Carta 22: Cresça em graça e virtude
Você parece perdido entre tantas falas, stories, orientações e “conselhos”. Parece que tantas opiniões não têm lhe feito bem. Não está progredindo na virtude e tem interesses pouco edificantes, temporais.
O Evangelho é radical, mas é simples. Você não deveria se sentir tão amuado e soterrado. O Evangelho faz resplandecer em nós paz e graça — só o Evangelho pode lhe dar a sua “melhor versão”. Então, não se perca nas falas fora do Evangelho.
Se você quer seguir uma virtude, busque purificar a sua intenção. Que ela vise agradar a Deus — e não somente conseguir tal rapaz, mulher ou status. Este pensamento é o pensamento do mundo. Não vem do Senhor. Nós devemos buscar as coisas do alto, e tudo o mais nos será acrescentado.
Peça a virtude. A maior parte das pessoas ainda está correndo como quem não sabe para onde vai — como aqueles cachorros do conto medieval: “Um cachorro viu uma lebre e saiu correndo. Os outros cachorros o viram e também correram, mas como não viram a lebre, se cansaram e pararam. Mas aquele que viu a lebre não parou.” Seja aquele que viu e almeja a graça da virtude — e não alguém que só segue o fluxo.
A virtude nunca nos faz sentirmo-nos perdidos. Antes, nos enraíza e fortalece. Você se tornará você mesmo.
A sua “melhor versão” é o resultado da adesão honesta e sincera às orientações do Senhor em Seu Evangelho — é só isso. Tenha uma vida sacramental, busque ser virtuoso, coloque as virtudes como metas importantes, modere o seu comportamento e reze todas as noites para receber a graça da virtude. Escolha uma específica e foque nela, depois em outra — e assim por diante. É nesse processo que está toda a nossa paz e alegria: em se deixar trabalhar pelo Nosso Belo Jardineiro.
Descubra o seu talento — ou talentos. Use-os. Executá-los é que lhe dará sucesso. Sucesso é estar em paz com os caminhos trilhados, é ser inteiro, viver na integralidade com os olhos na eternidade, sem as fragmentações que os caminhos humanos oferecem.
Saia do fluxo de opiniões sem fim. Fique sob o olhar de Um Só — a plateia de Um Só. Nisto está toda a paz e direcionamento. Você se tornará uma flecha nas mãos do Arqueiro: direcionada, harmônica e feliz por fazer o que uma flecha deve fazer. Que você cresça em graça e virtude.
Crescei na graça e no conhecimento (2 Pedro 3, 18).
Singelamente, Ana
2 comments
Paz e Bem!
ResponderExcluirQue reflexão util e necessaria! Jogou luz aqui. obrigada.
Obrigado por esse maravilhoso texto
ResponderExcluirOlá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.