Crônicas: Invadi o Pantheon, sem querer

by - maio 26, 2023



Que coisa engraçada são os caminhos cibernéticos. Eu, que detesto comoções, a pessoa mais pacata do interior de São Paulo, acabo de invadir o  Pantheon do Instagram, sem querer. Acabei por mexer com divindades, entrei no território da prestação de culto. 


Que coisa mais esquisita. No entanto, como se trata do Instacrazy, a ferramenta mais eficaz de embotamento da mente até o momento, não é tão espantoso. 


Tudo aconteceu, quando eu, em minha pacata e simples palestra, me referi às deusas do Instagram, as quais eu não sabia serem divindades da toallet feminina. Qual não foi o choque de seus devotos com minha fala, tão chocados ficaram que não leram o nome da palestra: "A mulher e a Vida de Estudo". 


No entanto, a Providência me deu uma prova concreta do que eu falei na palestra (que a maioria não assistiu). Olha só que maravilha! As mentes estão tão embotadas que lêem e escutam segundo as emoções e fruições, achando ser possível dar algum parecer neste estado de espírito. Ou seja, o tão conhecido - e nada curado - analfabetismo funcional. Munidos de seus celulares e afetação ainda estamos às voltas, sem nenhuma correção intencional, no primeiro degrau da longa escada rumo ao brejo (no qual já estamos): as pessoas não lêem o que está de fato escrito, não escutam o que de fato está sendo dito. Os sentimentos são os seus conselheiros e seus interesses, terrenos. Superficialidade. 



Basta fazer um teste: observe o que você faz no dia, além do trabalho e tarefas (espero que esteja fazendo-as). As coisas que mais assiste no Instagram, no YouTube, na Netflix e outros; esses são os seus interesses. Se só existe isso, não existe um bom livro, um bom podcast, uma pregação, um bom filme... bem, isso é muito ruim. Principalmente, se todos os seus interesses consistirem em materiais com segundos de duração. 


Talvez seja por isso que incomode. 




Não sei exatamente se temos alguma esperança em mudar tudo isso, o número é enorme em comparação com uma pá de gente que vê todo o caos. Mas é, de certa maneira, interessante, observar como tudo é absurdo e hilário, ao mesmo tempo. 


Veja bem, somente a aparição de uma mulher já é identificado como feminismo em algumas mentes. Claro, que algumas motivações podem ser, de fato, um resquício do conteúdo feminista, mas isso não significa que não deva existir a presença feminina de forma católica e cristã, justamente para alinhar tais resquícios. 


Eu sempre defendo a máxima de que os filhos de Deus são inteligentes, mas em alguns momentos é bem desafiador. 



Por fim, tenho um amigo que passou este dia bem humorado por conta das reações à minha invasão não intencional, já que eu, a maior inimiga de likes e views e brigas de internet e que não liga pra nada disso, havia gerado todos eles, juntos. Ele tem razão em achar graça...


Mas eu ainda penso: esses são as mães e os pais dos filhos de Deus... minha nossa...


  











  


You May Also Like

8 comments

  1. Amei o título e o conteúdo desta crônica, não imaginava que fosse reagir aos comentários do recorte, o fez em alta classe. Parabéns pelo trabalho Ana.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Ana. Infelizmente as pessoas não suportam e nem querem mais a verdade, estão em seus sentimentos e se doem por tudo, triste realidade. Eu gosto muito dos seus conteúdos, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Estou como a Alice: "não quero viver com gente maluca" rsrs

      Excluir
  3. É triste constatar que há muita superficialidade e muitos mostram que não querem sair dela.
    Conforme a senhora já disse em algum texto, as mulheres, por terem a missão de educar, por terem a missão da maternidade, seja biológica ou espiritual, precisam ter algum nível de vida intelectual para melhor cumprir sua missão. E, sobretudo, precisamos buscar formação para melhor fazer a vontade de Deus e ganhar a Vida Eterna. Parece que muitos ainda não entenderam isso...

    ResponderExcluir
  4. Ainda sou um pouco incrédulo com essas diferenciações que alguns fazem sobre a capacidade intelectual dos homens e mulheres. Será que sou feminista por isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Bem! Não existe diferente de capacidade. Existe uma diferença de áreas de interesse, de formas de assimilação e de prática da atividade. Por exemplo, um mesmo assunto é abordado de forma diferente por homem e uma mulher. Isso é normal, e complementar, mas não existe diferença de capacidade.

      Excluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.