Celibato Leigo: A Ordem das Virgens

by - abril 12, 2023

 



Introdução

Este artigo visa fornecer maior compreenssão das diversas modalidades de consagração dentro do estado de vida "leigo consagrado". Dedicaremos um olhar atento para além do voto professado dentro de uma ordem religiosa ou em comunidades de vida consagrada, tal ato é imbuído da esperança de tornar mais próxima dos padres, bispos e leigos a multiplicidade, constante, eficaz e muitíssimas vezes sutil da Graça na Igreja. 

Apresento-lhes, a Ordem das Virgens, na voz das consagradas ao Senhor nesta modalidade, que pode ser considerada a mais antiga forma de consagração presente na Igreja. No Brasil a Ordem das Virgens conta aproximadamente com 150 consagradas. A restauração do rito de "Consagração das Virgens", fora de uma ordem, foi feita após um longo estudo sobre as forma de consagração pré período monástico, ato que possibilitou que o rito fosse usado, novamente, para este fim. Uma das consagradas mais antigas nesta modalidade de consagração é a secretária de Dom Paulo Arns, Maria Ângela Borsoi, que conta atualmente com 50 anos de consagração e 84 anos de idade.



A Ordem das Virgens


A consagrada Juliana Torres (39 anos), da Arquidiocese de Olinda e Recife, consagrada há 1 ano (desde 26/12/2021). Nos esclarece a respeito dos seguintes pontos:


Qual o tipo de voto?

R. Público e Solene.

 

Como se faz o voto?

R. Por meio do Rito de Consagração das Virgens, que consta no Pontifical Romano.

 

Quais são os pré requisitos necessários?

R. Todos os pré requisitos estão no documento Ecclesiae Sponsae Imago, que dá todas as diretrizes sobre a Ordem das Virgens. De forma resumida: a candidata precisará passar por um período de formação e de discernimento, sendo que a primeira fase desse processo não pode acontecer antes dos 18 anos, para a admissão à consagração deve ser considerada a idade do casamento tradicional da região, e a consagração não acontecerá antes da candidata ter completado 25 anos de idade. A candidata também não pode ter sido casada nem ter "vivido em público e estado manifestamente contrário à castidade".


De acordo com o Direito Canônico há condições para a admissão de vida consagrada que também são diretrizes para a Ordo Virginum (Cânon 604): a candidata precisa ter recebido todos os sacramentos da iniciação cristã (Cânon 645), equilíbrio psicológico (Cânon 689, cf ESI 91), e ser aceita pelo Bispo Diocesano, que avaliará os critérios de maturidade, bom senso e capacidade para professar o voto em nome da Igreja. (Cânon 594, ESI 46, 47).


Em consulta a Hierarquia Eclesial de Piracicaba:

É necessária a virgindade corporal?

R. Não. 

Assim como em outras modalidades de consagração, atualmente, a virgindade corporal não é necessária como pré requisito para admissão, embora seja fortemente encorajada na vida cristã tendo a moça intenção ou não de se consagrar a Deus.



Outras especificidades recorrentes são respondidas pela consagrada Lucilene Livino de Melo (49 anos), da Diocese de Marília, consagrada há 7 anos ( 26/11/2015).


Qual o carisma?

R. O carisma Ordo Virginum trata-se de um estado de vida a honrar a carne de Cristo, traduzindo-se no Amor Esponsal. Deve oferecer os frutos da intimidade da oração em fecundidade ao mundo e à Igreja, com valor profético de antecipação do Reino dos Céus e vigilante espera pela plena comunhão com o Senhor.

As mulheres consagradas encontram no Evangelho a fonte inesgotável de alegria que dá sentido à vida, a orientação de seu caminho e sua regra fundamental [41] . Seguindo a Cristo, eles adotam seu estilo de vida casto, pobre e obediente [42] e se dedicam à oração, penitência, obras de misericórdia e apostolado, cada um de acordo com sua situação e carisma [43] . Como no Ordo virginum , a vocação da virgindade é harmonizada com os carismas que dão forma concreta ao testemunho e ao serviço eclesial de cada mulher consagrada [44] , nela amadurecem, como expressão de uma total e completa dedicação ao Senhor. , diferentes sensibilidades, ideias espirituais, projetos e estilos de vida [45] .



Qual participação eclesial?

As consagradas, além de serem verdadeiros luzeiros da chama viva de amor, atraindo novas vocações para uma Igreja viva, são chamadas a dar testemunho de fé e vida cristã em sua profissão, com a própria família e onde estiverem.



O que elas fazem


Quanto a multiplicidade das participações contempladas por esta modalidade, foi possível colher os seguintes exemplos de atuação: 


Qual o trabalho que realizou sendo OV?

