A árvore, a canção e o velho (Elisa Hulshof) + Natal Segundo os Anjos (Padre Flávio Paiva)

by - dezembro 03, 2022



No último mês do ano, com os últimos livros do ano de 2022 do Clube de Leitores Salus em parceria com a Cultor de Livros. 

"A árvore, a canção e o velho" (aquié mais um livro da Elisa Hulshof, autora que se tornou querida de várias formas. A intenção da Elisa nesta pequena obra é nos levar, através de personagens que convergem entre as gerações, às raízes das tradições de Natal. Gostei bastante do últimos capítulos, neles a autora mostra como a conduta e as reações das gerações foram mudando. Achei muito intrigante ver esse aspecto no livro. O tema do livro é a importância das tradições e, principalmente, a beleza de saber a origem delas. Aversões a tradição só surgem da ignorância de sua função e origem. 

Nesta obra você encontrará um livro narrado por uma criança, um adulto, um idoso. O indico para catequese, leitura em família e presentear crianças de 8 à 15 anos. Mas se você é adulto não deixe de utilizar a nosso benefício, afinal o bom de "adultar" é poder ler os livros de todas as idades. 


Já o livro "Natal segundo os Anjos" (aquifoi uma surpresa. Bem, este conto é fruto do trabalho de um sacerdote que atende pelo nome de Padre Flávio Sampaio de Paiva e que anualmente faz (ou fazia) um conto de natal para ser lido na paróquia em preparação para o Natal! Sim, eu também fiquei chocada, realmente ninguém pára um padre que quer evangelizar. Este conto corresponde ao Tríduo de Natal de 2011. O que faz o padre devedor de 11 contos, pelas minhas contas, afinal, se tornou uma exigência natalina em minha vida (padre, mi-se-re-re, dá-nos contos Natal!). 

Este conto conta com a narração do Natal segundo os três Arcanjos e o que cada um deles fez. O autor nos leva a relembrar passagens bíblicas e nos dá setas em direção à pontos da Catequese básica sobre o Plano de Salvação do Senhor. Bem, é ótimo para catequese (em qualquer idade), leitura em voz alta nas comunidades paroquiais, base para peças de teatro, além de ser um ótimo presente para crianças e jovens. A leitura é beeem fácil. 

Espero que abra um espaço em suas leituras para prestigiar a leitura de autores católicos brasileiros. 

Singelamente, Ana







You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.