Crônicas: Católicas de biquíni no labirinto do Minotauro

by - fevereiro 01, 2023


Eu estava a ler a Divina Comédia, em prosa, e me admirava das repetidas falas do poeta Virgílio em sua descida aos Ciclos do Inferno como guia de Dante. Ele dizia que "assim quis Aquele que pode tudo que quer". Enquanto me admirava das formas épicas do inferno retradas na obra, também me admirava das preocupações atuais. 

Em meio a tanto caos parece que existem moças que além de pegar seus terços e tentar crescer nas virtudes estão preocupadas com a sublime prática de estar pelada sem nenhum constrangimento moral. Para tal é preciso consultar com toda assiduidade uma celebridade católica do instagram, que tem como ofício responder perguntas, de todo tipo, como o oráculo de Delfos ou um biscoito da sorte. 


Em resposta ao oráculo de Delfos, travestido de catolicismo, parece ter se levantado uma massa de pessoas favoráveis e contrárias, tudo para contradizer a resposta do oráculo que só ganha dinheiro com tudo isso e provavelmente fez isso com essa intenção. 


O resultado é que, inusitadamente, ou não, a nova forma de defender uma atitude pagã é falar que a piedade é uma atitude muçulmana. Não me pergunte como isso se deu, não faço ideia. 


Realmente e desgraçadamente a maioria dos católicos não tem bagagem histórica e não querem ter, provavelmente porque o nudismo tem seus atrativos num coração angelical que tudo vê com pureza celestial numa existência que está a criar asas de tão pura, que não precisa mais se atentar ao decoro e a vigilância moral dos reles mortais. Com toda essa elevação não deve sobrar tempo para estudar, que também é uma coisa necessária somente aos reles mortais. 


Historicamente a modéstia sempre foi uma virtude que rege o comportamento e está presente em várias culturas e religiões. Ligá-la a uma religião, não cristã, embasada em ideias pré - conceituosas, como se isso fosse em si um insulto, me parece falta de inteligência e catolicismo. 


Por exemplo, no Rito Alexandrino (o que nós frequentamos se chama Latino Romano) os padres usam algo na cabeça que parece um turbante indiano. Ou seja, existe uma série de coisas que você pode não saber sobre os costumes católicos dentro dos 6 ritos da Igreja, todos aprovados por Roma como nós gostamos. Se deixar guiar por falas como a anterior só te torna menos católico.


A questão então é a cegueira da atual catolicidade, alimentada por stories de Instagram, emburrecida pela TV e não formada pelo clero. A maioria acredita que tudo se resume a vivência limitada de um catolicismo de opiniões pessoais e se deixam levar por um coração estreito e preconceituoso e ainda batem palmas.




Enquanto estava vendo a contenda do nudismo, que é uma temática anual nesta terra tupiniquim, me lembrava, por motivos óbvios (mas se não for procure sobre), do labirinto do Minotauro. A história é assim: um pai e um filho construiram um labirinto para o Minotauro, após a morte do minotauro, assassinado por Teseu, o filho e o pai ficaram presos no labirinto e tiveram a brilhante ideia de construirem asas de cera. Fizeram-nas semelhantes as asas das aves. O pai orientou seu filho a não voar perto do sol, para não derreter as asas e também a se distânciar do mar, pois, se molhadas, as asas poderiam ficar pesadas. Mas o filho, já voando, quis chegar perto do sol. Satisfazendo o seu desejo teve as asas derretidas e caindo no mar Egeu, afogou-se. 

Como diriam os antigos: qual é a moral da história? 

Você responderá: que ele caiu por falta de prudência. 

Algumas orientações são assim como esse rapaz que está preso no labirinto ou voando imprudentemente.


No mais o Brasil brasileiro, o país mais católico do mundo (até parece), está entre os países que menos frequentam a Santa Missa. Não me espanta nem um pouco... afinal o país tem síndrome de mulher de bandido politicamente e as moças católicas não sabem que usar biquíni é estar pelada. E ai de quem as lembrar que estão peladas . É um choque tremendo para elas e para os rapazes que defendem, convenientemente, a nudez sazonal em prol da vitamina D, da diversão, do sol na pele (enfim, motivos de mentes elevadas, não é mesmo?) . Porque, afinal, segundo o oráculo de Delfos, só os muçulmanos se preocupam com isso. 


Por essas e outras que eu prefiro ler a Divina Comédia.

  














 





You May Also Like

4 comments

  1. Perfeito!
    Admiro muitíssimo o trabalho da senhora sobre a questão da modéstia, não há em nosso país quase ninguém que defenda o que é ensinado pela teologia moral e pelos Papas nesse sentido (do contrário, dentro do próprio movimento há um relativismo violento). Seu apostolado é uma Bênção! Que a Virgem Santíssima o abençoe e renda grandes frutos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexión, profesora. Concuerdo plenamente con usted.
    Un cordial saludo.

    ResponderExcluir
  3. É tão estranho ver pessoas que se dizem cristãs gostarem de ficar seminuas por aí... o que é um traje de praia senão uma roupa íntima com um tecido diferente? É até engraçado como essas pessoas se mostram chocadas quando se fala o óbvio. Te um livro chamado 'Deus, o estilista', que fala como os trajes de praia foram normalizados e que até certo período não era comum as pessoas irem se banharem na praia e quando iam usavam roupas adequadas. Antes havia a moralidade cristã e a modéstia como resistência, agora há os influenciadores com a mídia ditando o que se deve fazer, chega a ser patético a pessoa pedir orientação em uma caixinha no instagram e tudo para validar sua concupiscência carnal. Estão mais preocupados em agradar o mundo do que agradar a Deus.

    ResponderExcluir
  4. Eu, em uma simples ida diária a padaria no fim da tarde, prefiro andar olhando ou para o chão ou para o céu porque a grande maioria das mulheres daqui andam todas seminuas, o tempo todo em todo lugar. O pior é observar que esse costume é algo já completamente natural em nosso meio, e é algo que as crianças já aprendem desde pequenas, uma vez que as filhas se vestem (ou são vestidas) da mesma maneira que suas mães desde tenra idade. Enfim, belíssimo artigo, sempre bom ler conteúdo católico verdadeiro, pq isso tbm anda em escassez.

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.