R. Continuo servindo na minha paróquia, em diversos serviços (música/liturgia, catequese de batismo, Pastoral da Comunicação, apoio/direcionamento a um grupo de jovens). Ainda não realizei nenhum trabalho/serviço específico a nível Arquidiocesano (Juliana Torres, da Arquidiocese de Olinda e Recife).

R. Continuo realizando, sendo catequista, ministra da eucaristia, coordenadora do conselho diocesano, visitação aos enfermos, aconselhamentos, acompanhamentos e escuta, e sempre estou à disposição da minha Diocese ( Lucilene Livino de Melo, Diocese de Marília).

R. Especificamente sendo consagrada na Ordem das Virgens, como relatora da OV do Brasil, no Encontro Internacional da OV, realizado em Roma (maio/2008). Como bem cita a Instrução sobre a Ordo Virginum Ecclesiae Sponsae Imago n.39, as consagradas devem “estar atentas a acolher os apelos que vêm do contexto em que vivem e solícitas em pôr à disposição do Senhor os dons recebidos”, completando no n.40 que “conscientes de tais responsabilidades, escolhem a atividade laborativa com base nas próprias atitudes…cuidando de adquirir um profissionalismo competente, atualizado e responsável. Neste sentido, tendo a formação acadêmica de arquiteta urbanista e desejosa de colocar minha profissão a serviço da Igreja, realizei entre 2002 e 2004 o curso Bens Culturais da Igreja, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Depois trabalhei na Cúria da Arquidiocese de Curitiba, como arquiteta de 2005 a 2008; e coordenei a Comissão para os Bens Culturais da Igreja da arquidiocese de Curitiba de 2005 a 2012 (Maria de Fátima Valério Idade, 52 anos, consagrada aos 20 de agosto de 2000, na arquidiocese de Curitiba - PR).



 

Quais são as graças colhidas neste caminho dentro da OV?

R. Primeiramente, a paz interior e a felicidade de ter a certeza de estar vivendo a vocação que Deus pensou para mim, e que neste estado de vida sigo minha caminhada rumo ao Céu, cada vez mais consciente da minha pequenez e da necessidade que tenho de Deus, especialmente para superar minha fraquezas e limitações. Uma outra graça com certeza foi ter um diretor espiritual para chamar de meu (hehe), um sacerdote que na época do meu discernimento era meu pároco, mas, que no processo de caminhada até a minha consagração foi muito importante e me ajudou muito, e de forma natural e espontânea tornou-se meu diretor espiritual. Por fim, posso dizer que foi a oportunidade de trabalhar como secretária da minha paróquia, que além de ser a 2 minutos de onde moro, posso ajudar a cuidar mais de perto e de tantas formas da casa de Deus e dessa porção do Seu povo, e especialmente pelo fato de poder estar mais perto de Jesus, diante do sacrário, para adorá-lO (Juliana Torres, da Arquidiocese de Olinda e Recife).

R. Em ti eu quero crer, te amar até morrer,

servir-te na alegria e na dor,
pois ao entardecer do meu mortal viver,
serei julgado pelo amor!

Gosto muito desse refrão (aquela eterna fonte) dessa música, ser uma leiga consagrada pela ordem é estar cada dia mais perto de Jesus, sentir o que Ele sentiu, olhar pelos olhos Dele, amar como Ele amou, estar sempre bebendo dessa fonte eterna que é Ele... só Ele me basta, só Ele me dá sentido a tudo ( Lucilene Livino de Melo, Diocese de Marília)


R. As graças são tantas, de modo especial, a alegria do amor esponsal de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado Ressuscitado; o chamado a seguir o Cristo mais de perto com um coração indiviso, a busca da santidade, poder iluminar e testemunhar a outras mulheres que estão discernindo sua vocação esta forma de vida consagrada  (Maria de Fátima Valério Idade, 52 anos, consagrada aos 20 de agosto de 2000, na arquidiocese de Curitiba - PR).



Olhando para a Igreja e o mundo, o que lhe parece ser o pedido de Deus para as Consagradas nesta modalidade?

R. Acredito que dar testemunho, nos mais diversos lugares e setores, de que vale a pena seguir a Cristo, de que vale a pena entregar-se verdadeiramente a Ele e de que vale a pena fazer de tudo para estar mais perto Dele e de agrada-lO. Ele nos chama a nos colocarmos cada vez mais a Seu serviço, também servindo ao próximo, sem medir esforços. Sobretudo, Ele nos chama a uma vida mais intensa de oração, mesmo em meios as nossas obrigações ordinárias (Juliana Torres, da Arquidiocese de Olinda e Recife).

R. Silêncio, precisamos nos silenciar mais, para ouvir o que Deus quer que saia dos nossos lábios, precisamos ter as palavras certas a serem lançadas, para edificar e não destruir, para trazer esperança e consolo e não discórdias, fofocas.

