Dizer sim a Deus e não a mediocridade (Padre Leo J. Trese)

by - junho 24, 2021

 

Dizer sim a Deus e não a mediocridade (Padre Leo J. Trese)


Nome do livro: Dizer sim a Deus e não a mediocridade (você encontra, com desconto de 30% em 2021,  aqui)

Autor: Padre Leo J. Trese

Data da leitura: maio 2021

Editora: Cultor de Livros

Total de páginas: 136




 O autor 



Leo J. Trese nasceu em Port Huron , Michigan , em 6 de maio de 1902. Ele foi o último dos cinco filhos de Joseph Trese e Mary Alice Byrth.

Ele estudou filosofia no Assumption College of Windsor, Ontário . Mais tarde, ele estudou teologia no Seminário Mount St. Mary , em Cincinnati , Ohio. Ele foi ordenado sacerdote em 13 de fevereiro de 1927 por Mons. Joseph C. Plagens , na época bispo auxiliar de Detroit .


Atraído pela vida monástica após ter trabalhado cinco anos na Arquidiocese Católica Romana de Detroit , ele passou alguns anos na ordem beneditina . Em 1936, ele retornou à Arquidiocese de Detroit e trabalhou em Michigan nas cidades de Marysville , onde foi o primeiro pastor da Paróquia de São Cristóvão, Melvindale e Carleton . Em 1950, como resultado de seus primeiros sinais de doença cardíaca, ele foi nomeado capelão da escola Vista Maria em Detroit . A partir de então, ele se dedicou principalmente à pesquisa e à escrita. Em 1957, ele obteve um PhD em Educação na Wayne State University em Detroit . Ele foi seguido em seu caminho como sacerdote por um de seus sobrinhos, John A. Trese . Leo J. Trese morreu em 23 de junho de 1970.


Trese escreveu mais de vinte livros. Aqueles destinados aos padres foram bem recebidos: Vessel of Clay (1950), A Man Approved (1953) e Tenders of the Flock (1955). Algumas de suas outras obras escritas para o público em geral são Many Are One (1952), Wisdom Shall Enter (1954), More Than Many Sparrows (1958), The Faith Explained (1959), Sanctified in Truth (1961), Everyman's Road to Heaven (1961), Parent and Child (1962) e You Are Called to Greatness(1964). Suas obras foram traduzidas para o espanhol, alemão, francês, italiano, coreano, holandês, polonês, japonês e português. Por vários anos, ele escreveu uma coluna semanal, "It Seems to Me", impressa no The Michigan Catholic . Ele também publicou vários artigos em diferentes revistas.


Este livro foi escrito em 1966, quatro anos antes do falecimento do autor, com o título "You are Called to Greatness" (Você é chamado para a grandeza, numa tradução livre). 

Foi o ano do lançamento do álbum revolucionário Revolverda banda The Beatles; falecimento do Walt Disney. 

Estavam vivos: o comunista Che Guevara, o escritor Guimarães Rosa, Martin Luther King, São Padre Pio, São João Paulo II, Venerável Fulton Sheen, Gustavo Corção, Venerável Carla Ronci, São Josemaria Escrivá. 




 Sobre o livro 



Pensa em um livro que pode ser lido por um crismando ou ser indicado para alguém que é cristão mas com um lista enorme de exceções e concessões.

É um livro curto e bem fácil, no entanto, aborda várias questões entre o catolicismo e o mundanismo.

Confesso que queria algo mais, mas sabia que não era a intenção do autor. Ele tem a intenção de tirar a alma da inércia, direto e simples. Uma visão mínima necessária da radicalidade do Evangelho.

No entanto, dois tópicos me chamaram a atenção:1) a visão do martírio e 2) o zelo. São temas muito importantes e pouco abordados em livros para iniciantes.

"Há uma pequena parcela de martírio na vida de cada pessoa que se compromete a seguir a Cristo; que procura, dia após dia, viver com fidelidade... muitas vezes, é mais fácil morrer por Cristo, do que viver por Ele."

"O verdadeiro zelo, porém, não se limita às orações. São as nossas ações que evidenciam, com mais clareza, o nosso zelo. Há muita coisa que podemos fazer por Deus, se prezamos verdadeiramente os Seus interesses".

"As tentações contra a Fé mais frequentemente fatais são as originadas por conflitos morais, mais do que por obstáculos de doutrina. Um homem não perde primeiro a Fé devido a dificuldades intelectuais e depois se casa com uma divorciada. Uma mulher não perde primeiro a Fé e depois começa a usar anticoncepcionais. Na maior parte das vezes, a sequência é precisamente o contrário".

Como vê é um livro bem direto e se lido com atenção possuí muitas direções para esses tempos tão conturbados em que a mediocridade é confundida com equilíbrio, o caminho do meio se tornou o caminho do mais ou menos e o muro, segundo alguns, não pertence mais a satanás.

Classificação: ⭐⭐⭐

📚 Este livro pertence a lista do Clube de Leitores Salus in Caritate (que não é o mesmo Clube do Educa-te, nosso Portal de Formação), você encontra a lista no blog, o link está no destaque "Clube"; também encontra um cupom de desconto de 30% na Cultor de Livros.








You May Also Like

0 comments

Olá, Paz e Bem! Que bom tê-lo por aqui! Agradeço por deixar sua partilha.