motivos já apontados nos artigos anteriores). 

No entanto, antes disso, caso não entenda o que são as indulgências poderá estudar aqui, também oriento que leia as concessões do Manual de Indulgência, muitas podem lhe impressionar pela riqueza e facilidade. 


As concessões úteis são:


Concessão 01 - Inspirai Senhor as nossas ações... (indulgência parcial)

Antes de começar a estudar, ler e etc...


Concessão 20 - Ensino e aprendizado da Doutrina Cristã (indulgência parcial)

Considerando que o estudo católico abarca várias áreas do saber, este ponto é bem interessante. 

Embora as mentes ainda estejam imbuídas da forma moderna de percepção sobre o ensino, separando religião ou ensino catequético de filosofia, sociologia e educação, o ensino clássico católico considera o primeiro como base dos outros, uma vez que contêm a causa e os princípios das coisas. 

Talvez uma das maiores dificuldades atuais seja o fato das pessoas não entenderem que pontos de catequese fazem parte de uma aula católica, seja lá qual for o assunto. Na mente delas, tudo que contem um versículo ou a simples menção 'Espírito Santo' é catequético e somente catequético, nada mais que catequético, não conseguem fazer pontes entre o livro do Macabeus, o helenismo, a filosofia antiga, os 300 de Esparta, por exemplo. E o professor também se vê refém da caixa social do nivelamento, já que se ele, corajosamente, fizer esta ligação em aula terá entrado no perigoso e proibido território religioso. E até mesmo os que estão dentro do catolicismo e defendem uma cristandade, estranhamente não aceitam a cristandade nos assuntos e nas aulas (e se for uma professora, esta poderá ser acusada de querer ser padre e "ensinar a doutrina"). 

Mas a Doutrina Católica é obviamente a base da Educação Clássica Católica, da Filosofia Perene e de qualquer estudo executado catolicamente. Novamente, isto é uma obviedade, se existe falhas no ensino da doutrina todo o resto ficará sem alicerce (por isso, gastei tanto tempo com catequese, por exemplo e,  claro, me colocaram numa caixa). Logo, ensinar e aprender a Doutrina se torna uma exigência para além da catequese paroquial, tal coisa já era vivenciada nas Escolas Catequéticas, a de Alexandria, dos primeiros séculos da Igreja, por exemplo, que foram as antecessoras das Universidades, ou seja, visavam mais que um ensino local e desprendido do restante das áreas de conhecimento. Não era uma caixa mas um portal.



"A humildade",
diz Hugo de São Vítor,
"é o princípio do aprendizado,
e sobre ela, muita coisa tendo sido escrita,
as três seguintes, de modo especial,
dizem respeito ao estudante:


A primeira é que não tenha como vil
nenhuma ciência e nenhuma escritura...



Tu, porém, meu filho,
aprende de todos de boa vontade
aquilo que desconheces.

Serás mais sábio do que todos,
se quiseres aprender de todos.


Nenhuma ciência, portanto, tenha como vil,
porque toda ciência é boa.

Nenhuma escritura, ou pelo menos,
nenhuma lei desprezes, se estiver à disposição.
Se nada lucrares, também nada terás perdido.

Diz, de fato, o Apóstolo:

"Omnia legentes,
quae bona sunt tenentes" (I Tes 5)


Concessão 25 - Exercícios Espirituais por ao menos 3 dias (indulgência plenária)

Alguns modelos estão disponíveis aqui, podem ser feitos em casa e sem sair completamente do cumprimento dos deveres de estado, embora isso seja encorajado. Nosso Senhor é o "primeiro livro de estudo". 



"O bom estudante deve ser
humilde e manso,
inteiramente alheio aos cuidados do mundo
e às tentações dos prazeres,
e solícito em aprender de boa vontade de todos.


Nunca presuma de sua ciência;
não queira parecer douto, mas sê-lo;
busque os ditos dos sábios,
e procure ardentemente ter sempre
os seus vultos diante dos olhos da mente,
como um espelho"


Concessão 55 - Fazer o Sinal da Cruz (indulgência parcial)

Um ato simples e muito eficaz, no começo e término do trabalho intelectual realizado. Existe uma frase que diz que "o doutor derrota o demônio" pela sua busca pela Verdade. Bem, parece correto usar um estandarte bem à vista para proteger a mente e o coração. Se as pessoas soubessem o empenho que satanás faz para influenciar a mente das pessoas, entenderiam melhor o trabalho dos estudiosos católicos.




"Aquele que diante de uma multidão
de livros não guarda o modo e a
ordem da leitura",


continua Hugo de São Vitor,

"como que andando em círculos no meio
de uma densa floresta, perde-se do reto caminho.
É de pessoas assim que a Sagrada Escritura diz
que estão sempre aprendendo, mas nunca
chegam ao conhecimento da verdade".

Didascalicon V, 5



Algumas práticas foram retiradas do Manual, como beijar a cruz, mas podem ser realizadas por piedade no começo ou durante o trabalho intelectual. 


Talvez com a tríade santa do silêncio, trabalho e contemplação realizada pelos monges católicos em seu trabalho de enriquecimento cultural e intelectual em prol da própria santificação e dos demais, possamos nos salvar das caixas acachapantes modernas e das visões deturpadas sobre o estudo e a piedade. 



Para o filósofo cristão
o estudo deve ser uma exortação,

e não uma preocupação;
deve alimentar os bons desejos,
e não secá-los.
Como gostaria de mostrar
àqueles que se puseram ao estudo, por amor da virtude,
e não das letras,
o quanto é importante para eles
que o estudo não lhes seja ocasião de aflição,
mas de deleite.

Quem , de fato, estuda as Escrituras como preocupação
e, por assim dizer,
as estuda para aflição do espírito,
não é filósofo...

É necessário, porém,
e tarefa de grande importância,
prevenir aos eruditos... 
Nosso propósito deverá ser, portanto,
o de subir sempre.
Roguemos, pois, à sabedoria,
para que se digne resplandecer em nossos corações
e iluminar-nos em seus caminhos
para introduzir-nos naquele banquete
puro e sem animalidade".

Didascalicon V,8-9;VI,13



You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.