Oração, sem dúvida é a nossa essência.

Entrega e abandono, é a resposta as nossas orações, é lançar-se aos braços de Deus, mergulhar em seu coração e ali permanecer e amá-lo cada vez mais ( Lucilene Livino de Melo, Diocese de Marília)

R. Acima de tudo a de darem à Igreja e ao mundo um testemunho vivo de amor e gratidão e ser sinal manifesto do Reino futuro, através do nosso estado de vida, de uma vida santa, no corpo, na alma e no espírito, conforme o Evangelho (Maria de Fátima Valério Idade, 52 anos, consagrada aos 20 de agosto de 2000, na arquidiocese de Curitiba - PR).



Conclusão


Após a leitura de tantos pontos você ainda poderá ter dúvidas, deixo aqui o site oficial da Ordem das Virgens na Arquidiocese de Juiz de Fora e abaixo uma listagem de referências instigantes. 



Bibliografia Complementar


BARROS, A. P. Salus in Caritate: Consagrados: sobre o Celibato Leigo. Disponível em: https://www.salusincaritate.com/2021/02/consagrados-sobre-o-celibato-leigo.html?m=0. Acesso em: 6 fev. 2023.


BARROS, A. P. Salus in Caritate: Leigos Celibatários 1: História da Venerável Carla Ronci. Disponível em: https://www.salusincaritate.com/2022/02/leigos-celibatarios-1-historia-da.html. Acesso em: 6 fev. 2023b.


BARROS, A. P. Salus in Caritate: Leigos Celibatários 2: História do Beato Contardo Ferrini (intelectual católico). Disponível em: https://www.salusincaritate.com/2022/02/leigos-celibatarios-2-historia-do-beato.html. Acesso em: 6 fev. 2023c.


BARROS, A. P. Salus in Caritate: Vocação ao celibato. Disponível em: https://www.salusincaritate.com/2018/08/vocacao-ao-celibato.html. Acesso em: 6 fev. 2023d.


Cresce o fenômeno das Virgens Consagradas. Disponível em: https://domtotal.com/noticias/index.jsp?id=1181479. Acesso em: 6 fev. 2023.


Instrucción Ecclesiae Sponsae Imago sobre el Ordo virginum (8 de junio de 2018). Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccscrlife/documents/rc_con_ccscrlife_doc_20180608_istruzione-ecclesiaesponsaeimago_sp.html. Acesso em: 6 fev. 2023.


Ordem das Virgens. Disponível em: https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/comunicacao/noticias/1789-ordem-das-virgens. Acesso em: 6 fev. 2023a.


Ordem das Virgens. Disponível em: https://www.ordemdasvirgensjf.com/. Acesso em: 6 fev. 2023b.


ORDEM DAS VIRGENS, A. Disponível em: https://www.estantevirtual.com.br/pook-book/goncalves-margarida-ordem-das-virgens-a-2864907301?msclkid=a290380c7b1e14ee3d8e5bed633fd6e3&utm_source=bing&utm_medium=cpc&utm_campaign=Shopping%20Base&utm_term=4579946971044398&utm_content=Todos%20o%20Acervo. Acesso em: 6 fev. 2023.


ORDEM DAS VIRGENS CONSAGRADAS. Disponível em: https://www.diocesesa.org.br/2014/10/28/ordem-das-virgens/. Acesso em: 6 fev. 2023.


Ordem das Virgens são sinal de esperança para a Igreja. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/mundo/ordem-das-virgens-sao-sinal-de-esperanca-para-a-igreja-diz-papa/. Acesso em: 6 fev. 2023.



You May Also Like

6 comments

  1. Ótimo artigo, muito obrigado professora Ana!. Como sugestão acho que colocar um botão no blog para imprimir os artigos seria legal, dessa forma o sistema prepara o artigo para que o possamos colocar em pdf e depois grifar e estudar. Paz e bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Louvado seja Deus! Quanto ao PDF os materiais que considero para estudo estão em versão pdf, no entanto, pode estar a falar de algum outro. É possível imprimir ou salvar em PDF clicando em "Control + P" no computador ou usar o site Print Friendly para converter o texto da web em PDF. Espero ter ajudado! Paz e Bem!

      Excluir
    2. Certo ta ok. Sempre agradecido com seu trabalho professora. Tenha uma abênçoada semana :)

      Excluir
  2. Obrigada pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. gostei demais pela sua reflexão eu sou uma leiga consagrada e não sabia preciso ver com o meu diretor espiritual como normalizar isso por que JESUS já me escolheu

    ResponderExcluir
  4. ROBERTA BASTOS MOREIRA10 de dezembro de 2023 às 10:01

    Gostei demais e vi que eu sou uma leiga consagrada escolhida por JESUS só não estou formalizada ,conversarei com o meu diretor espiritual

    ResponderExcluir

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.